Home > Projetos de Prefeitura > Faculdade x Vida Profissional: Desenho Arquitetônico e o Projeto de Prefeitura

Faculdade x Vida Profissional: Desenho Arquitetônico e o Projeto de Prefeitura

Oi gente,

Pensando em algumas de suas dúvidas sobre o período em que estamos na faculdade e a vida profissional, eu preparei este artigo com video com alguns tópicos abordados no curso Projetos de Prefeitura sobre o assunto:

Faculdade x Vida Profissional : Desenho Arquitetônico e o Projeto de Prefeitura

 A área da Arquitetura e construção civil de forma geral é muito ampla, muitos são os setores que um estudante ou profissional pode escolher para atuar profissionalmente. Alguns escolhem trabalhar com interiores, outros com ilustração 3D, outros com cenografia e arquitetura promocional, outros como projetistas em ambientes planejados, tem os de execução de obras e ainda há os que só trabalham com projetos: Na criação, desenvolvimento e aprovação deles na prefeitura.

 Quando um profissional envereda pra esse campo de atuação, além dos triviais projetos já manjados, como o estudo preliminar, o anteprojeto, o executivo, é primordial ter conhecimento em um outro tipo de projeto, o projeto legal. Sem ele, não é possível de forma alguma tornar real o desejo de um cliente, que é a construção de uma edificação desde o seus traços iniciais até a conclusão da obra com o resguardo legal que a lei determina.

Quando estamos na faculdade de engenharia e principalmente de arquitetura, uma das disciplinas que, com certeza, fazem parte da grade curricular das universidades são as aulas de Projetos! Claro que o nome da disciplina muda de instituição para instituição, porém, a finalidade é a mesma: que os alunos aprendam a projetar diferentes tipos de arquiteturas ao longo do curso, porém, quando saímos da faculdade, não temos ciência de como colocar em prática as idéias dos nossos projetos, muitas vezes ainda nos formatos de anteprojeto e ou estudo preliminar, sob a ótica legal, para que possamos por em prática oficialmente tudo o que aprendemos nas salas de aula.

Como proceder e de que forma fazê-lo é a pauta deste curso baseado no e-book Projetos de Prefeitura, o manual básico do profissional autônomo recém-formado. Nele, o profissional encontrará os assuntos práticos pertinentes ao dia a dia do profissional que geralmente não fazem parte da grade curricular das faculdades e que ainda, muitas vezes esses conhecimentos são somente obtidos nos estágios e ou no decorrer da vida prática profissional.

 Para quem o curso de projetos de prefeitura é destinado?

  1. Estudantes  de engenharia e arquitetura que querem se preparar para o mercado de trabalho ainda durante a faculdade;
  1. Estudantes      que desejam se antecipar nos conhecimentos técnicos durante o processo de      busca de estagio nos escritórios de arquitetura, engenharia e      construtoras, pois já ingressarão nos estágios com conhecimento técnico      específico que muitas vezes não são ensinados na faculdade.
  1. Profissionais      recém formados que desejam trabalhar sozinhos como profissionais      autônomos, fazendo projeto, aprovando e construindo.
  1. Profissionais      de outras áreas da construção civil, como arquitetura de interiores,      designer de mobiliário e etc, que querem ingressar na área de projetos      legais ou ampliar suas atividades profissionais no campo da aprovação de      projetos em prefeitura para obra nova, ou na regularização de       projetos, sejam eles residenciais ou comercias, e desmembramento e      unificação de lotes.

Em fim, para todos que querem aprender de forma prática e objetiva as técnicas de aprovação de prefeitura e não tem idéia de conde começar! Esse é o seu guia!

Quem pode aprovar um projeto de prefeitura?  È necessário estar formado? Somente arquitetos podem fazê-los?

Assista ao vídeo abaixo e descubra mais sobre esse assunto:

Para adquirir o curso você pode acessar o banner abaixo:

BAN cad

Lembrando que nossos cursos possuem certificação! E com o certificado de conclusão de curso, o aluno poderá adicionar horas extras no relatório de atividades extra curriculares da faculdade, veja no blog da A Arquiteta mais informações sobre o exercício prova para este curso.

Para acompanhar meu trabalho e ficar por dentro das dicas da A Arquiteta, bem como de novos cursos, tutoriais e e-books, você pode se inscrever em nosso site assinando o informativo no www.aarquiteta.com.br/loja

Você pode também se inscrever aqui no blog, em um campo aqui na barra lateral a sua direita na parte superior pra sempre receber as novidades direto em seu e-mail em www.aarquiteta.com.br/blog

Curtindo também a minha página no Facebook você também fica por dentro dos assuntos de maior ibope: https://www.facebook.com/Aarquiteta

E assinando o meu canal do youtube você recebe as notificações de novos videos que disponibilizo para voces: http://www.youtube.com/user/lucpaixao

Seguindo esses passos estaremos sempre em contato!

Bons estudos, bons projetos e muito bons negócios!

Luciana Paixão

A Arquiteta

Você também pode gostar de
Cursos Livres de Arquitetura
Cursos livres de Arquitetura, Engenharia e Design de Interiores
Como calcular a quantidade de telhas para telhado
Como Calcular Consumo de Pisos e Azulejos
Palestra CONBIM “Como abrir seu escritório de arquitetura” – A Arquiteta

Deixe um Comentário