Geralmente a profissão de Arquitetura é muito abrangente e é possível escolher entre várias vertentes dentro de uma mesma profissão como o Design de Interiores.

Além da habilitação em projeto de arquitetura de edificações, ou seja: construir, reformar e gerenciar obras, entre outras, é atualmente também atribuição do Arquiteto produzir projetos na área da Arquitetura de Interiores da mesma forma que fazem os Designers de Interiores.

———— PUBLICIDADE ————

Porém, um profissional de interiores não tem habilitação para reformar uma edificação caso haja necessidade de criar interversões estruturais na obra física durante uma reforma, por exemplo.

O Designer de Interiores está limitado quanto a questão da arquitetura, não podendo utilizar a expressão Arquitetura de Interiores em seus meios de divulgação, somente Design de Interiores.

———— PUBLICIDADE ————

Os concelhos das duas áreas ainda estão em processo de definição das atribuições de cada um, o assunto é envolto em muita polêmica, mas isso é discussão para outro momento.

Existe ainda o Decorador que é o profissional que assim como o Designer de Interiores também está limitado quanto algumas atribuições.

———— PUBLICIDADE ————

O que o Arquiteto precisa saber para trabalhar com Arquitetura de Interiores?

Geralmente são ainda mais restritivas que o Designer de Interiores, pois devido a sua formação poder ser facultativa.

Ou seja, não é necessário ter cursado técnico ou superior para trabalhar como Decorador, seu trabalho.

Segundo o site do CAU, restringe-se a escolha de móveis, acessórios como cortinas, tapetes, mobiliários, luminárias e outros elementos e estilos de decoração que complementam o interior de um apartamento, como escolha de cores, por exemplo.

———— PUBLICIDADE ————

Ocorrendo dessa forma, na prática ou não, conforme o que determinada a lei, os Decoradores não podem trabalhar com detalhamento de mobiliário, pois isso é atribuição do Designer de Interiores (mais polêmicas).

Por agora falaremos da habilitação em específico do Arquiteto em produzir projetos de Arquitetura de Interiores.

Diferenças entre a Arquitetura e Design de Interiores.

Arquitetura de Interiores – Descubra mais sobre a carreira e a profissão!

Assim como o Designer de Interiores, o Arquiteto ao desenvolver um trabalho de interiores deve seguir normas técnicas de ergonomia, acústica, térmico e luminotécnica, além de ser um profissional capaz de captar as reais necessidades dos clientes e concretizá-las por projetos específicos.

Ao contrário do Design de Interiores, o Arquiteto está habilitado também a trabalhos externos ao projeto de interiores, como alteração ou revitalização de fachadas.

O Arquiteto tem atualmente sua regulamentação pelo conselho de classe, chamado CAU: conselho de Arquitetura, Urbanismo e seus trabalhos são acompanhados pelo Registro de Responsabilidade Técnica, a RRT onde são registrados os trabalhos a serem desenvolvidos conforme a atribuição do profissional.

A RRT é a segurança que o contratante tem para contratar um profissional habilitado para aquele trabalho, principalmente no que se refere a reforma de Arquitetura de edificações.

Para informações mais precisas sobre as atribuições do arquiteto consulte sempre o site do CAU  https://www.caubr.gov.br , pois é nela que estarão descritos quais os serviços exatos que os arquitetos podem desenvolver.

[adrotate group=”3″]

O profissional da Arquitetura pode trabalhar em 3 vertentes principais.

A Arquitetura de Interiores

Tem como público alvo um nicho emergente ou uma classe social mais abastada mais exigente quanto as questões de ambientação e estética.

Esse nicho muitas vezes é o que proporciona ao profissional aquele glamour que confere a profissão de arquitetura.

Prova disso é o encantamento que o assunto causa nas revistas, eventos e mostras de arquitetura, gerando uma maior atração no leigo e simpatia pela profissão.

É a área que mais traz promoção e reconhecimento profissional no meio e fora dele.

Arquitetura de Interiores - Descubra mais sobre a carreira e a profissão!
Arquitetura de Interiores – Descubra mais sobre a carreira e a profissão!

A Arquitetura de Edificações

Tem como público alvo um nicho um pouco mais abrangente que o de interiores, porém atualmente o segmento sofre algumas dificuldades em mais de uma forma, principalmente quando comparado ao arquiteto de interiores, que devido ao menor interesse despertado pelo seu trabalho enfrentam um menor reconhecimento tanto autoral como financeiro.

Geralmente os arquitetos de edificações recebem por seu trabalho porcentagens menores sobre o custo da obra do que os designers de interiores, atraindo o interesse dos arquitetos pela área.

O Arquiteto Urbanista

Algumas faculdades além da formação de Arquitetura também graduam em Urbanismo.

O nicho de trabalho do arquiteto urbanista encontra-se na grande maioria nos órgãos públicos e universidades, atuando no estudo e desenvolvimento de projetos de bairros e cidades.

