Home > Sustentabilidade > 4 dicas de como ser sustentável na hora de construir

4 dicas de como ser sustentável na hora de construir

/
10 jul 2019
//

Já não é de hoje que a sustentabilidade entrou em nosso vocabulário e, para a sorte do meio ambiente e das futuras gerações, ela chegou para ficar. Muitas empresas e profissionais têm se adequado a um modo de trabalhar mais sustentável, buscando reduzir o impacto ambiental de seus produtos e serviços e, de quebra, aumentar sua lucratividade e conquistar a simpatia do público, que também está atento a um modo de vida mais verde e benéfico.

 

Seja você um profissional da área ou alguém que está se aventurando em realizar sua própria construção ou reforma, a sustentabilidade também é parte importante na hora de planejar e executar sua obra. Além de colaborar com o meio ambiente, uma obra sustentável poupa dinheiro, pois evita o desperdício de materiais e de tempo. Pensando nisso, reunimos abaixo 4 dicas para você descobrir como ser mais sustentável na hora de construir.

 

  • Planeje sua obra de forma sustentável

 

Esteja você construindo ou reformando, que tal aproveitar para valorizar aspectos naturais em sua obra? Com o auxílio de um bom arquiteto é possível elaborar seu projeto de forma a aproveitar mais a luz do sol, gerando economia de energia. Você também pode optar por instalar placas de energia solar e planejar o fluxo de ventilação de cada cômodo, evitando gastos exagerados de energia com o ventilador ou o ar condicionado.

aarquiteta.com .br 4 dicas de como ser sustentável na hora de construir 01 1 1024x683 - 4 dicas de como ser sustentável na hora de construir

Gerd Altmann por Pixabay

 

Você também pode consultar seu arquiteto e/ou engenheiro para a possibilidade de instalar um sistema de escoamento em que a água da chuva seja reutilizada para lavar a calçada e regar o jardim, por exemplo. Aqui no blog já falamos sobre arquitetura sustentável.

 

  • Planejar também é ser sustentável

 

Além do projeto, você também pesquisar o tipo e a quantidade de materiais que irá usar em sua obra. Ao calcular quantos blocos por metro quadrado serão necessários em uma parede, você poderá economizar em material e fazer melhor uso dos produtos, sem desperdício.

 

Para ser mais sustentável, você também pode optar por materiais especiais, como telhas que controlam a temperatura interna, lâmpadas mais econômicas, sistemas de tratamento de resíduos e outros produtos e ações que possam diminuir o impacto no meio ambiente e poupar seu dinheiro a longo prazo.

 

  • Diminuindo o impacto ambiental de sua obra

 

Hoje em dia é comum encontrar profissionais que têm o compromisso com a sustentabilidade como um de seus alicerces. Também não é difícil encontrar lojas e organizações que trabalham com a reutilização de materiais. Então, que tal reaproveitar produtos descartados em outras obras para seu projeto?

 

Desta forma, você poderá economizar em seu orçamento e ainda evitar que um material em bom estado seja jogado fora. Um profissional comprometido com a causa também pode oferecer outras dicas, como indicar estabelecimentos de construção que oferecem descontos em produtos usados e outras vantagens de se utilizar os materiais descartados.

 

  • Upcycling: reutilizando materiais

 

Também conhecido como reutilização criativa, o upcycling é o processo de transformar restos de materiais, sobras, materiais inúteis ou indesejáveis em produtos de melhor qualidade e com valores ambientais e ecológicos.

 

A gente sabe que ao chegar no final da obra, é bem comum que o entulho e o material que sobrou fiquem separados num canto para serem descartados. Então que tal evitar que parte desse material vá para o lixo e ainda dar um toque especial para a sua casa? Com o método de upcycling você pode buscar ideias criativas e criar objetos para sua casa com o material que sobrou, como:

 

  • A madeira pode virar uma cadeira para a área externa, até mesmo porta xícaras, ou uma prateleira;
  • Os tubos podem servir como suporte para plantar mudas no jardim;
  • Pedaços de azulejo podem decorar uma estante ou uma mesa.

 

Caso o material não tenha como ser recuperado, você também pode procurar por locais especializados em reciclar esse tipo de produto, e até especializadas que o recompram, recuperando parte do dinheiro investido.

 

Outra ideia é doar para instituições de caridade ou amigos que estejam planejando uma obra. Desta forma, o material restante terá um destino sustentável ao invés de ir para o lixo.

 

Agora que você já conhece algumas dicas para realizar sua obra de forma mais sustentável, que tal dividi-las com seus conhecidos(as)? Compartilhe essas sugestões e ajude a tornar as construções atuais mais econômicas, ecológicas e eficientes.