Home > Arquitetura > 9 programas de Realidade Virtual para Arquitetos

9 programas de Realidade Virtual para Arquitetos

/
16 nov 2019
//

A VIA Technik é especializada em tecnologia para as indústrias de arquitetura, engenharia e construção e trabalha com clientes no campo da realidade virtual, serviços BIM e inteligência artificial.

O Architizer tem o prazer de apresentar uma seleção das postagens do blog da empresa sobre todas as coisas da AEC. .

Realidade virtual para uso em design e visualização de arquitetura. A verdade é que essas peças impressionantes de hardware não são nada sem um software intuitivo e sem complicações para capitalizar seu potencial criativo.

Dado o rápido aumento da RV e a tecnologia de realidade aumentada no setor de AEC, não é surpresa que alguns dos maiores players de software de arquitetura estejam correndo para desenvolver programas que eles esperam que se tornem o acompanhamento padrão desses dispositivos.

Abaixo está um resumo de apenas alguns dos softwares que os arquitetos podem usar para criar uma experiência de RV incrivelmente imersiva. Incluindo aplicativos que convertem seus modelos 3D em ambientes de realidade virtual em um único clique e poderosos mecanismos de jogos capazes de levar o realismo ao próximo nível, esses são programas que todos os designers inovadores devem investigar.

Software de modelo para VR:

Software de modelo para VR.

Autodesk Live

O Autodesk LIVE permite que os usuários transformem os modelos do Revit e entrem em seus próprios projetos para compartilhar e apresentar.

Foi lançado em julho de 2016 e, desde então, adicionou a funcionalidade de realidade virtual (observe o ícone no canto inferior direito da captura de tela acima).

Os profissionais da AEC podem fazer upload de modelos BIM na nuvem com apenas um clique e visualizações interativas podem ser publicadas no celular.

Isso proporciona aos clientes uma melhor noção do seu design desde o início, para que as alterações possam ser feitas com o mínimo de interrupção ou atraso.

 

Autodesk Live.

Fuzor

O Fuzor transforma instantaneamente os modelos Revit ou SketchUp em experiências de realidade virtual. Essa é uma ótima ferramenta para construção, pois acelera bastante o processo de inserção de projetos em VR – permitindo que os usuários iterem e aprimorem seus projetos.

 

Fusor.

Enscape

O Enscape é um plug-in do Revit que cria um guia de VR com um clique com base nos seus dados BIM. Não há necessidade de baixar ou aprender a operar software adicional.

Todos os materiais, geometria e comitiva vêm do seu projeto Revit e podem ser alterados durante a simulação de VR.

Essa flexibilidade permite apresentações espontâneas com a qualidade de renderização em tempo real que você conhece dos jogos modernos, mas dentro do fluxo de trabalho do projeto arquitetônico.

Combinado com o Oculus Rift, os clientes podem virtualmente percorrer seu projeto Enscape e experimentá-lo como se ele já tivesse sido construído.

O curso de Enscape pode ser adquirido aqui

 

Enscape - 9 programas de Realidade Virtual para Arquitetos

Shapespark

O Shapespark permite que designers de interiores e arquitetos criem visualizações em tempo real baseadas na Web com iluminação fisicamente precisa – perfeitas para reuniões ou apresentações com os clientes.

As visualizações podem ser compartilhadas por meio de links e suportam o fone de ouvido de realidade virtual Oculus Rift, oferecendo aos usuários uma visão 3D estereoscópica.

Como o Shapespark usa o WebGL, uma tecnologia da Web suportada por padrão por todos os sistemas operacionais e navegadores modernos, as visualizações podem ser confortavelmente exploradas diretamente no navegador, sem a necessidade de plug-ins.

Ao contrário das renderizações estáticas, o Shapespark permite que o espectador entre e caminhe livremente pelo espaço, examinando todos os detalhes.

O curso de Shpespark pode ser adquirido aqui

Motores de jogo 3D:

Motores de jogos 3D.

Unity

A conversão de modelos CAD ou BIM em experiências de realidade virtual costumava levar um tempo considerável e conhecimento de programação.

Com o advento do mecanismo de jogos Unity, trazer modelos do Revit / 3D para um espaço de realidade virtual se torna muito mais fácil.

Agora, qualquer profissional da AEC pode pegar seu modelo do Revit, trazê-lo para o Unity e criar uma experiência de RV.

Com um pouco de conhecimento de programação, os modelos de VR também podem ser fortemente personalizados.

Essa ferramenta poderosa, intuitiva e flexível garante iteração rápida e fluxo de trabalho fluido, permitindo que engenheiros e arquitetos criem guias interativos impressionantes e forneçam aos clientes uma sensação realista de como seria realmente viver no ambiente simulado.

 

Unity exemplo - 9 programas de Realidade Virtual para Arquitetos

Unreal Engine

Unreal é um conjunto de ferramentas para desenvolvedores que podem ser usadas para criar jogos e ambientes de realidade virtual.

É gratuito para o setor de arquitetura e é frequentemente usado para visualizar espaços e renderizar modelos arquitetônicos em ambientes imersivos.

Essa ferramenta permite que engenheiros e arquitetos projetem e construam em um ambiente de realidade virtual por meio de um poderoso conjunto de ferramentas do editor e dos modelos de interação que foram projetados especificamente para a construção do mundo da RV.

O resultado é uma experiência imersiva incrível construída sobre movimentos e interações naturais.

O curso de Unreal pode ser adquirido aqui

 

Realidade virtual.

Autodesk Stingray

Lançada em agosto de 2015, essa tecnologia oferece aos profissionais da AEC um nível aprimorado de visualização com uma renderização simples de um botão no Revit.

O Autodesk Stingray fornece uma experiência imersiva em tempo real entre as empresas de AEC e seus clientes para criar visualizações 3D informadas por BIM no 3ds Max.

Esta ferramenta está trabalhando para acompanhar os principais mecanismos de jogos Unreal e Unity.

 

Autodesk stingray.

Vapor

O Steam é uma plataforma e comunidade de entretenimento on-line que fornece acesso a mais de 3.500 jogos.

O SteamVS acabou de ser lançado, uma experiência de realidade virtual em escala de sala de 360 ​​graus e completa, composta por um fone de ouvido HTC Vive e dois controladores em forma de varinha.

O sistema de rastreamento é preciso e rápido e pode ser usado para mapear os limites de uma sala, que podem ser incluídos na experiência de RV.

Os controladores usam manípulos hápticos, que podem ser divididos em entradas direcionais ou em vários “botões”. Em um futuro próximo, o Steam poderá ser usado para hospedar conteúdo / ambientes de AEC para o SteamVR.

 

Entretenimento online.

UNIGINE

O Unigine é um mecanismo proprietário de jogos multiplataforma desenvolvido pela empresa russa de software Unigine Corp.

Além de ser usado como um mecanismo de jogos, é usado para sistemas de realidade virtual, jogos sérios e visualização.

Devido a seus sofisticados modelos de iluminação e sombreamento, efeitos especiais avançados, modelo de atmosfera preciso e pós-processamento realista, o Unigine oferece ativos 3D quase fotorrealistas que o tornam a ferramenta ideal para vários setores.

Seu renderizador avançado suporta o OpenGL 4.0 e o DirectX 11.

 

 

 

Você também pode gostar de
Qual é o seu estilo de Design de Interiores?
Os 4 erros mais comuns na sala de estar e dicas para corrigi-los
9 maneiras de usar realidade aumentada e virtual em seus eventos.
Quais os benefícios para Arquitetos e clientes com a tecnologia de Realidade Virtual.