Home > Carreira Profissional > A vida do estudante de Arquitetura

A vida do estudante de Arquitetura

Paira sobre as cabeças dos aspirantes a estudantes de Arquitetura uma nuvem negra de que a partir do momento em que você ingressa na faculdade, acabam-se então as festas e a vida boa?

Mito ou verdade? Depende.

A faculdade tem sim um ritmo muito acelerado. Hoje em dia muitas faculdades de Arquitetura são no período noturno, um programa do governo para formar mais pessoas e profissionais que trabalham durante o dia afim de atender a demanda do mercado e para atender também a procura dos jovens por curso superior, segmentaram o curso, ou seja, enxugaram a imensa grade curricular que antes existia, eliminando assim algumas matérias e deixando outras mais objetivas, delegando assim para o estágio o ensino de outras disciplinas.

Diferentemente das primeiras faculdades como a FAU-USP onde o período é integral, e o aluno tem tempo para fazer e refazer os desenhos e pesquisas! Era muito trabalho pois afinal de contas eles têm o dia todo para estudar, teoricamente falando! E no curso de meio período as coisas precisam ser mais rápidas e dinâmicas. O professor não tem tempo de pegar na sua mão para te ajudar no traço do desenho… nem na sua e nos 40 colegas de sala! Para conseguir um atendimento mais personalizado com o professor você vai ter que se esforçar muito para chamar sua atenção, e aí é a vantagem que terá ao ter cursado o técnico na área antes da faculdade, você não vai precisar tanto da atenção dele, você vai conseguir se virar sozinho e terminará suas atividades antes, economizando assim mais tempo para fazer outras atividades ou trabalhos, já que trabalho é coisa que não vai te faltar, ao contrário de tempo!

Por isso recomendo a todos que busquem por conhecimentos extra antes, durante ou mesmo depois da faculdade, através do que chamamos de cursos livres:

cursos livres

Curso Livre é uma modalidade de educação destinada a proporcionar ao estudante conhecimentos que permitam profissionalização, qualificação e atualização. O curso livre tem duração variável e não exigem escolaridade ou idade mínima para matrícula.

Eu mesma fiz vários cursos livres, o primeiro deles foi o curso de autocad no Senai e logo vieram outros, os que mais marcaram foram o de pintor de paredes, assentamento de blocos e tijolos, instalações prediais. Apesar de tudo era divertido, não era muito fácil mas aprendíamos na prática a consequência dos erros na execução desse tipo de trabalho na obra. Fora os menos pesados como cursos sobre orçamentos, administração de obra, paisagismo e programas para arquitetura. Pensa que dá tempo de aprender tudo na faculdade? Não dá não! Temos que correr por fora! Não importando se esses cursos são gratuitos ou não!

O importante também é que esses cursos livres possuam certificação de horas cursadas pois você adicioná-las ao seu currículo, não porque isso seja algo altamente determinante em sua vida, ao contrário dos cursos de graduação, pós graduação, MBA e etc, esses certificados são importantes pois eles podem lhe ajudar na adição de horas complementares no relatório de atividades complementares ou do seu colégio técnico ou da sua faculdade e lhe agregar conhecimento, mas primordial mesmo é que você tenha absorvido esse conteúdo intelectualmente e não apenas registrado em um documento para fazer volume no seu currículo.

Por isso quando criamos a loja de cursos passamos logo a emitir o certificado de conclusão mas só para quem entrega o exercício-prova pois não vendemos certificados. O certificado é uma facilidade que deixamos disponível para quem quer realmente aprender e se aprimorar.

Fico muito feliz quando recebo exercícios-prova desenvolvidos com muito capricho e empenho, pois isso demonstra o comprometimento do aluno com o curso e não o comprometimento dele com o certificado. Você procurar por alguns que disponibilizo aqui mesmo no blog.

 Outro benefício que buscamos incluir em nossos cursos foi a associação ABED: Associação Brasileira de Educação a Distância.

logo

A Associação Brasileira de Educação a Distância (ABED) é uma sociedade científica, sem fins lucrativos, voltada para o desenvolvimento da educação aberta, flexível e a distância.

Dentre os seus principais objetivos estão:

  • Estimular a prática e o desenvolvimento de projetos em educação a distância em todas as suas formas;
  • Apoiar a “indústria do conhecimento” do país procurando reduzir as desigualdades causadas pelo isolamento e pela distância dos grandes centros urbanos;
  • Promover o aproveitamento de “mídias” diferentes na realização de educação a distância;

Isso significa que temos o apoio da ABED nessa missão de disseminar o conhecimento por todo o Brasil.

Vocês sabiam que nossos cursos já atingiram até mesmo um público fora do nosso país?? Nossos cursos são procurados até mesmo por estudantes de outros países como Portugal, Angola, Cabo Verde e Moçambique, fora os brasileiros que estão temporariamente nos USA, Alemanha e Itália. Uma imensa satisfação pra quem início esse projeto com o intuito de ajudar os colegas mais próximos!

