Trabalho em casa, no formato de Home Office está rapidamente se tornando um dos pilares de muitas empresas na maioria dos países e está crescendo rapidamente (mais de 100% na última década).

Provavelmente você conhece alguém que trabalha fora de casa – e pode até estar de olho na oportunidade.

———— PUBLICIDADE ————

Apesar de sua popularidade, ainda há muito a aprender sobre como trabalhar dentro de sua casa ou apartamento – as melhores práticas, as armadilhas e até como se manter confortável (e produtivo).

Trabalho em casa: estratégias e cuidados para obter sucesso.

Faça do seu trabalho em casa um espaço ideal

Decore para produtividade

Um espaço de trabalho bem projetado pode realmente torná-lo mais produtivo?

Sim, e isso vale duas vezes para os escritórios domésticos.

———— PUBLICIDADE ————

Para projetar um Home Office que o torna mais produtivo, recomendamos algumas práticas.

Não é segredo que, se você está se contentando com uma cadeira dobrável – ou com pouca iluminação – está trabalhando mais do que precisa. Mas além dessas bases – o que é um bom design de escritório?

Aquele que exibe suas lindas fotos e dicas práticas. Controlando a desordem, ocultando os cabos – e até apertando o escritório em outra sala – as dicas são práticas e bonitas.

———— PUBLICIDADE ————

Toque de empatia para se comunicar melhor

Faça da permanência conectada sua principal prioridade

Manter contato é a principal preocupação das equipes que trabalham em casa e por boas razões.

Quando você não está cara a cara, pequenas frustrações podem se transformar em grandes.

Se você trabalha em Home Office, provavelmente está em uma busca permanente de dicas para melhorar a comunicação individual e as reuniões de equipe.

———— PUBLICIDADE ————

A empatia é a chave para o sucesso em um ambiente remoto.

Embora a empatia cresça melhor com o tempo presencial ocasional, as reuniões regulares da equipe – e uma cultura de comunicação aberta – também ajudam.

Mas, não importa onde você trabalha, o amplo acesso aberto um ao outro pode ser uma faca de dois gumes – interrupções podem torpedear a produtividade tanto quanto a comunicação pode aprimorá-la – então astuciosamente concentra sua última dica no gerenciamento de notificações.

Os filtros de e-mail e o não perturbe podem parecer táticos, mas podem causar um impacto estratégico quando usados ​​com sabedoria.

Com as ferramentas certas e alguns processos inteligentes, a comunicação em equipes remotas pode rivalizar com a configuração padrão do escritório.

Dê um passo atrás e reflita sobre seus pontos fortes

Você se contrataria como funcionário remoto?

Então agora você deve se auto avaliar se é capaz de prosperar em um cenário de Home Office. E como  saber?

O primeiro passo é avaliar a capacidade de resolver problemas sem muita assistência – e a auto-motivação para permanecer no caminho certo sem avisar constantemente.

Outras qualidades – como o estilo de comunicação – são mais fáceis de avaliar e igualmente importantes.

Recomendamos um período de estágio como prática de avaliação para saber se realmente você pode se adaptar ao ambiente doméstico.

Tenha certeza de que trabalhar em um escritório doméstico é ideal para você

Como não gostar de trabalhar em casa, se você pode separar alguns minutos na sua poltrona para checar seus e-mails?

Acontece que, por mais que sonhemos com isso, não somos muito bons em prever se vamos realmente prosperar como trabalhadores remotos.

Alguns estudos revelam que a maioria dos trabalhadores são mais produtivos em casa do que no local de trabalho.

Infelizmente existem algumas desvantagens como a solidão e o isolamento, que podem levar algumas pessoas de volta ao local de trabalho após o término do estágio, apesar de um longo trajeto e uma ligeira queda na remuneração.

Trabalho em casa não é para todos

Assim como o freelancer não é para todos, a ideia de trabalhar em casa também não é realmente a xícara de chá de todos.

Claro, você começa a trabalhar com seus chinelos, ninguém rouba seu almoço da geladeira e se você odeia política no escritório e engarrafamentos, é realmente uma dádiva de Deus poder trabalhar em casa.

