Home > Carreira Profissional > A importância do colégio Técnico de Edificações antes da Faculdade de Arquitetura

A importância do colégio Técnico de Edificações antes da Faculdade de Arquitetura

Há muito tempo estou para escrever um artigo sobre esse tema. Todo mundo me pergunta e todo mundo quer saber: quais são as vantagens de cursar o Curso Técnico em Edificações antes da Faculdade de Arquitetura?

Pra responder essa pergunta vou contar primeiramente como foi a minha experiência.

Se você tem dúvida de como o curso técnico em edificações pode ajudar um aspirante a estudante de arquitetura ou como ele pode ser importante na vida de quem deseja posteriormente entrar para a faculdade de arquitetura, confira o vídeo com o meu testemunho.

O que aprendi em um curso de Técnico em Edificações

No colégio técnico em edificações aprendi o que mais tarde foi abordado na faculdade de arquitetura. Era como se estivesse na faculdade mesmo! O técnico em edificações é uma introdução, um curso preparatório do que eu viria aprender na faculdade de arquitetura.

Ele te capacita para trabalhar na área, claro que com mais limitações que um profissional de maior graduação. O curso técnico em edificações também te permite trabalhar em conjunto com os profissionais de engenharia e arquitetura.

Ele é meio limitado quanto a possibilidade de ser responsável técnico ou de assinar um projeto. Se não engano um técnico em edificações pode assinar projetos de até 80 m2 somente.

Aulas de práticas profissionais, desenho técnico, desenho arquitetônico, resistência dos materiais, entre outros eram todas parte de um todo que futuramente iria me ser aprofundado anos mais tarde.

Eu estudava de manhã, então as aulas externas que funcionavam como visitas técnicas, eram mais fáceis de serem agendadas, então tínhamos mais visitas técnicas no técnico do que na faculdade. Durante as visitas técnicas em obras da vizinhança víamos tudo na prática o que se passava na sala de aula com os professores presentes, claro.

Para fazer o curso técnico em edificações ou uma faculdade de arquitetura tem que gostar de desenhar… mesmo que não se tenha aquele talento nato no desenho, você pode aprender a técnica e desenhar… Na faculdade temos aulas de desenho livre, de expressão, além dos desenhos técnicos e arquitetônico, o que vai te ajudar no desenvolvimento de um talento oculto, mas tem que ter vontade e se esforçar. Quem não nasceu um gênio do lápis precisa de treino!

Por isso se você é um jovem estudante, tiver um sonho de entrar para a faculdade de arquitetura ou engenharia, se tiver a possibilidade de antes fazer o curso técnico em edificações, não pense duas vezes. Isso vai te preparar para o futuro de forma que sua experiência na faculdade será menos nebulosa, digamos assim.

Por causa do colégio técnico em edificações eu consegui um emprego como desenhista assim que me formei. Trabalhei para arquitetos em escritório de arquitetura ajudando-os no desenvolvimento de desenhos, principalmente nos assistidos por computador como o autocad e maquete eletrônica no sketchup, do jeitinho que os meus professores afirmaram que ia ser.  Muito do que ensino hoje vem dessa experiência prática!

O mesmo também pode acontecer com você. Por isso pense nesse assunto. Pense sim em fazer um colégio técnico em edificações antes da faculdade. Mas faça isso somente se ainda tiver tempo disponível, pois são 4 anos a mais que você vai precisar investir em seus estudos. Agora se você estiver em uma fase mais avançada de sua vida eu aconselho ir direto pro vestibular, pois esse tempo a mais de investimento pode vir a fazer falta no futuro.

Então respondendo à pergunta lá de cima, se o colégio técnico em edificações vale a pena. Claro que sim! Se não tivesse vivido toda essa base do colégio técnico em edificações eu tenho mais de 50% de certeza de que não teria me saído tão bem na faculdade de arquitetura.

Outra vantagem de se fazer o curso técnico em edificações antes da faculdade de arquitetura é que se você já gostava da carreira escolhida antes de ingressar nela, essa é a hora que você vai ter a certeza do que você quer fazer da vida: ou você segue e se forma ou você salta do barco no primeiro ou segundo ano, pois a coisa na faculdade é mais puxada.

 

7 Respostas

  1. Laiane

    Ola, eu estou querendo fazer um curso de desenho arquitetônico com duração de 6 meses esse ano e ano que vem começar a fazer a facul de arquitetura, vc acha que é bom eu fazer esse curso de desenho arquitetônico pois nao sei desenhar NADA, ou vc acha melhor nao investir meu dinheiro nisso ? me ajude por favor obrigado

    1. Oi Laiane! Sim. Visto que algumas faculdades vem enfrentando problemas com as aulas de desenho com salas muito cheias, se você se preparar antes será muito bom para você! Me diga depois o que você achou! Bons estudos!

  2. Gabrielle

    Oi, gostei muito do seu depoimento estou no primeiro ano da faculdade de arquitetura, mas ainda tenho duvidas se é isso mesmo que quero, estava pensando em fazer um curso técnico em edificações para ajudar na faculdade e me preparar melhor, alguns colegas de sala fazem, seria bom fazer agora ou é melhor focar só na faculdade? Desde já obrigada.

  3. Renata

    Gostei do depoimento. Estou fazendo o curso técnico em edificações, termino no final do ano e ano que vem pretendo fazer a faculdade de arquitetura, se Deus quiser!
    Abraços.

  4. julio cesar

    É interessante para quem vai iniciar ter um pouco de conhecimento na área. Eu já estou querendo fazer outra coisa, fazer arquitetura pra complementar a Eng. Civil. Me tornando assim um profissional mais completo.

Deixe um Comentário