Home > Arquitetura > Casas modernas e contemporâneas. Veja a diferença

Casas modernas e contemporâneas. Veja a diferença

/
27 abr 2020
//

Manter-se atualizado com as tendências artísticas e estilísticas não é fácil. A menos que você as estude na faculdade. Caso contrário poderá ficar confuso com todos os termos e expressões que as pessoas usam. Não é fácil acompanhar todos eles.

Sala com duas cadeiras cinza e um tapete cinza - Casas modernas e contemporâneas. Veja a diferença

Além disso, às vezes há descrições que parecem descrever a mesma coisa, mas na verdade são muito diferentes. O melhor exemplo disso são casas “modernas” e “contemporâneas”. Embora possamos usar essas palavras de forma intercambiável na vida cotidiana, elas significam coisas muito diferentes. Uma casa moderna não é a mesma que uma casa construída em estilo contemporâneo. Nesse caso, “moderno” não significa novo ou atualizado. Significa um movimento artístico particular.

Você quer construir uma casa moderna? Aqui está a definição.

O que é uma casa moderna?

Sala com duas cadeiras de frente para a montanha2 - Casas modernas e contemporâneas. Veja a diferençaPixabay 

Moderno não significa apenas “novo”. É também uma forma de estilo histórico, criada no final do século XIX por designers que queriam criar algo alternativo aos estilos extravagantes da época. O estilo moderno era mais básico, retirando enfeites e talento para criar algo simples e direto.

Os arquitetos instruíram os construtores de casas a construir casas com plantas grandes e retangulares, muitas fachadas de vidro e assimetria deliberada. Estava muito à frente de seu tempo e era tão influente que até teve um impacto no que a palavra “moderno” realmente significava. Já não era apenas um período de estilo – ele também passou a descrever algo novo e rompeu com a tradição, daí o porquê ainda temos o termo hoje.

Casas modernas não parecem atraentes ao lado da natureza. No entanto, os defensores do estilo acreditam que sim. A ideia é que a casa use desenhos geométricos para deslizar para o fundo, de modo que “a natureza possa viver sua própria vida”. Se você já viu uma casa modernista em contexto, saberá que isso não é verdade. No entanto, é algo que os arquitetos gostam de reivindicar.

O que é uma casa contemporânea?

Casa contemporanea - Casas modernas e contemporâneas. Veja a diferençaPixabay 

A definição de uma casa contemporânea  é semelhante a quantas pessoas pensam no termo moderno coloquialmente. Estes são simplesmente lares que refletem os estilos predominantes da época. No passado,os projetos modernistas eram contemporâneos, mas hoje, não mais.

Contemporâneo está se tornando mais difícil de definir. A razão para isso se resume à enorme variedade de estilos que os construtores de casas constroem agora. O fato de os arquitetos hoje buscarem pistas dos desenhos do passado também confundem. Assim, o contemporâneo não é algo separado do passado, mas se baseia nele. Existem influências modernistas no design contemporâneo, mas elas tendem a ser sutis. Pouquíssimas pessoas vivem em casas puramente modernistas.

O que diferencia as casas contemporâneas das do passado é o novo foco na vida ecológica .Não é tanto um movimento de estilo, mas funcional. As pessoas não querem apenas casas que oferecem abrigo. Eles também querem morar em prédios que protegem o meio ambiente.

Então isso resume tudo. Em que tipo de casa você prefere morar?

Deixe-nos saber nos comentários.

Gostou da matéria? Saiba mais sobre design de interiores acessando aqui.

Você também pode gostar de
5 dicas de marketing para um Designer de Interiores
Renderizações 3D: como elas ajudam os arquitetos a conquistar clientes
D5 Render – nova solução para renderizações de alto nível com Ray Tracing
10 hábitos essenciais dos arquitetos de sucesso