Mas isso não significa que a vida será um canteiro de rosas. Certo?

Para começar, se você optar por trabalhar em casa, a maioria dos chefes tentará fazer um acordo para redução salarial (pelo fato de você não precisar comparecer no escritório ).

Além disso, você pode absolutamente esperar que seus amigos e familiares tirem proveito de sua recém-descoberta “liberdade”.

O horário de trabalho se tornará um borrão e, às vezes, se você não tomar cuidado, trabalhará 7 dias por semana apenas para recuperar o tempo perdido!

Mas se você decidiu que trabalhar em casa é sua única opção, aqui estão algumas dicas que podem ajudá-lo a tirar o melhor proveito disso.

Uma família compreensiva

Uma das coisas mais difíceis de trabalhar em casa é estabelecer limites com as pessoas com quem você compartilha a ‘casa’.

É definitivamente mais fácil entender que você não deve ser incomodado quando estiver no escritório do que quando estiver na sala dos fundos.

Comece a definir limites desde o primeiro dia em que você começar a trabalhar

É verdade que você vai se acostumar, mas seus filhos, companheiros, irmãos ou pais devem aprender a dar-lhe suas 8 horas (ou mais) por dia para que você possa fazer as coisas.

Obtenha ajuda

Se você tem filhos muito pequenos, precisará de ajuda.

Uma criança de 3 anos consideraria ter que fazer suas necessidades em uma emergência e eles esperam que você o trate como um (largue tudo e leve-me ao banheiro rapidamente!).

Nesse caso, seria útil ter outro adulto em casa, deixar seus filhos na creche ou uma babá para ter algumas horas ininterruptas para si mesmo .

Mulher e duas crianças - Cuidados que devemos ter trabalhando de casa

Durante os períodos de maior movimento, você sempre pode conseguir uma faxineira para ajudar a arrumar a bagunça que chama de lar. Dê a si mesmo a tranqüilidade necessária para realizar seu trabalho

Obtenha sua própria zona destacada

Isso ajudará a ter um quarto, uma estação de trabalho ou pelo menos uma mesa em uma área tranquila da sua casa.

Aqui é onde você mantém seu laptop ou PC, aparelho de fax ou telefone, documentos de trabalho como relatórios e faturas, papel de carta etc.

E seria bom garantir que ninguém, exceto você, tenha acesso ao seu equipamento.

Caso isso não seja possível, armazene o essencial para ocasiões emergenciais, caso alguém da casa utilize os insumos do escritório e não falte quando você precisar.

Mesa de escritório grande com duas cadeiras bege - Cuidados que devemos ter trabalhando de casa

4. Estou trabalhando, querida!

Dentro dessas quatro paredes invisíveis, você está trabalhando e deve tratá-lo como trataria seu antigo escritório.

Vir ao trabalho é apenas um pulo no seu ‘cubículo’ e ir para casa é ‘pular’. Todo o resto deve permanecer como estava – mantenha problemas, questões e assuntos relacionados à casa fora da sua zona destacada.

Se você conseguir se convencer a compartimentar dessa maneira, será mais fácil convencer todos os outros .

5. Cumpra as horas

Dependendo do que foi estipulado nas cláusulas do seu contrato  (ou discutido em duas xícaras de café), espera-se que você cumpra determinadas horas em seu trabalho em casa.

A boa notícia de trabalhar em casa é que ninguém está acompanhando; a má notícia também é que ninguém está acompanhando.

PUBLICIDADE

 

Mulher trabalhando no notebook - Cuidados que devemos ter trabalhando de casa

Não pense que você pode levantar os pés e assistir uma temporada inteira de suas comédias em uma tarde e tentar recuperá-la durante os fins de semana.

Faça-o com bastante frequência e se tornará um hábito a longo prazo.Tenha autocontrole e mantenha o entretenimento após o expediente ou nos fins de semana .

Tenha uma rotina (e quebras)

Além do motivo pelo qual estamos cansados ​​do deslocamento, outro motivo para um Home Office é por causa de outras responsabilidades que você tem e que exigem que você esteja em casa.

