Home > Projetos de Arquitetura > Projetos de Apartamentos Studios: guia essencial para quem vai projetar

Projetos de Apartamentos Studios: guia essencial para quem vai projetar

/
21 mar 2019
//
projetos de apartamentos studios

Nos últimos anos, os apartamentos studios têm conquistado muitas pessoas. Afinal, não é porque é um apartamento pequeno que ele não pode ser funcional e agradável. Confira este guia essencial para projetos de apartamentos studios!

O que são apartamentos studios?

Os apartamentos studios estão cada vez mais populares. Eles consistem em uma quitinete mais estilosa. Os ambientes são integrados e é possível usar o espaço de várias formas para construir um ambiente aconchegante e agradável.

Os apartamentos studios são comuns em áreas urbanas. São espaços que comportam bem até duas pessoas e têm como público-alvo quem mora sozinho ou casais que começaram a construir a vida juntos.

Projetos de apartamentos studios

Pense na otimização dos espaços

Em uma área que é normalmente pequena, como um apartamento studio é preciso pensar em tudo que é essencial para viver de forma confortável em um único espaço. Assim, é preciso dimensionar bem o layout.

O banheiro, por exemplo, pode até ser pequeno, mas ele precisa comportar uma pessoa confortavelmente. Para ficar mais atrativo, é possível colocar grandes janelas com uma vista privilegiada para algum ponto da cidade.

projetos de apartamentos studios

Imagem: thespruce.com

Outro ponto que pode ser considerado é o estabelecimento de áreas de uso comum no edifício, como salas de reunião, escritórios, academia e mais. Assim, o morador pode usar os espaços comuns para aquilo que não cabe no apartamento.

Iluminação

Além da vista da paisagem externa, é preciso pensar na iluminação do ambiente. Prefira projetos que deixam a luz natural entrar no ambiente, reduzindo a sensação de sufocamento de ambientes pequenos. A iluminação artificial também deve ser planejada de forma que seja uniforme. As lâmpadas pequenas e de parede podem ser um recurso para quem quer decorar, iluminar e economizar espaço.

projetos de apartamentos studios

Imagem: nanaworkshop.com

Pense no espaço como um todo

Primeiro, desconstrua a ideia de uma casa ou um apartamento onde cada parte tem seu espaço delimitado. Você precisa pensar no apartamento studio como um ambiente único. Isso fará com que seja possível abrir sua mente na hora de projetar e de decorar. Claro que você pode atribuir uma função a cada ambiente, mas pense neles interagindo como um só.

projetos de apartamentos studios

Imagem: decorfacil.com

Considere a possibilidade de instalar divisórias

Afinal, não é todo mundo que gosta de ter uma sala e um quarto em um mesmo espaço. Dependendo do layout do apartamento, é possível instalar divisórias que garantem maior privacidade. Mas, tente integrar esses elementos à decoração e fazer com que eles pareçam estar onde deveriam, em equilíbrio com o ambiente, e não como intrusos. Naturalidade e harmonia são palavras-chave.

projetos de apartamentos studios

Imagem: erasmusu.com

Menos é mais

Partindo do princípio minimalista, pense nos itens ideais e não sobrecarregue o ambiente. Isso vale para a hora de projetar ou de decorar.

Na hora de decorar…

Para escolher os móveis, prefira os que são versáteis e podem ter mais de uma função. Móveis retráteis, com gavetas e estantes também fazem sucesso nesses ambientes. As portas de correr também economizam espaço nos armários.

Se o espaço for realmente pequeno, a cama no centro fará com que ele pareça menor ainda. A dica, então, é posicioná-la na parede. Porém, se não houver local para uma cama e um sofá, você pode adquirir um móvel com as duas funções.

projetos de apartamentos studios

Imagem: tomoyo-saraba.com

Jogar com os espelhos é uma boa ideia para quem quer ampliar o ambiente. É preciso posicionar adequadamente para que a reflexão promova a ideia de aumento dos elementos do apartamento.

Para que o local pareça ter mais espaço, os tons claros de verde, amarelo, azul ou branco e bege são indicados. Cores fortes e intensas fazem o local parecer menor. Para que o pé-direito pareça maior, o ideal é pintar o teto de cor brilhante. Para dar um destaque na decoração, você pode destacar alguns itens, como um móvel colorido ou um quadro.

Mantenha organizado!

Não transforme seu apartamento studio em um verdadeiro muquifo. Um ambiente pequeno parece menor ainda quando está tudo fora do lugar. A organização também permite que você consiga ter mais coisas essenciais e otimize os espaços.

Inspire-se!

Confira outras ideias de apartamentos studios para projetar e decorar seu cantinho.

projetos de apartamentos studios

Imagem: folhavitoria.com.br

projetos de apartamentos studios

Imagem: cleitonsilva.com.br

projetos de apartamentos studios

Imagem: essentialliving.co.uk

projetos de apartamentos studios

Imagem: midcityeast.com

projetos de apartamentos studios

Imagem: brigatz4curvas.com

projetos de apartamentos studios

Imagem: lurkingfish.com

projetos de apartamentos studios

Imagem: roundecor.com

projetos de apartamentos studios

Imagem: youtube.com

Referências: Lopes; PL Arquitetura.

Você também pode gostar de
Complicado: o que leva as pessoas a morarem em casas de menos de 3m²
Como otimizar o espaço em apartamentos pequenos?
Dá para morar em 14m²? Conheça a decoração funcional do menor apartamento do Brasil
Pesquisa revela que brasileiros estão saindo menos e ficando mais em casa