No 1o e 2 o ano da faculdade podem ser variar de faculdade, principalmente se ela for de período integral. Quanto mais tempo de estudo maior a grade curricular, mais matérias e consequentemente mais você aprende.

Para você ter ideia, antigamente a psicologia fazer parte da grade curricular das faculdades, deve haver alguma ou outra que ainda aborde a psicologia do cliente, pois prepare-se! Você vai precisar usar de psicologia com seu cliente! Chegará o dia em que você estará cara a cara com um cliente indeciso, teimoso ou um cliente que acha que entende de projeto mais que você. Para essas situações e muitas outras só utilizando de psicologia para não se perder o cliente.

Algumas faculdades priorizam o projeto arquitetônico tendo aulas em todos os anos sobre o assunto, com grande carga horária para aulas de desenho. Outras passam batido pelos conceitos do desenho técnico e priorizam muito a teoria com grandes abrangências em estudos de caso. Por isso antes de escolher uma faculdade procure conhecer a grade curricular da mesma, mas isso não significa que ela vá ser eterna, mudanças na estrutura da universidade podem acarretar em mudanças em toda a grade. A tradição da faculdade deve ser levada em consideração no momento da escolha, ela não será o fator que vai decidir o seu sucesso mas estudar em universidade de renome pode abrir algumas portas.

Lembre-se que quem faz a faculdade é o aluno e não contrário, você pode escolher a melhor universidade mas senão houver empenha, isso não vai trazer benefícios reais pra sua carreira.

Devido também a falta de tempo e o grande número de alunos na sala de aula, os trabalhos são desenvolvidos em grupo e para a avaliação de todo o grupo são pedidas muitas apresentações no formato seminário. Um aparato tecnológico pode lhe ser disponibilizado: Retroprojetor, expositor de slides até o Datashow podem ser bem-vindos. E o sucesso da apresentação dependerá da sua desenvoltura e domínio.

É nesse momento que o professor vai avaliar a sua real participação e envolvimento no trabalho, apesar do trabalho ser feito em três ou quatro alunos, todos devem conhecem todas as etapas do trabalho e não só a parte que ele desenvolveu.

E nem em sonho pense em enrolar o professor, pois eles são expertos o suficiente para identificar um aluno desinteressado. Você não espera tornar-se um profissional de sucesso, concluindo seus estudos usando desse tipo de estratégia, você pode conseguir ludibriar um profissional uma ou duas vezes na faculdade, mas no fundo um aluno assim não engana ninguém, a não ser a ele mesmo. Lá fora com o diploma em mãos você não conseguirá enganar o mercado de trabalho, nessa hora toda a capacidade do profissional vem á tona e tudo o que você vai conseguir será ser excluído naturalmente, e a seleção natural dos bons dos maus.

Seja coerente com você mesmo e com seus objetivos. Nada vem fácil nessa vida, e se você deseja obter sucesso trabalhe e estude arduamente, pois não existe outro meio de se alcançar êxito se não for dessa forma.

Outra atividade que muito ocorre durante o curso, dependendo da matéria ou do professor são atendimentos técnicos!  Haverá muito atendimento técnico em sua vida! Na faculdade dirigidos pelos professores e fora dela pelos técnicos das prefeituras e outros! Nele o onde o aluno poderá tirar suas dúvidas ao mesmo tempo que o professor toma conhecimento do seu nível de envolvimento e conhecimento com o seu projeto.

É nesse período que muitos desistem ou se decidem para sempre. Pois você começa a sentir mais o peso da responsabilidade e o gostinho da profissão.

Continuem me acompanhe no blog pois sempre temos muita informação curso de arquitetura online gratuito e em DVD pra você que quer se manter informado no mundo da Arquitetura.

Para acompanhar meu trabalho e ficar por dentro das dicas da A Arquiteta, bem como de novos cursos livres para arquitetura, tutoriais e e-books, você pode se inscrever em nosso site assinando o informativo no nosso blog no rodapé do nosso site.

Você vai receber material com dicas exclusivas e gratuitas de cursos para arquitetura a distância com exclusividade em seu e-mail, seremos seu guia do estudante!

Seguindo esses passos estaremos sempre em contato!

Bons estudos, bons projetos e muito bons negócios!

Luciana Paixão

A Arquiteta

luciana@aarquiteta.com.br

Blog: www.aarquiteta.com.br/blog

Facebook: www.facebook.com/aarquiteta

Instagram: www.instagram.com/aarquitetablog

Youtube: www.youtube.com/lucpaixao

Você também pode gostar de
Cálculo de tijolos por metro quadrado
Como calcular a quantidade de telhas para telhado
curso-de-construções-sustentáveis
Construções Sustentáveis, um curso 4 em 1
Garantia de Resultado: Confira os trabalhos dos nossos alunos!

Deixe um Comentário