Steel frame é um sistema de estrutura de construção feito de aço, geralmente utilizado em edifícios altos e grandes projetos comerciais. É conhecido por sua alta resistência, durabilidade e facilidade de construção, tornando-o uma opção popular em comparação com outros materiais de construção.

Além disso, o aço é altamente resistente às condições climáticas adversas com uma boa capacidade de absorver choques e trepidações, o que o torna ideal para a construção em áreas sísmicas.

———— PUBLICIDADE ————

Quais as principais vantagens de uma construção em steel frame?

As principais vantagens de uma construção em steel frame incluem:

———— PUBLICIDADE ————
  1. Alta resistência: o aço é uma das matérias-primas mais fortes e duráveis disponíveis, tornando as estruturas de steel frame muito resistentes e duráveis.
  2. Leveza: ao contrário de outros materiais de construção, o aço é muito leve, o que significa que as estruturas podem ser construídas com menos peso e, portanto, com menos stress na fundação.
  3. Flexibilidade: o steel frame é muito versátil e pode ser facilmente adaptado para atender às necessidades específicas de cada projeto, sem necessidade de mudanças significativas na estrutura.
  4. Rápido tempo de construção: o steel frame pode ser fabricado em fábricas antes da construção e montado no local, o que significa que o tempo de construção é significativamente menor em comparação com outros métodos de construção.
  5. Economia: devido à eficiência da fabricação em massa e da montagem rápida, as estruturas de steel frame são frequentemente mais baratas do que outros tipos de estruturas.
  6. Sustentabilidade: o aço é um material reciclável e pode ser reutilizado muitas vezes, o que é benéfico para o meio ambiente e para a economia.

Steel frame: O que é e onde utilizar?

Mas, como todo processo de construção, há pontos positivos e negativos na estrutura de aço. Pode ser usado para qualquer tipo de construção.

———— PUBLICIDADE ————

Onde o aço leve é ​​usado, ele pode ser aplicado em edifícios com até quatro andares.

O sistema construtivo steel frame é uma forma de organizar o trabalho para ser feito mais rapidamente e com menos interrupções.

Quando comparado a outros processos construtivos, como as estruturas de alvenaria, o Steel Frame é muito mais vantajoso no quesito agilidade.

Com ele, é possível montar rapidamente casas em steel frame com poucos pavimentos, além de manter o canteiro de obras organizado e produzir pouco entulho.

———— PUBLICIDADE ————

Como suas peças são produzidas sob medida, fica fácil montar e ligar as estruturas.

No âmbito econômico, a construção com Steel Frame sai mais barata por dispensar materiais como tijolos, cimento e outros equipamentos essenciais em construções de alvenaria tradicional.

Como o processo leva materiais leves e a montagem é simples, o Steel Frame garante que as construções sejam concluídas em tempo muito menor que as convencionais.

Menor custo: se comparado com o sistema convencional de concreto e estruturas metálicas, o steel frame é mais barato, principalmente em edificações menores, pois o custo com materiais e mão de obra acabam sendo menores devido ao curto tempo de execução da obra.

Uma das partes mais importantes de uma construção é a estrutura, que é normalmente feita de concreto armado.

Por outro lado, um novo sistema construtivo tem ganhado espaço nas inovações e novidades da construção civil no Brasil. Estamos falando do steel frame.

Este sistema é utilizado há anos nos Estados Unidos e é um dos mais famosos métodos de estrutura do mundo.

Definitivamente, como todo processo de construção, o steel frame também tem suas vantagens e desvantagens.

Steel frame – História

O que é steel frame?

A história do steel frame e do aço galvanizado começa no final do século XIX, quando a produção de aço se tornou mais eficiente e acessível. O steel frame surgiu como uma solução para a construção de edifícios altos, já que o ferro fundido utilizado anteriormente era pesado e frágil.

O aço galvanizado, por sua vez, surgiu como uma solução para proteger o aço da corrosão. O processo de galvanização envolve a aplicação de uma camada fina de zinco sobre a superfície do aço para protegê-lo de elementos externos.

Isso tornou o aço galvanizado ideal para a construção de edifícios em áreas próximas à costa ou em locais com altos níveis de umidade.

Ao longo do século XX, o steel frame se tornou uma opção popular para a construção de edifícios altos e complexos, graças à sua alta resistência, durabilidade e capacidade de se adaptar a diferentes tipos de projetos. Além disso, o aço galvanizado tornou-se cada vez mais comum em construções em áreas costeiras ou com clima úmido.

Hoje em dia, o steel frame e o aço galvanizado continuam sendo opções populares para a construção de edifícios e infraestruturas em todo o mundo.

Casa senso contruída em Stell Frame
Casa senso contruída em Stell Frame montante.

Além da leveza e também da durabilidade de até 300 anos, as construções em steel frame proporcionam diversas outras vantagens importantes, como a redução de custos, maior produtividade e o ganho de área.

Para saber quais são elas e conhecer melhor os detalhes a respeito dessas vantagens, continue a leitura abaixo:

Redução de resíduos da construção

A produção das estruturas de steel frame também é sustentável pois grande parte da matéria-prima utilizada é reciclada.

Além da pouca ou quase nenhuma utilização de água, esse sistema tem baixíssimo índice de desperdício e descarte de materiais.

Obras mais rápidas e mais limpas

Extremamente pouco desperdício resulta deste método de construção durante a construção. Consequentemente, isso deve motivar as pessoas a selecionar esse método para seus trabalhos e projetos.

