Calathea é um gênero de plantas tropicais nativas da América do Sul e Central, conhecidas por suas folhas distintas e coloridas.

Elas são populares como plantas ornamentais e são comumente cultivados como plantas de casa devido aos seus requisitos de pouca luz e umidade.

———— PUBLICIDADE ————
calathea6
Por: Amazon

As espécies de Calathea são conhecidas por seus padrões e cores únicas de folhas e são frequentemente chamadas de plantas de oração devido à maneira como suas folhas se dobram à noite, lembrando mãos em oração.

Calathea e sua distribuição no mundo

Calathea é um gênero de plantas pertencente à família Marantaceae, originárias das florestas tropicais da América do Sul e Central.

calathea15
Por: Floresta SP

São conhecidos por suas folhas coloridas e distintas, que variam em cor, tamanho e formato. Calathea é uma planta perene, o que significa que pode viver por muitos anos quando cuidada corretamente.

———— PUBLICIDADE ————

É amplamente cultivada como planta ornamental, sendo comumente encontrada em casas e apartamentos como planta de interior.

calathea12
Por: Hogarmania

A distribuição geográfica de Calathea abrange países como Brasil, Colômbia, Peru e Venezuela.

1 — Características da Calathea:

As plantas Calathea apresentam folhas grandes e vibrantes, que variam em cor, tamanho e formato.

calathea18
Por: ArkPad

Algumas espécies apresentam folhas verdes com faixas brancas ou amarelas, enquanto outras apresentam folhas vermelhas, roxas ou cor de cobre, as folhas são comumente arredondadas ou ovaladas, mas também podem ser alongadas e estreitas.

———— PUBLICIDADE ————

As flores de Calathea são pequenas e aparecem em espigas, normalmente na primavera ou verão, as flores são geralmente brancas ou rosa-claro e têm uma conexão suave.

Em termos de tamanho, Calathea pode variar de pequenas plantas com folhas de 10 cm a grandes plantas com folhas de 1 metro de comprimento, a altura da planta também pode variar, desde 30 cm até mais de 1 metro.

calathea17
Por: 100 Franteiras

Em geral, as plantas Calathea são conhecidas por suas folhas distintas e coloridas, que podem ser usadas para adicionar cor e textura a um ambiente.

2 — Cuidados com a Calathea:

Calathea é amplamente utilizada como planta ornamental, especialmente como planta de interior. Sua popularidade é devida à sua bela folhagem colorida e às suas necessidades de cuidado relativamente baixas.

calathea14
Por: Horto de Campo Grande

Para se manter saudável, a Calathea precisa de luz indireta e moderadamente a baixa temperatura. Ela também precisa ser regada regularmente, mas sem excesso para evitar o acúmulo de água no solo. O solo deve ser mantido úmido, mas sem ficar encharcado.

Além disso, Calathea é sensível a mudanças bruscas de temperatura e correntes de ar, então é importante manter-la longe de correntes de ar frio e evitar mudanças extremas de temperatura. Também é importante pulverizar suas folhas periodicamente para manter a umidade adequada.

3 — Calathea e suas variedades:

Calathea é uma planta de interior popular que possui uma ampla variedade de folhas coloridas e padrões distintos.

Algumas das variedades mais comuns incluem:

Calathea zebrina: folhas verdes-escuras com listras brancas e amarelas

calathea
Por: Sítio da Mata

Calathea orbifolia: folhas verdes-escuras com manchas circulares

calathea2
Por: Urban Jungle

Medalhão Calathea: folhas verdes-claras com manchas marrons circulares

calathea3
Por: Plantas em Casa

Calathea roseo picta: folhas verdes-claras com listras rosadas

calathea4
Por: Plantiza

Calathea makoyana: folhas verdes-escuras com listras rosadas e brancas

calathea5
Pinterest

Cada variedade de Calathea tem requisitos de cuidado únicos, incluindo umidade, luz e temperatura, sendo importante seguir as instruções de cuidado para mantê-los saudáveis.

4 — Como cultivar Calathea com sucesso?

Para cultivar Calathea com sucesso, é importante seguir algumas dicas:

calathea8
Por: Ideias Inteligentes

Iluminação: Calathea precisa de luz indireta, sem sol direto, para evitar que as folhas fiquem danificadas ou queimadas.

Umidade: Calathea requer umidade elevada para manter as folhas macias e vibrantes. Use um pulverizador regularmente ou coloque um recipiente de água próximo à planta para aumentar a umidade.

Solo: Use um solo bem drenado, com adição de matéria orgânica. Adicione uma camada de esfagno na superfície para manter a umidade e ajudar a regular a temperatura.

calathea7
Por: Casa Abril

Rega: Regue regularmente, mantendo o solo sempre úmido, mas sem encharcamento. Deixe o solo secar levemente antes de se regar novamente.

Temperatura: Mantenha a temperatura da Calathea entre 18 °C ​​e 24 °C, evitando correntes de ar frio.

Adubação: Adube sua Calathea com fertilizante líquido a cada 2-3 semanas durante a primavera e o verão. Reduza a adubação no outono e no inverno.

calathea9
Por: YouTube

Seguindo essas dicas, sua Calathea pode florescer e se desenvolver saudavelmente em sua casa ou escritório.

5 — Beleza e a versatilidade das plantas Calathea:

Definitivamente, as plantas Calathea são conhecidas por sua beleza e versatilidade, tornando-as uma excelente adição a qualquer coleção de plantas.

calathea10
Por: Urban Jungle

Com suas folhas coloridas e padrões distintos, elas podem ser usadas como um elemento de destaque na decoração, complementando qualquer estilo de design de interiores.

Além disso, as Calatheas são plantas de interior ideais, pois são fáceis de cuidar e manter a umidade do ar, o que é benéfico para a saúde e o bem-estar.

calathea11
Por: Casa Vogue

Portanto, se você está procurando uma planta de interior elegante e vibrante, a Calathea é uma excelente escolha.

 

E aí, gostou do artigo sobre Calathea – 5 curiosidades dessa planta diferenciada?

Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Quer mais dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:

 

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Adriana Lyie
Adriana Lyie
Formada em Recursos Humanos, mas apaixonada pelo mundo da Arquitetura e Decoração. Escreve artigos sobre culinária e é a chefe de cozinha da família nas horas vagas!