Home > Cursos para Arquitetos > Instalações Elétricas – Aprenda a desenvolver projetos

Instalações Elétricas – Aprenda a desenvolver projetos

Curso de Instalações Elétricas Prediais para Edificações Unifamiliares

Uma das minhas maiores dificuldades no tempo em que estava na faculdade eram as disciplinas de Instalações Prediais.

Devo confessar que Elétrica e Hidráulica nunca foram os meus pontos fortes no tempo de estudante.

Como essas disciplinas não eram o foco principal do curso de Arquitetura, geralmente os alunos não se interessavam em profundidade por elas da mesma forma que as demais disciplinas.

No entanto mais do que conhecer e reconhecer um projeto elétrico, um estudante de arquitetura deve ter noções básicas sobre o assunto.

A Arquitetura é uma carreira multidisciplinar e o Arquiteto como o coordenador mestre de todas as disciplinas que compõem a vida de um profissional pleno, não pode dar-se ao luxo de ignorar esse capítulo.

Muitas vezes na faculdade o assunto é abordado de forma rápida ou até mesmo superficial e o aluno acaba tendo a necessidade de buscar por conhecimento sobre o assunto fora da sala de aula.

Ou ainda há os casos dos profissionais eletricistas que têm uma vasta experiência em execução de projetos, mas não aprenderam a elaborar o projeto técnico em si.

Por isso, pensando nessa problemática pensamos na possibilidade de criar um curso de instalações prediais tanto para aprendizes como profissionais.

E é com grande satisfação que anuncio o lançamento novo Curso Instalações Elétricas Prediais para Edificações Unifamiliares.

Um curso voltado para quem deseja aprender do zero a criar um projeto básico de eletricidade residencial.

O curso não é exatamente um curso de AutoCAD, ou seja, um curso que te ensina a desenhar no AutoCAD dentro do curso de elétrica.

 

 

Trata-se de um curso de elétrica básica, onde o aluno aprende da teoria à prática de forma clara e objetiva os conceitos elétricos, os quais você pode aplica-los em quaisquer versões de programa CAD, pois esses conceitos são atemporais.

Versões de AutoCAD vem e vão, mas o conceito e conteúdo elétrico são e serão sempre os mesmos.

Justamente para enfatizar esse fato, o curso foi produzido na versão 2007 do programa, versão de trabalho adotada pela professora, para mostrar que o curso pode ser estudado em qualquer versão da 2007 a 2016 com eficiência.

O curso é voltado para Estudantes em Técnico em Edificação, Técnico em Elétrica, Alunos da Faculdade de Arquitetura, Faculdade de Engenharia Civil e Engenharia Elétrica, ou mesmo pessoas já formadas que não tiveram contato com esse conhecimento aplicado em AutoCAD ou que tiveram e agora precisam lembrar e/ou se atualizar.

O passo a passo de todo o curso é apresentado dentro de um projeto residencial em AutoCAD, por isso para realiza-lo é necessário que o aluno  tenha um pré conhecimento básico em AutoCAD, pois durante nas aulas não serão ensinados os comandos de desenho ou tão pouco como usar as ferramentas do AutoCAD básico.

O curso se passa direto para o desenvolvimento do projeto em si.

Se você não tem conhecimento algum em AutoCAD é necessário fazer um curso básico antes.

Além do conhecimento básico de AutoCAD o aluno deve ter também conhecimento sobre o conceito básico elétrico como: corrente, potência, amperagem, cálculo para ambientes, entre outros.

Assim como a parte de aprovação de um projeto de arquitetura em prefeituras pode sofrer pequenas especificidades regionais, seja de legislação ou de representação, o mesmo pode acontecer com o projeto elétrico.

Isso não impossibilita ou compromete em nada o aprendizado do aluno, basta agregar a informação específica de sua cidade ao conteúdo do curso.

Principais assuntos abordados no curso de instalações elétricas

  1. Distribuição dos Pontos ElétricosLocação de Pontos, Lâmpadas, Tomadas, Interruptores Simples e Paralelos, Quadro de Distribuição, Caixa de Medição.
  1. Distribuição dos CircuitosCircuitos, Teclas para interruptores, Caixa de Inspeção.
  1. Tubulação – Passagem de Tubulação, Interligação de tomadas e luminárias, Aterramento, Haste de Aterramento.
  1. Fios – 1ª Parte – Lâmpada – Fase e Neutro, Retorno. Tomadas – Fase, Neutro, Terra. Ar Condicionado – Fase, Neutro, Terra. Chuveiro – Fase, Neutro, Terra.
  1. Fios – 2ª Parte – Varanda – Fase, Neutro, Retorno. Máquina de lavar roupas – Fase, Neutro, Terra. Nota com as cores nos fios e tipos.
  1. SimbologiaDescrição de Cada Símbolo.
  1. Quadro de Cargas e Diagrama UnifilarCálculo de cargas, Amperagem, Proteção, DR, Disjuntores, mm² de fios, Tesão, Quadro de Barramento
  1. Prancha – Detalhe de Aterramento, Entrada Subterrânea, Detalhes do Medidor, Caixa de Passagem, Medição.

Vídeo apresentação do Curso de Instalações Elétricas Prediais

 

Grande abraço!

Luciana Paixão

2 Respostas

Deixe um Comentário