Home > Decoração > Dicas úteis para decorar espaços pequenos

Dicas úteis para decorar espaços pequenos

/
30 jul 2019
//

Espaços pequenos são um verdadeiro desafio na hora da decoração. Muitas vezes, passamos horas olhando opções, pensando em como decorá-los e perceber que não sabemos como fazer.

Então, se você tem uma pequena sala ou mesmo uma casa com espaço reduzido para decoração e, não sabe como fazer, fique tranquilo. Separamos algumas dicas que vão te ajudar a dar uma cara nova ao espaço.

Dicas úteis para decorar espaços pequenos  - Dicas úteis para decorar espaços pequenos

Use a geometria

Sabia que a geometria pode lhe ajudar a decorar uma sala ou um quarto pequeno? Basta, aqui, ver o local onde você não tem muito espaço e usar as paredes para dar vida ao lugar. Assim, o chão e os corredores ficam livres para circulação.
100% On-Line e Gratuito - Semana do Design de Interiores

As prateleiras são suas melhores amigas

Quando se tem um espaço pequeno, manter a harmonia entre o espaço livre e os móveis que se quer colocar é um grande desafio. Por isso, colocar prateleiras pode ser bastante útil.

 

Além de dar uma impressão de um ambiente mais organizado, elas dão leveza ao lugar. Aqui, vale optar tanto pelas de madeira como por aquelas com outros materiais.

Use peças de arte

Aqui não significa que você precise entupir o espaço com quadros ou esculturas. Isso pode até ter o efeito inverno, deixando tudo ainda mais caótico.

A ideia aqui é colocar algumas peças em pontos de destaque, aproveitando o espaço. Por exemplo, um quarto com poucos itens de decoração ganha vida com um quadro maior.

Já um espaço pequeno pode parecer um pouco maior com a ajuda de um espelho. Ao ampliar a luz recebida, ele dará uma sensação de amplitude daquele lugar.

Dicas úteis para decorar espaços pequenos 2 - Dicas úteis para decorar espaços pequenos

Atraia seu olhar para o teto

Uma boa alternativa para quem quer fazer esses espaços parecem maiores é conduzir os olhos de quem entra para o teto.

Por exemplo, quando pendurar cortinas ou outros itens, coloque-os próximo ao topo da parece. Assim, a sala ou o quarto parecerão maiores.

Pense grande

Muitas vezes, quando estamos decorando um espaço pequeno, pensamos que tudo ali tem de ser pequeno, certo? Errado. Muitas vezes, pensar grande pode ajudar a vida ao lugar.

Coloque móveis grandes

Por exemplo, você sabia que escolher móveis grandes pode dar uma nova vida ao lugar. Embora eles ocupem mais espaço na metragem, podem dar outra sensação ao cômodo.

Itens muito pequenos podem dar uma impressão de que o lugar é desorganizado. Já peças grandes, como um sofá confortável, dá uma sensação de organização.

Tapetes grandes

Outro item de decoração que pode funcionar muito bem nesses ambientes são tapetes grandes. Escolher aqueles com cores e estampas suaves iluminam e deixam o ambiente mais delicado, além de delimitar espaços.

Dicas úteis para decorar espaços pequenos 4 - Dicas úteis para decorar espaços pequenos

Não se prenda a detalhes

Muitas vezes, quando estamos decorando espaços reduzidos, ficamos muito presos aos detalhes, o que acaba comprometendo o resultado final. Para não cair nesta armadilha, esqueça os detalhes.

Olhe o ambiente como um todo, fazendo uma avaliação do que pode ou não funcionar ali. Com esse olhar crítico e ousadia, você pode criar ótimas decorações para esses ambientes.