Home > Mundo Arquitetura > 9 coisas de arquiteto que todo estudante deve saber

9 coisas de arquiteto que todo estudante deve saber

/
24 jan 2019
//
coisas de arquiteto

Tem coisas da vida profissional que ninguém conta enquanto estamos na graduação e, infelizmente, só descobrimos depois de formado (talvez até anos depois). É por isso que nós separamos 9 coisas de arquiteto que todo estudante deve saber.

Coisas de arquiteto que todo estudante deve saber:

1. A realidade é dura

Na faculdade, os errinhos no projeto podem passar, afinal, o que se perde é, no máximo, alguns pontinhos. Porém, na realidade, isso não pode acontecer. Um projeto não pode ficar errado e algo bobo pode ter consequências graves (incluindo seu nome queimado no mercado), ele precisa ser viável. Assim, é importante que você nunca deixe nada passar durante a faculdade, já treinando para o futuro. Use sua criatividade e seus conhecimentos para contornar todos os problemas de forma adequada.

Ainda, a sua chance de aprender a projetar, de pegar experiência e aprender com os erros é na faculdade. Você não pode deixar para começar quando estiver com o diploma em mãos. Essa experiência faz toda a diferença na hora de entrar no mercado de trabalho.

coisas de arquiteto

Imagem: irisreading.com

2. A escala muda

Enquanto na faculdade, além dos errinhos que deixava passar, você provavelmente fazia projetos pequenos, devido ao tempo dispendido nas outras disciplinas, essa escala muda na vida real. Você pode precisar projetar complexos inteiros, quarteirões, cidades, grandes edifícios e mais. Não é mais o professor que especifica os materiais ou as restrições do projeto, você precisa ir atrás de todas as informações e conhecer seu cliente.

coisas de arquiteto

Imagem: domusstudio.com

3. O todo é maior que a soma das partes

Se, na faculdade, as disciplinas são separadas e você normalmente precisa centrar sua preocupação apenas em alguma parte do projeto, isso muda na vida real. É bem provável que você precise projetar várias partes diferentes e que são integradas. É nesse momento que precisa unir os seus conhecimentos de forma que ele seja mais amplo que as informações desconexas.

coisas de arquiteto

Imagem: arch2o.com

4. Sua vida profissional começa na faculdade

O que você faz na faculdade pode refletir no seu futuro profissional. Se você foi um bom aluno, esforçado e que sempre deu o seu melhor, muitos professores podem lembrar de você e indicar um emprego ou algo parecido. No estágio, a situação não é diferente: você precisa mostrar que será um ótimo arquiteto, que tem comprometimento e uma postura profissional adequada.

coisas de arquiteto

Imagem: studiobreaks.com

5. Diploma não é sinônimo de riqueza

Não caia na doce ilusão que você vai sair da faculdade com um emprego dos sonhos, uma mansão projetada por você no melhor bairro da cidade, vários carros na garagem e dando gorjetas com nota de cem. Infelizmente, a não ser que você seja um grande sortudo e ganhe na loteria ou algo assim, é preciso batalhar bastante para ter um bom retorno financeiro.

coisas de arquiteto

Imagem: listenmoneymatters.com

6. Os planos mudam

Sabe quando você já entra na faculdade com um futuro traçado e sabendo o que vai ser e fazer? Pois é, as coisas podem mudar (e muito!). Ao longo do curso ou depois de formado, você pode se descobrir em outras áreas e mudar completamente os planos iniciais.

Vale destacar que o emprego dos sonhos nem sempre é um sonho tão bom assim. Quando nos descobrimos profissionais, podemos ter empregos que sempre sonhamos, mas que não nos fazem felizes. Por isso, é importante que você sempre tenha em mente que está tudo bem mudar de emprego e procurar a realização profissional em outras áreas, dentro ou até mesmo fora da arquitetura.

coisas de arquiteto

Imagem: minaywa.com

7. Nem todo trabalho é realmente divertido

Sim, você vai encarar muitos projetos problemáticos e que podem dar uma bela dor de cabeça. Porém, é preciso saber que não há sensação melhor que a de poder vencer as dificuldades e se orgulhar de um trabalho bem feito. Dê sempre o seu melhor, independentemente do trabalho.

coisas de arquiteto

Imagem: meaningfullife.com

8. O arquiteto não trabalha sozinho

Em seus projetos na faculdade, você interagia, provavelmente, com a sua turma, também composta por futuros arquitetos. Porém, na realidade, você precisará interagir com uma equipe de trabalho multidisciplinar, composta pelos funcionários da obra, engenheiros, administradores e, claro, com os clientes, que podem ser bem exigentes. A parte boa é que o estágio pode te dar uma noção sobre como essa interação funciona na prática.

coisas de arquiteto

Imagem: fastcompany.com

9. Você não será um péssimo profissional porque falhou em uma disciplina

Não sabe desenhar ou afundou naquela disciplina que envolve muita matemática? Isso não quer dizer que você será um profissional ruim. Inclusive, ninguém ficará perguntando em quais disciplinas você reprovou ou qual foi sua nota em tal matéria. Se você não gosta de uma área, pode simplesmente escolher atuar em outra que não a envolva (ou que envolva o mínimo possível). O importante é não desistir.

coisas de arquiteto

Imagem: psychologytoday.com

Você também pode gostar de
O que levar em consideração na hora de fazer a diagramação de pranchas?
Perfil no Instagram reimagina a arquitetura do mundo com papel
Estudantes brasileiros ficam entre os 3 melhores em concurso de arquitetura
Lista BDA: 39 verdades sobre todo estudante de arquitetura [a #11 é sensacional!]