Pode ser por vários motivos pessoais: filhos, esposa, pais idosos, enfim, nesse caso precisará definir uma rotina que garanta que você possa estar lá para eles e para sua empresa.

Para o resto de nós, a rotina ajudará a acompanhar as tarefas domésticas – e os intervalos que você agendar ajudarão a manter sua sanidade.

Também é ótimo ajudá-lo a recarregar para o próximo projeto ou reabastecer sua inspiração. Se você fizer pausas enquanto estiver no escritório, não há motivo para não poder fazer pausas quando estiver em casa.

Abra, esteja acessível

O problema que muitos gerentes têm com seus funcionários trabalhando em casa é que eles não podem ficar de olho neles.

Facilite para o seu chefe estando acessível sempre que possível.

Informe-os quando você não estiver por perto, como quando estiver indo ao banco ou aos correios e quando voltará.

Home office - Cuidados que devemos ter trabalhando de casa

Mantenha-se sob controle o tempo todo para que seu chefe não precise ficar a sua procura.

Depois de um tempo, uma vez definida a rotina, as rédeas se soltarão e você terá a liberdade de andar livremente … o que pode levar a outro problema.

Produtividade no trabalho em casa

Uma coisa que sempre deve estar na sua cabeça é que sua produtividade não deve diminuir quando você estiver Home Office.

Se não consegue produzir em casa, o que o impede de enfrentar um trânsito engarrafado ou o longo trajeto para aparecer no escritório novamente?

 

Ilustração - Cuidados que devemos ter trabalhando de casa

Defina cotas para si mesmo e discuta obstáculos ou problemas que você tem com seus colegas ou gerentes enquanto trabalha em um projeto.

Considere participar de sessões de debate por meio de ferramentas de conferência, mas fique longe das políticas ou fofocas do escritório

Saia de casa as vezes

Moderação é a chave.Trabalhar na solidão tem suas desvantagens, mas apenas porque os seres humanos são criaturas sociais.

Portanto, sair de casa é muito importante.

Se você não precisar voltar ao escritório para realizar reuniões ou fornecer relatórios de progresso, poderá levar seu laptop e trabalhar em uma cafeteria ou encontrar um amigo durante o almoço .

A ideia é quebrar a monotonia de trabalhar com sua sombra e seu reflexo.

Mantenha-se saudável para fazer o trabalho em casa

Consuma bastante líquido e coma de forma saudável.

Se você não gosta de exercícios, tente se movimentar sempre que puder.

Isso fornece oxigênio para a circulação sanguínea, o que pode ser a cura para o desgaste que você sente após olhar para o mesmo projeto dia após dia por meses!

Relaxe com música, alguma leitura leve ou faça um almoço para si mesmo.

Ilustração de exercício físico - Cuidados que devemos ter trabalhando de casa

Além disso, você deve cuidar de si mesmo por ser capaz de se manter longe das distrações on-line e de realizar o trabalho em casa com supervisão mínima (ou nenhuma) .

Nem todo mundo consegue fazer isso, mas se você consegue, parabéns! Se dê uma recompensa.

Gostou da matéria? Quer saber mais sobre carreira profissional? Então, acesse aqui

 

Mimos da A Arquiteta para você!

Trabalho em casa: estratégias e cuidados para obter sucesso.

Em meu portal de treinamento on-line separei para você vários dos meus cursos gratuitos para quem quer aprender a decorar ou até usar programas para criar seus projetos, seja de interiores, de edificações, e-books e muito mais.

Basta clicar neste link e começar a estudar.

Além disso, eu gostaria de conhecer mais sobre você.

Você é um entusiasta decorador, ou até um profissional de Arquitetura? Clique aqui, responda estas poucas perguntas e ganhe um presente meu que adorará  muito!

Espero que o post tenha lhe ajudado!

Ah! Não esqueça de pegar seu conteúdo gratuito.

Até!

Espero que este artigo tenha ajudado você!Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube.Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Lilia Vaz
Lilia Vaz
Uma empreendedora apaixonada pelo mundo do Design de Interiores. Redatora sobre Decoração de Interiores, Arquitetura e Viagens, e mãe de família em tempo integral!