Home > Arquitetura > 14 dicas simples para melhorar facilmente suas habilidades no SketchUp.

14 dicas simples para melhorar facilmente suas habilidades no SketchUp.

/
10 set 2019
//
Sua interface amigável torna uma ótima aplicação para iniciantes. Ele contém uma série de funções e é capaz de produzir resultados complexos para estudantes e parceiros seniores, de maneira eficiente e proeminente.
Aqui estão  dicas úteis para fazer de você o melhor usuário do Sketchup de seu escritório.

Dicas do SketchUp:

1) Armazém 3D

O armazém 3D vem com o Sketchup como uma plataforma para promover os projetos de modelagem 3D . Com uma enorme galeria de modelos 3D gratuitos criados por outros usuários, você tem a opção de escolher o design certo para o seu projeto. Isso ajuda a evitar o aumento do tamanho do arquivo, pois você não precisa adicionar linhas, camadas e materiais.

Armazén 3D

 

2) Geo-localização

O Sketchup permite que você localize geograficamente seu modelo – acessível em Janela> Informações do modelo> Localização geográfica> Adicionar localização / Definir localização manualmente. Isso é especialmente importante porque a conceitualização de um projeto requer a realocação. Além disso, as sombras projetadas pelo projeto variam conforme você move o projeto de um local para outro.

Geolocalização

3)  Armazém de extensão

Os usuários do Sketchup desenvolveram uma variedade de plugins – não apenas para resolver problemas no software, mas também para explorar o potencial das ferramentas existentes. O Solar North é uma extensão que fornece ferramentas para definir a orientação das sombras e o ângulo da luz solar. Extensões como Curviloft geram volumes parametrizados ao selecionar uma série de curvas.

4) Personalize sua barra de ferramentas

Um ambiente de trabalho personalizado de acordo com suas necessidades e preferências ajudará você a executar tarefas de maneira eficiente. Leva um tempo considerável para organizar sua barra de ferramentas, mas ajuda bastante. O resultado final vale a pena o tempo é levado como lhe oferece um ambiente melhor para projetar e detalhar.

Barra de ferramenta

5) Agrupá-lo

Usar um grupo é extremamente benéfico se você tiver que fazer alterações em seu modelo posteriormente. Organizar partes do modelo em grupos permite que você altere uma parte do seu modelo sem afetar os rostos e as linhas anexadas a ele. Clique nas superfícies / linhas / figuras, clique com o botão direito> criar um grupo. Clique duas vezes no grupo para editá-lo facilmente.

Desenho com ponto focal

 

6) Camadas – mas não muitas

Use camadas para executar o trabalho sem problemas. Se você estiver importando outros modelos ou arquivos CAD para o SketchUp , poderá haver inúmeras novas camadas adicionadas a eles. Se você optar por excluir todas as camadas, tenha cuidado – elas podem ser do arquivo CAD ou de outros modelos. Oculte as camadas que você não está usando (Windows> Camadas) para ocultar as partes do modelo que você não está usando no momento.

Desenho em camadas

7)  Pontos de referência

Os pontos de referência são úteis quando você está criando ou duplicando elementos. O uso de pontos, objetos ou guias de referência durante a cópia de objetos torna-os precisos . Selecione o objeto, escolha um ponto de referência no espaço e pressione a tecla Ctrl.

Desenho com ponto de referência

8)  Atalhos

Os atalhos de teclado, para qualquer software, tornam você mais rápido e eficiente. Sketchup tem fácilidade de lembrar atalhos de teclado, mas eles podem ser personalizados (Windows> Preferências> Atalhos). Leia as diferentes ações e variações (indicadas no canto inferior esquerdo da tela) das combinações de teclas.

Teclado

9) Estilos visuais

O software de modelagem 3D possui estilos gráficos internos. Você pode usá-los para criar efeitos artísticos ou ocultar geometrias. Se você sabe o que quer que seu modelo represente, os estilos visuais podem ser escolhidos para ressoar isso. Essa ferramenta sempre ficou no topo da lista de preferências dos designers.

Estilo visual

10) Gerente de cena

O gerenciador de cena (Windows> Cena) permite criar diferentes ângulos de câmera ou cenas. Estes ajudam na comunicação, compreensão e animação do projeto. É uma ferramenta de precisão útil para controlar a altura da câmera em relação ao solo.
Além disso, adicionar uma cena ao gerenciador de cena permite que você tenha um ponto de vista se estiver apresentando diferentes opções de layout interno para uma sala específica. Da mesma forma, pode ser usado para fachadas externas de um projeto.

Fachada externa de um projeto.

11) Salve!

Você nunca pode confiar em software e computadores. O SketchUp não está imune a falhas e “splats de bug”. Além disso, não há nada pior do que perder horas de trabalho por causa de uma falha inesperada. Certifique-se de que o salvamento automático está ativado e definido para intervalos de 5 minutos.

Salvamento automático

 

12) Eixos e setas

Às vezes, quando você está tentando mover algo ou desenhar uma linha, torna-se difícil fazê-lo na direção desejada. O Sketchup tem uma maneira única de garantir que você bloqueie o eixo no qual deseja trabalhar. A seta para cima é o eixo azul, a seta para a direita é o eixo vermelho e a seta para a esquerda é o eixo verde. Ao tocá-los quando você está fazendo algo, bloqueia-o para esse eixo.
Se você tocou na seta errada, você pode voltar a tocar para liberar o objeto ou tocar na seta que você deveria tocar. Você também pode bloquear um eixo usando a tecla Shift enquanto estiver alinhado a um eixo.

13)  Movimentos complexos requerem várias etapas

Se você está movendo algo “para baixo, para a esquerda e pouco para a frente”, fica mais fácil fazer isso em várias etapas. Primeiro mova-o para baixo, depois mova-o para a esquerda e finalmente para frente. Fazê-lo em várias etapas separadas permitirá que você posicione com precisão um objeto sem precisar alinhar vários eixos ao mesmo tempo.

14) E por fim, múltiplas cópias

Primeiro, selecione o objeto que você deseja copiar. Em seguida, use a ferramenta Mover para movê-lo. Toque no botão Ctrl. Isso informa ao software que você deseja copiar o original. Se você especificar uma distância, digamos 1000 m, copia para essa distância.
Se você precisar de várias cópias, igualmente espaçadas, digite o número de cópias seguidas de um asterisco. Por exemplo, digitar 10 * e pressionar enter forneceriam dez cópias cada uma a 1000 m da anterior.
Mas, se você quiser 10 cópias entre o primeiro e o último, dentro do 1000 m, digite / 10. Isso criará dez cópias entre as duas originais.

A Arquiteta possui um curso muito completo de Sketchup. Acesse ele aqui para conhecer mais:

Bjos!

 

 

Você também pode gostar de
Qual é o seu estilo de Design de Interiores?
9 programas de Realidade Virtual para Arquitetos
Os 4 erros mais comuns na sala de estar e dicas para corrigi-los
9 maneiras de usar realidade aumentada e virtual em seus eventos.