Plano diretor – O que é? Por quem é feito? Quais cidades possuem?

Plano diretor – Descubra o que é aqui!

Quando trabalhamos com Arquitetura de Edificações precisamos conhecer o que é um plano diretor seja projetando ou construindo, e isto demanda conhecimentos específicos no tocante as questões legais da cidade.

———— PUBLICIDADE ————

E quando um Arquiteto projeta uma edificação a ser aprovada em prefeitura ele está obedecendo a leis e normas nas esferas locais, regionais e/ou federal.

Um projeto sempre deve estar em conformidade com 2 planos: O Código de Obras de Arquitetura de Edificações e o Plano Diretor de Desenvolvimento de Cidades. Ambos são responsáveis pela distribuição do espaço e da organização das cidades.

———— PUBLICIDADE ————

O que é um Código de Obras?

É um conjunto de leis que estabelece o controle e uso do solo urbano e rural. Com ele as prefeituras podem realizar a fiscalização da utilização do espaço construído e a ser construído.

———— PUBLICIDADE ————

Através do código de obras se estabelecem normas técnicas para quaisquer tipos de construção como licenciamentos e execuções de obra, bem como parâmetros para sua fiscalização com poder de aplicar penalidades a quem descumpre essas regras.

Estão dentro os preceitos do código de obras procedimentos que visam assegurar uma melhor qualidade de vida da população, como o uso e ocupação do solo, a preservação ambiental, a mobilidade e acessibilidade urbana, sem falar na conservação e distribuição de energia.

E o que é um Plano Diretor?

O plano diretor é o instrumento básico da política de desenvolvimento de um Município. Sua principal finalidade é orientar a atuação do poder público e da iniciativa privada na construção dos espaços urbano e rural na oferta dos serviços públicos essenciais, visando assegurar melhores condições de vida para a população.

———— PUBLICIDADE ————

Por quem é feito?

O plano diretor reflete os anseios da comunidade e indica os caminhos para uma cidade melhor objetivando em uma melhor qualidade de vida para todos. Com isso através de uma iniciativa do Prefeito abre-se uma discussão com a comunidade para a criação de propostas de modo a melhorar a cidade, sendo posteriormente aprovadas em lei pela Câmara Municipal.

Quais cidades tem um plano diretor?

Para uma cidade possuir seu plano diretor deve o município tenha mais de 20.000 habitantes, por exigência constitucional.

Antes de iniciar um projeto de arquitetura entre em contato com o departamento técnico de sua cidade e informe-se sobre o código de obras, estude-o! Dessa forma seu projeto terá mais chances de dar certo sem encontrar muito problemas durante a aprovação.

Pronto… apesar de ser um post mais curtinho e direto, você agora sabe certinho o significado de plano diretor.

Para elaborar projetos de prefeitura, você deve conhecer o plano diretor e o código de obras da sua cidade, agora que você já sabe o que eles são, assista ao video a seguir e confira como eles funcionam no projeto de aprovação de prefeitura:

 

YouTube video

Baixe gratuitamente alguns modelos de memoriais descritivos, laudo técnico e requerimento que podem ser usados como referência para a elaboração dos seus próprios materiais.

 E aí, gostou do artigo sobre Plano diretor – O que é? Por quem é feito? Quais cidades possuem??

Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Quer mais dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração? Então decore fácil sem mistérios, confira alguns dos nossos artigos em:

YouTube video
Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.