Home > archicad > Archicad ou Revit: Qual software escolher?

Archicad ou Revit: Qual software escolher?

/
09 ago 2014
//

Muitos perguntam: Luciana qual o melhor Archicad ou Revit?

Vou relatar um pouco sobre a história desses softwares poderosos, mencionando as características de cada em seus pós e contras.

ArchiCAD: é um software arquitetônico desenvolvidos pela empresa húngara Graphisoft.

– Revit: é um software para a arquitetura desenvolvido pela Autodesk.

banner para posts de blog sobre archiCAD - Archicad ou Revit: Qual software escolher?Archicad ou Revit. Ambos trabalham com modelagens arquitetônicas em visualização 2D e 3D para elaboração de projetos e detalhamento.

Continuamente ambos são softwares BIM (Building Information Model) que significa Modelo de Informação da Construção e/ou Modelagem de Informação da Construção. Que consiste basicamente em um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um edifício.

O Revit, pois por ser da Autodesk o mesmo fabricante do AutoCAD, a interface é mais próxima e possui maior procura aqui no Brasil.

Atualmente manipular um software de desenho não é mais suficiente para ingressar no atual mercado de trabalho.

Hoje em dia para se conseguir um bom estágio você precisa dominar ao menos um software paramétrico!

 

 

O Revit é o software de modelagem de informações de construção 4D da Autodesk. Esta poderosa ferramenta usa um processo baseado em modelo inteligente para ajudar a planejar todos os aspectos de um projeto de construção, desde o projeto até a construção e além. Enquanto o Revit é uma ferramenta fantástica para arquitetos, seu escopo é vasto e sua caixa de ferramentas é profunda – ele também atende engenheiros, construtores, gerentes de projeto e muito mais. Projetado para ser utilizado como uma ferramenta colaborativa para profissionais em todas as disciplinas especializadas em engenharia e construção, o Revit é o pacote completo para a realização de um projeto de construção em todo o seu ciclo de vida.

O ArchiCAD é um software BIM produzido pela Graphisoft e projetado para as mesmas finalidades do Revit. Este software oferece um conjunto de ferramentas para projeto e engenharia de edifícios, e é capaz de ver um projeto através da engenharia e do design visual dos interiores, exteriores e espaços circundantes do edifício.

Não há como negar que ambas as opções de CAD são ferramentas poderosas e, como sempre, os usuários dedicados de cada um naturalmente pensarão que sua preferência é melhor. Estamos analisando de perto como esses dois programas se comparam para ajudá-lo a decidir qual é o melhor para seu aplicativo e seu processo de trabalho específicos.

Recursos arquitetônicos

revit ou archicad 02 - Archicad ou Revit: Qual software escolher?

Design conceptual

O Revit apresenta um ambiente de design conceitual que fornece uma grande flexibilidade nos primeiros estágios do design do projeto. Isso permite criar massas conceituais e geometria adaptativa que podem ser integradas posteriormente ao ambiente do projeto BIM. Aqui você pode manipular designs em componentes ou subcomponentes paramétricos para serem aninhados em outros modelos. Você pode fazer referência a designs a partir desse ambiente e eles também podem ser modificados dentro do próprio ambiente BIM. Esses componentes inteligentes podem se adaptar a uma variedade de superfícies complexas.

O design de conceito no ArchiCAD é bastante simples, sem sacrificar recursos úteis. A modelagem de empurrar / puxar, a geometria instantânea e personalizável, bem como a ferramenta inteligente de extrusão múltipla, proporcionam um estágio de design de conceito bastante fácil de usar. Embora o ArchiCAD seja uma ótima plataforma para criar rapidamente um conceito, ele não possui a complexidade e os recursos de referência robustos do Revit.

Visualização

O Revit apresenta uma ampla variedade de possíveis visualizações para abordar seu design. O wireframe e as vistas de superfície transparente abrem o modelo, enquanto outros tipos de visualização permitem ao usuário controle total sobre sombreamento e luz. Não há quase nenhuma visão de que o Revit seja incapaz de fornecer, e cada um pode ser manipulado e controlado para exibir visualizações ideais para sua tarefa específica. A maioria deles pode ser atribuída à visão geral ou especificada a uma categoria, filtro ou elemento.

Embora o ArchiCAD tenha um conjunto semelhante de estilos visuais para o Revit, ele não possui a capacidade do Revit de personalizar e aplicar visualizações a elementos específicos.