Em comparação com os métodos tradicionais, esta abordagem produz um alto volume de detritos.

Na verdade, a maioria dos métodos tradicionais resulta em enormes pilhas de resíduos.

Para aqueles que desejam iniciar rapidamente um negócio e estão interessados ​​em ter uma abordagem prática para a construção, os edifícios de estrutura de aço são ideais.

Ao contrário de outros métodos de construção, os edifícios com estrutura de aço já contêm todos os seus componentes adquiridos e montados em uma estrutura.

Com esses recursos, conectar os componentes é o único passo necessário para terminar a construção da estrutura.

Facilidade de execução e manutenção de instalações

Depois de concluir um projeto, as pessoas precisam mantê-lo. Por isso os projetos em steel frame são ideais, pois proporcionam processos de manutenção futuros.

Um trabalho com este sistema como elemento estrutural facilita a passagem de sistemas de ar condicionado, hidrossanitários, de dados e elétricos. Isso evita que isso aconteça, mantendo a resistência a terremotos, água e pressão sísmica.

Os edifícios de estrutura de aço facilitam a manutenção graças à sua natureza modular e à facilidade de peças móveis. A simples remoção de uma placa permite uma manutenção rápida; depois disso, o edifício pode ser substituído em seu local original.

Além disso, a mudança de instalações custa menos e requer menos tempo do que as estruturas tradicionais devido aos custos de manutenção acessíveis do aço.

A manutenção é desnecessária porque o edifício é extremamente durável. Além disso, muitas outras vantagens advêm de sua robustez.

Ganho de área

Quando comparada a uma planta de edificação em alvenaria, uma construção feita com aço galvanizado oportuniza um ganho de área. Imediatamente, isso se justifica porque a espessura das paredes internas nas edificações em steel frame é menor se comparada a tijolos e blocos, por exemplo.

Menor número de etapas de construção

Com menos etapas de construção, uma estrutura de aço reduz o tempo necessário para a construção. As pessoas tendem a se mover rapidamente quando estão envolvidas em todos os aspectos de um projeto.

Consequentemente, um produto bem construído com tempo de entrega reduzido será útil, não importa onde seja colocado.

Ao produzir a obra em larga escala, menos resíduos são produzidos. Consequentemente, as etapas de montagem trabalhosas devem ser realizadas.

Em comparação com as estruturas de concreto convencionais, é necessário gastar significativamente menos dinheiro na construção da fundação. Isso é por causa da estrutura de aço pesada usada para construção.

que são, considerando as circunstâncias?

Casa senso contruída em Stell Frame
Casa senso contruída em steel frame estrutura

Quais as desvantagens do uso do steel frame?

Apesar da redução de custos e da crescente utilização na construção civil brasileira, as estruturas feitas com o sistema de steel frame apresentam algumas desvantagens. Confira quais são elas.

As desvantagens do steel frame incluem:

  1. Vulnerabilidade a incêndios: o aço perde sua resistência quando exposto a altas temperaturas, o que pode levar a colapsos estruturais em incêndios.
  2. Preço elevado: em comparação com outros materiais de construção, o aço pode ser mais caro, o que pode tornar o steel frame menos atrativo para algumas pessoas.
  3. Vulnerabilidade a danos por impacto: o aço é suscetível a danos por impacto, especialmente em comparação com outros materiais de construção.
  4. Dificuldade de reparo: devido à sua natureza metálica, o steel frame pode ser difícil de reparar em caso de danos, o que pode tornar necessária a substituição completa da estrutura.
  5. Requer especialização para instalação: a instalação de uma estrutura de steel frame requer especialização e habilidade, o que pode tornar difícil encontrar trabalhadores qualificados para o trabalho.
  6. Risco de ferrugem: sem proteção adequada, o aço pode sofrer corrosão, o que pode prejudicar a integridade da estrutura ao longo do tempo.

As pessoas no Brasil continuam resistindo à transição dos métodos tradicionais de construção, apesar de esse modelo em particular não ser o mais popular.

Devido às suas vantagens como sistema construtivo rápido e sustentável, a criação de sistemas construtivos de barreira é uma importante inovação da construção brasileira.

Muitas pessoas não estão cientes dos muitos benefícios que este sistema oferece, incluindo sua velocidade e baixos requisitos de manutenção.

Conclusões sobre o uso do Steel Frame:

Em conclusão, o steel frame é uma opção cada vez mais popular na construção civil devido à sua alta resistência, durabilidade e capacidade de se adaptar a diferentes tipos de projetos.

No entanto, é importante levar em consideração algumas de suas desvantagens, como a vulnerabilidade a incêndios, preço elevado, vulnerabilidade a danos por impacto, dificuldade de reparo e requerimento de especialização para instalação.

Apesar disso, o steel frame continua sendo uma escolha atrativa para a construção de edifícios altos, complexos e em áreas costeiras ou com clima úmido.

Além disso, a utilização de aço galvanizado para proteção contra a corrosão torna o steel frame uma opção ainda mais atraente.

Em geral, o uso do steel frame na construção civil é uma tendência que continuará a crescer no futuro, oferecendo soluções modernas e eficientes para a construção de edifícios e infraestruturas em todo o mundo.

YouTube video

Espero que este artigo tenha ajudado você!

Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

 

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Daniel Kroll
Daniel Krollhttps://www.aarquiteta.com.br
Co-founder em A Arquiteta Cursos e Projetos. Bacharel em Design, especialista em novas tecnologias 3D aplicada aos programas para Arquitetos e Designes de Interiores.
pacote formação engenharia