Devido à redução de carga horaria de algumas faculdades, a disciplina que aborda o tema Design de Interiores pode ser abordada de forma muito superficial, assim como a de Urbanismo e até mesmo o Paisagismo.

Cursos livres complementares nessas áreas ou ainda de especialidade são uma excelente alternativa para quem deseja focar em uma dessas áreas.

Os cursos livres ou ainda os técnicos são um meio de orientação para aqueles que não sabem, por onde começar antes de ingressar em uma pós-graduação com esse foco.

Geralmente o profissional de Arquitetura de Interiores ou Design de Interiores deve contar com um perfil mais do que criativo.

Pode possuir também um perfil prático, proativo e de trabalho em equipe, pois o resultado do seu trabalho conta com a participação de muitos outros profissionais como pedreiros, marceneiros, eletricistas e pintores.

Arquitetura de Interiores - Descubra mais sobre a carreira.
Arquitetura de Interiores – Descubra mais sobre a carreira e a profissão!

Quem deseja trabalhar com Arquitetura de Interiores deve procurar desenvolver um senso crítico estético e estar sempre por dentro das tendências e novidades de mercado, pois nessa área as mudanças são muito rápidas e o profissional pode ficar por fora das tendências ou moda em pouquíssimo tempo.

Portanto, o estudo deve ser constante.

Além dos desenhos de arquitetura de edificações aprendidos em sala de aula é preciso que o Arquiteto aspirante a profissional de interiores aprenda as ferramentas necessárias para elaborar desenhos de arquitetura dessa natureza, vindo assim a desenvolver seus trabalhos de forma mais profissional.

Humanização de Desenhos em 2D, programas de visualização em 3D, ou Passeios Virtuais são grandes opções de representação para a área, pois por se tratarem da expressão do resultado real do projeto, criam diferenciais atrativos que facilitam o entendimento do projeto na mesma proporção que encantam os clientes, enquanto a forma da apresentação tem grande peso e auxílio na venda de seu trabalho de forma mais eficiente do que apenas “rabiscos”.

Perfil dos clientes para um Arquiteto

O perfil dos novos clientes também vem mudando e eles estão cada vez mais exigentes quanto como os projetos vêm sendo apresentados.

Trabalhar essas formas de representação com foco em Arquitetura ou Design de Interiores, geralmente não são efetivamente ensinados em sala de aula, devido a N fatores já mencionados nesse blog em artigos anteriores.

Diferente muitas vezes do que acontece no curso de design de interiores, onde o aluno de design de interiores, mesmo no curso técnico, encontra uma grade curricular mais específica do que a grade curricular do arquiteto.

Na faculdade de arquitetura o foco é outro: a Arquitetura das Edificações, e cabe ao Arquiteto com interesse em trabalhar nessa área buscar por especialização no assunto, além do que é abordado na grade curricular da faculdade de arquitetura.

Arquitetura ou Design de Interiores?

Quem tem interesse em ingressar em uma dessas áreas deve sempre acompanhar as atualizações sobre as duas carreiras para não ser acometido por surpresas desagradáveis durante o curso, situação comum que ocorre com aqueles que entram na faculdade sem fazer uma pesquisa sobre a carreira antes.

E o que o aluno de arquitetura jamais deve esquecer é que, na faculdade de arquitetura, a grade curricular é muito abrangente e que nem tudo será possível se aprender em profundidade.

Disciplinas mais complexas que precisam de mais tempo de abordagem não serão aprendidas com eficiência nas salas de aula.

Arquitetura de Interiores - Descubra mais sobre a carreira.
Arquitetura de Interiores – Descubra mais sobre a carreira e a profissão!

Como disse anteriormente no início do artigo, o assunto é polêmico e não entrarei em méritos ou atribuições pontuais entre os decoradores, designers e até mesmo os arquitetos.

Apesar de fazer parte da classe, entendo o ponto de vista de ambos até que os concelhos e profissionais das duas áreas se entendam, pois, ainda não entraram em entendimento sobre quem pode ou não fazer.

Especialização em Design de Interiores:

Sugiro que quem está fazendo o curso superior em Arquitetura ou já é Arquiteto formado e deseja trabalhar com Design de Interiores se especialize no assunto.

Dessa forma sua formação será mais ampla, pois englobará conhecimentos de ambas áreas, o que põe de certa forma um fim prático quanto a esse imbróglio.

Aprenda a criar espaços no design de interiores:

Sem dúvidas o profissional estará além de habilitado, muito mais capacitado para desenvolver seu trabalho no dia a dia profissional.

E aí, gostou do artigo sobre Arquitetura de Interiores – Descubra mais sobre a carreira e a profissão?

Então acesse aqui abaixo outros assuntos que irão lhe ajudar bastante no ramo que Arquitetura e interiores:

 

 

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.