Renderização

O Revit e o ArchiCAD possuem recursos de renderização robustos e abrangentes. Cada programa pode produzir imagens fotorrealistas do exterior e do interior do seu projeto, e tanto o Revit quanto o ArchiCAD apresentam um conjunto extremamente grande de ferramentas para permitir um ajuste fino para um resultado ideal. O Revit apresenta o Raytracer no produto, mas também permite que os usuários com o Autodesk A360 renderizem na nuvem, reduzindo o estresse em qualquer sistema. O ArchiCAD apresenta o CineRender, uma ferramenta com recursos semelhantes ao Raytracer. Ambos permitem alterações minúsculas à luz, sombra, textura, brilho, profundidade, difusão e retração – enquanto os processos são diferentes para cada programa, os resultados são comparáveis.

Engenharia e construção

Revit e ArchiCAD são ótimas ferramentas para projeto arquitetônico, mas um projeto de construção não termina aí. Sem descartar o papel da estética, o fator mais importante aqui é garantir a integridade estrutural em todas as facetas do projeto e garantir que ele esteja em conformidade com todos os padrões de construção relevantes.

Estrutural

O Revit suporta a coordenação multidisciplinar do processo de design, utilizando modelos inteligentes para fornecer uma análise aprofundada de como cada parte do projeto responde a tensões relevantes e potencialmente aplicáveis. Isso não só agiliza o processo de análise e conformidade, mas também a criação de documentação de suporte. Ao simular as tensões, os engenheiros estruturais podem obter uma imagem precisa dos requisitos de reforço e do design ideal do vergalhão. O Revit permite que você realize análises baseadas na nuvem enquanto trabalha e também apresenta o plug-in Dynamo, que fornece aos engenheiros estruturais a capacidade de otimizar estruturas por meio da criação de ferramentas baseadas em lógica.

O ArchiCAD foi recentemente equipado com um sistema de classificação de elementos para classificar elementos de um projeto de design de acordo com os padrões relevantes para o país e a aplicação. Embora esta seja uma boa ferramenta, apenas espelha as funções básicas do Revit. O Revit possui um alto nível de automação nessa área, e o ArchiCAD simplesmente não possui o amplo espectro de ferramentas e processos para competir. Futuras iterações do software podem resolver isso, mas a versão atual não possui a flexibilidade do Revit.

MEP e construção

revit ou archicad 01 - Archicad ou Revit: Qual software escolher?

As capacidades específicas de flexibilidade e disciplina do Revit vão além do âmbito da engenharia estrutural para abarcar também a engenharia e a construção do MEP. O Revit oferece um conjunto de ferramentas similarmente expansivo para profissionais mecânicos, elétricos, hidráulicos e de construção. Para começar, o Revit inclui uma extensa biblioteca de conteúdo para sistemas de águas residuais que atendem a uma série de padrões internacionais.

Além disso, o Revit inclui ferramentas de projeto para projetos de HVAC, elétricos e hidráulicos – todos eles capazes de construir modelos complexos, layouts e gerar documentação de suporte. A ferramenta Design to Fabrication ajuda os usuários a converter elementos detalhados de nível de projeto em elementos detalhados de nível de construção, o que significa que é mais fácil do que nunca criar modelos prontos para a fabricação de componentes do projeto.

A Autodesk leva as coisas ainda mais longe com o conjunto de ferramentas de construção do Revit. Fornecer aos profissionais de construção um modelo extremamente detalhado do projeto geral permite que eles obtenham insights sobre a capacidade de construção e avaliem a intenção do projeto bem antes de iniciar o aterramento. Isso fornece uma estrutura mais eficiente para o planejamento de métodos e materiais, o que, por sua vez, proporciona um nível muito maior de coordenação entre todas as partes que trabalham no projeto.

O ArchiCAD pode usar o robusto complemento MEP Modeler, que permite aos usuários criar e coordenar redes mecânicas, elétricas ou hidráulicas dentro do projeto da construção. O add-on é extremamente fácil de usar para os fluentes do ArchiCAD e pode integrar-se perfeitamente ao software padrão. A caixa de ferramentas possui uma ampla variedade de ferramentas para esses aplicativos, e a biblioteca de objetos específica do MEP possui um grande número de formas comuns com pontos de conexão inteligentes e ferramentas de roteamento para ajudar a construir sistemas MEP complexos do zero. As ferramentas MEP do ArchiCAD podem certamente competir com as do Revit, pois ambas as opções promovem um fluxo de trabalho colaborativo e eficiente.

Apesar de um ótimo conjunto de ferramentas para o MEP, o ArchiCAD não oferece as mesmas ferramentas de modelagem ou coordenação para a construção. Onde o Revit visa aumentar o fluxo de trabalho e a eficiência em toda a extensão do projeto, o ArchiCAD não dá o passo final em direção à construção e fabricação e subseqüentemente fica aquém do Revit nesta área.

