Home > Projetos de Arquitetura > Sobras da obra, e agora? Soluções práticas e sustentáveis.

Sobras da obra, e agora? Soluções práticas e sustentáveis.

/
31 jul 2019
//

Photo by Jon Tyson on Unsplash

 

Não importa se você está remodelando sua cozinha, repintando seu quarto ou instalando uma churrasqueira na varanda: toda obra sempre deixa sobras. 

O problema é que restos de madeira, tinta, tijolos e tantos outros materiais de construção muitas vezes acabam no lixo ou esquecidos em algum canto qualquer da garagem, enquanto poderiam ter um uso muito melhor.

Propomos que, em vez de deixar esses materiais serem desperdiçados, você aproveite eles ao máximo, reutilizando-os ou eliminando-os de uma forma amigável ao meio ambiente. Veja como neste artigo.

 

Azulejos

Ladrilhos podem ser muito bem reutilizados como tabuleiros ou apoio de pratos na cozinha. Outros podem ser quebrados e usados para mosaicos em mesas, espelhos, molduras ou qualquer superfície rígida.

Se as peças forem partidas em pequenos pedaços, elas também podem ser utilizadas para caminhos de jardim ou para enchimento na parte inferior das plantadeiras, para que a água possa escorrer mais facilmente. Peças maiores não quebradas podem ser usadas como uma borda colorida em um jardim.

 

Tijolos

Tijolos reciclados têm uma textura interessante e podem conferir charme a qualquer ambiente. Portanto, nada de deixá-los abandonados no seu pátio. Reutilize-os!

Você pode usá-los para construir um caminho de jardim, uma fogueira, uma churrasqueira ou até mesmo móveis para o interior de sua casa. Deixe a imaginação fluir.

 

Areia e brita

Restos de areia e diferentes tipos de brita são ótimos materiais para decorar seu quintal. Utilize as pedras para criar caminhos, delimitar canteiros e enfeitar vasos de plantas – veja mais usos para os tipos de brita aqui. Já a areia pode ir em um espaço reservado para as crianças brincarem – se estiver limpa e sem restos de materiais que podem machucar. 

 

Madeira

Assim como os tijolos, há uma infinidade de usos alternativos para os restos de madeira da sua obra. Basta ter criatividade. Coloque a mão na massa e faça uma estante nova, uma treliça de jardim ou brinquedos artesanais para seu filho.

aarquiteta.com .br Sobras da obra e agora  Soluções práticas e sustentáveis para esses materiais 02 - Sobras da obra, e agora? Soluções práticas e sustentáveis.

Imagem de Clem Onojeghuo por Pexels

Outra opção é utilizar a madeira não tratada na lareira ou no fogão à lenha. Assim, você evita desperdício de material e ainda deixa sua casa quentinha.

 

Tinta

Quando for comprar tinta, tente levar apenas a quantidade necessária para terminar o trabalho. Se você não tiver certeza, opte por comprar menos, em vez de mais. 

Se mesmo assim você acabar com muita sobra de tinta ao final da pintura, armazene-a para poder usá-la novamente no futuro. Cubra a abertura da lata com filme plástico, coloque a tampa firmemente e guarde a lata de cabeça para baixo para criar uma vedação firme.

aarquiteta.com .br Sobras da obra e agora  Soluções práticas e sustentáveis para esses materiais 03 - Sobras da obra, e agora? Soluções práticas e sustentáveis.

Imagem de Joel Muniz por Unsplash

 

Agora, se a sobra for pequena, aproveite para repintar uma cômoda antiga ou cadeira, ou fazer qualquer retoque ao redor da casa. É incrível o que pouca quantidade de produto pode fazer.

Estas foram apenas algumas dicas, e você pode usar a imaginação para novas ideias. Seja qual for sua maneira de reaproveitar as sobras de obra, o importante apenas é não as deixar paradas – a natureza agradece!