Home > Arquitetura > Como manter sua casa limpa durante uma pandemia

Como manter sua casa limpa durante uma pandemia

/
09 abr 2020
//

Nesta temporada de coronavírus, há muito mais a fazer do que apenas uma simples limpeza – uma casa limpa pode ser sua última linha de defesa contra uma infecção por coronavírus (COVID-19). Para ajudar a separar os fatos da ficção, conversamos com o Dr. Stephen J. Thomas (chefe da Divisão de Doenças Infecciosas da SUNY Upstate Medical University), para aconselhamento especializado sobre o que, como e quando limpar.

Diversos materiais de limpeza - Como manter sua casa limpa durante uma pandemia

“O SARS-CoV-2, o vírus que causa o COVID-19, pode persistir em superfícies como vidro, metal e tecido”, diz o Dr. Thomas. “Experimentos analisando vírus semelhantes demonstraram persistência por horas a dias.” Isso significa que é possível contrair o vírus se uma superfície em sua casa estiver contaminada. Desinfetar e limpar as superfícies cotidianas é um ótimo lugar para iniciar a limpeza da de casa.

Como matar o coronavírus em sua casa

As superfícies dentro de sua casa só seriam comprometidas se alguém com coronavírus estivesse nela. Mas como os sintomas podem demorar tanto para aparecer, é melhor prevenir do que remediar. O Dr. Thomas nos aconselhou a limpar áreas de tráfego intenso: “Isso incluiria o banheiro, a cozinha e maçanetas das portas frequentes e outras superfícies com as quais a pessoa poderia entrar em contato. Pense em sua rotina normal em casa e nas superfícies em que você toca frequentemente e isso lhe dará uma ideia de onde você precisa desinfetar.”

O Centro de Controle e Prevenção de Doenças (CDC) recomenda  limpar uma superfície (reduzir o número de germes) e depois desinfetá-la (matar os germes restantes). O CDC também aconselha as pessoas a usar luvas descartáveis ​​durante o processo. Para eliminação de vírus (inclusive o SARS-CoV-2), é melhor usar produtos endossados especificamente pela Agência de Proteção Ambiental (EPA). Há uma boa chance de você já os ter em seu armário, pois marcas conhecidas como Lysol e Clorox estão na lista (inclusive na lista da ANVISA). Você também pode diluir a água sanitária ou usar soluções alcoólicas (com 70% de álcool ou mais). Para superfícies macias como carpetes ou tapetes, siga as instruções típicas para limpar e lavar o que puder com água morna.

As 10 coisas mais importantes para desinfetar regularmente

  1. Bancadas, mesas, cadeiras
  2. Maçanetas
  3. Interruptores
  4. Puxadores – armários, gavetas, aparelhos
  5. Toaletes
  6. Pias
  7. Banheira, chuveiro
  8. Controles remotos
  9. Toalhas, lençóis, roupas
  10. Telefones, tablets, teclados, etc.

Limpeza profunda para passar o tempo

Enquanto a nação está incentivando o distanciamento social, é fácil enlouquecer. Uma ótima maneira de se sentir produtivo e passar o tempo é limpando profundamente sua casa. Se você passa parte do dia em um projeto de limpeza maior, também se sente melhor com o horário noturno em que assiste a um programa de TV. Agora é a hora de executar as tarefas com as quais você normalmente não se incomodaria, ou talvez apenas faça uma vez por ano.

Na cozinha, você pode retirar tudo da geladeira ou do freezer e limpar o aparelho. Este também é um ótimo momento para fazer um inventário, verificar as datas de vencimento e talvez estocar coisas como produtos congelados e proteínas.

Você também pode realizar todas essas pequenas tarefas que está adiando. Como pendurar uma obra de arte, trocar as lâmpadas ou terminar de pintar uma sala.

O outono é o momento perfeito para começar o trabalho no quintal, como uma limpeza, plantações e etc… Essa também é uma ótima maneira de obter ar fresco e exercícios leves. Plante suas mudas, pulverize e limpe os móveis do gramado, corte os arbustos, areje o gramado, enfim, aproveite o momento para se distrair um pouco.

Também recomendamos que você faça uma limpeza profunda em sua banheira. Aspirar debaixo de móveis, como cama e sofás, pode ajudar com poeira ou alergias e ser uma boa chance de reorganizar seu espaço enquanto você estiver em quarentena.

Uma lista de verificação de limpeza para quarentena

  1. Remova a poeira, presente em praticamente todo lugar
  2. Limpe profundamente o forno, o microondas e a pia
  3. Organize suas gavetas de lixo eletrônico
  4. Limpe ou substitua a cortina de chuveiro
  5. Faça polimento de superfícies como aço inoxidável ou madeira
  6. Limpe vãos de ventilação
  7. Lave travesseiros
  8. Limpe sacos de supermercado para que sejam reutilizados
  9. Limpe as janelas e espelhos
  10. Limpe sua maquiagem e pincéis
  11. Limpe as cortinas
  12. Limpe os rejuntes dos banheiros e da cozinha
  13. Vire e limpe seu colchão
  14. Limpe latas de lixo
  15. Limpe profundamente os ralos na cozinha e nos banheiros
  16. Aspire tapetes e carpetes
  17. Limpe o interior do seu carro
  18. Limpe o aspirador e outras ferramentas de limpeza

 

Gostou da matéria?Quer saber mais? Então, acesse aqui

Por:
Você também pode gostar de
5 dicas de marketing para um Designer de Interiores
Renderizações 3D: como elas ajudam os arquitetos a conquistar clientes
D5 Render – nova solução para renderizações de alto nível com Ray Tracing
10 hábitos essenciais dos arquitetos de sucesso