Interface de usuário

O Revit apresenta uma interface de usuário altamente personalizável, um recurso que a Autodesk implementou para oferecer suporte a várias abordagens para o uso do software. Não apenas em termos de múltiplas disciplinas trabalhando no mesmo projeto, mas entendendo que nem todo arquiteto ou engenheiro aborda seu trabalho da mesma maneira. O Revit tem uma curva de aprendizado média, mas aqueles familiarizados com outros produtos da Autodesk terão uma vantagem nessa área. Os recursos para personalizar a interface do usuário compensam um pouco a curva de aprendizado, pois é mais fácil para os usuários moldarem a interface do usuário a seu favor.

A interface de usuário do ArchiCAD é frequentemente uma das primeiras coisas que os usuários elogiam sobre o software. É limpo e elegante e dá ao ambiente de trabalho um amplo espaço na tela. O ArchiCAD também tem uma curva de aprendizado ligeiramente mais fácil, especialmente para projetistas, embora os engenheiros possam discordar. Embora a interface do usuário do ArchiCAD possa ser personalizada de várias maneiras, ela tem um pouco menos de flexibilidade que o Revit oferece. Em grande parte, os usuários do ArchiCAD apreciam completamente a interface do usuário e o fato de que seu potencial de configuração personalizada é insuficiente. O Revit é um pouco menos relevante quando a interface de usuário padrão de fábrica é uma drawcard para os usuários.

Interoperabilidade

Ambas as opções BIM apresentam um alto nível de interoperabilidade. O Revit e o ArchiCAD podem importar e exportar arquivos IFC, eles próprios projetados especificamente para aumentar a interoperabilidade e o fluxo de trabalho em aplicativos BIM. Além disso, ambas as opções são capazes de importar e exportar todos os tipos de arquivos comuns relevantes para o projeto de edifícios, incluindo modelos 3D, desenhos 2D e outros tipos de arquivos CAD.

Preços

O Revit 2020 custa em média US $ 3.091 por uma licença de um ano. O ArchiCAD 22 é um pouco mais barato, no entanto, requer um número de complementos que você precisa adicionar manualmente para obter a mesma funcionalidade que o Revit tem fora da caixa. A maioria dos add-ons do ArchiCAD são gratuitos.

Por não muito mais do que o preço do Revit, você pode adquirir o Autodesk Architecture, Engineering & Construction Collection. Esta coleção inclui o Revit, bem como o mercado que domina o AutoCAD, o AutoCAD Civil 3D e o InfraWorks. Esta coleção é a melhor maneira de comprar o Revit, pois as ferramentas adicionais ampliam ainda mais o escopo da possibilidade. Melhor ainda, obter todos esses produtos em um pacote levará a milhares de dólares em economias.

Embora o ArchiCAD possa ter um custo inicial menor, ele simplesmente não pode ser comparado ao valor pelo dinheiro que você obtém com o poderoso pacote BIM da Autodesk. Neste momento, o ArchiCAD não pode ser comprado em uma coleção comparável.

Conclusão

Esses softwares BIM concorrentes são capazes de muito. Embora o ArchiCAD possa custar menos e tenha uma interface de usuário intuitiva, o Revit não fica muito atrás nessas áreas para fazer uma diferença significativa. O Revit, por outro lado, suporta um projeto desde o estágio inicial do projeto até a construção concluída (e também pode ser utilizado em aplicações de manutenção e demolição). Como o Revit é ensinado a arquitetos iniciantes pela maioria dos educadores, oferece maior suporte e continua a atualizar e estender o software a cada nova versão.

A principal diferença é a abordagem de software. O Archicad está focado no projeto de arquitetura em um ambiente colaborativo, onde coexiste em um ecossistema de trabalho que promove o uso do melhor software BIM e o Revit está focado em engenharia sob um ambiente Autodesk. Mundo livre vs monopólio.

Tenho trabalhado um bom tempo com o Revit na minha empresa, mas prefiro o Archicad sempre que faço meus próprios projetos, apenas pelo fato de não precisar de nenhum outro programa além do Photoshop para fazer “par” com ele. Eu posso fazer massa conceitual com facilidade (nenhum programa como o sketchup é necessário), eu posso fazer desenhos detalhados com facilidade (sem usar o Autocad) e posso organizar minhas placas de apresentação ali mesmo dentro do programa.

E não falamos sobre o BIMx!

Conversando com o cliente sobre o vídeo no Skype, compartilhando a tela, aplicando todas as alterações ao vivo com um cliente e depois da conferência salvando um novo arquivo BIMx com todos os planos, seções e elevações, detalhes e o modelo 3-D, para que o O cliente pode rever tudo isso quantas vezes quiser, com o software gratuito para download.

Isto é o que torna a comunicação com o cliente e a tomada de decisões fácil e divertida e faz o archicad / bimx. uma máquina de vendas infinitamente preciosa.

Deixe um Comentário