YouTube video
Loft in London Virtual Tour – exemplo de uso da Unreal Engine 4

Novas tecnologias abrem novos mercados para os Arquitetos

Não é a toa que há mais de 2 anos venho falado sobre o futuro da arquitetura, principalmente sobre os novos mercados para os arquitetos que estão surgindo, fruto da intensa onda tecnológica que vivemos e demanda de produtividade e rapidez.

De acordo com o site: ARCHIPRENEUR, foram descritos 5 pilares os quais, na Aarquiteta, são sempre citados e referenciados nos cursos que temos em nossa loja, como Revit, UNREAL, Realidade Aumentada e outros.

———— PUBLICIDADE ————

Segue abaixo, uma descrição sobre eles:

1. Especialista em BIM

Existem programas como o REVIT e o ARCHICAD que foram desenvolvidos especificamente para a Modelagem de Informação da Construção (BIM), possibilitando que os profissionais de projeto e construção levem suas ideias da concepção até a elaboração, com uma abordagem por modelos coordenada e consistente.

O sistema de modelagem da informação engloba o ciclo da construção de forma a ter controle sobre todas as etapas da vida util do projeto.

———— PUBLICIDADE ————
  • NO PROJETO: Visualização antecipada do projeto, permitindo visualização de plantas em 2D simultaneamente com o 3D.
  • NA SEGURANÇA e MANUTENÇÃO: No momento da manutenção, antes de se quebrar qualquer parede ou perder tempo tentando descobrir a localização de um duto, pois a informação está lançada no BIM;
  • NO PLANEJAMENTO: Compatibilidade de peças antes da chegada do material à obra, evitando retrabalhos e desperdícios de mão de obra e de material geralmente oriundos da falta de planejamento;
  • NO TEMPO: Aumento considerável da produtividade, com menos tempo na elaboração de desenhos e mais tempo disponível para o projeto em si;
  • NA COORDENAÇÃO: Coordenação dos projetos com a possibilidade de integrar e tornar o processo mais eficiente;
  • NOS CUSTOS: As estimativas de custo ficam mais precisas, diminuindo também os riscos e desperdícios;
  • NO CONTROLE: Orientar a programação fina da obra e na realização de tarefas, permitindo visualizar interferências de elementos no canteiro;
  • EM OUTROS: Uma nova ferramenta de marketing para o profissional e a possibilidade de oferecimento de novos serviços para o cliente.
Faltou algum ingrediente para a receita?

Não se preocupe! Faça suas compras pela internet!

E se você tiver Cartão de Crédito você ainda pode utilizá-lo para realizar suas compras pela internet.  

Já conhece o Cartão Atacadão? Confira o Cartão de Crédito da maior rede atacadista de alimentos. Aproveite as vantagens exclusivas e peça já o seu!

———— PUBLICIDADE ————
Cartão Atacadão - Crédito para comprar e prazo para pagar!
Cartão Atacadão – Crédito para comprar e prazo para pagar! Clique para saber mais!

 

2. Tecnólogo em projeção digital

Com as novas tecnologias de impressão 3D, com impressoras cada vez mais acessíveis e baratas, o maquetista tradicional se transforma, podendo assim, em um escritório de arquitetura normal, gerar impressões 3Ds dos projetos que estão sendo desenvolvidos para um cliente.

A percepção fisica da maquete, criada de uma maneira rápida e dinâmica, pode ajudar nos processos do projeto e fazer uma diferença notável na concorrência.

———— PUBLICIDADE ————
☞ Cartão de Crédito Santander SX – O cartão do Estudante Universitário do Brasiiil!

Se você é estudante universitário e está precisando de um cartão de crédito voltado para as suas necessidades financeiras, sem comprovação de renda e com possibilidade de conseguir zero de taxa de anuidade, O Banco Santander tem o cartão de crédito ideal para você!

Cartão de Crédito Santander SX - O Cartão do Estudante Universitário!
Cartão de Crédito Santander SX – O Cartão do Estudante Universitário! Clique para saber mais!  Veja como é fácil!

3. Gerente de mídias sociais.

A maioria dos escritórios já conta com as mídias sociais para a comunicação de suas ideias e marcas, além de integrar o feedback do usuário a projetos futuros.

Escolher as melhores plataformas, formar comunidades e manusear várias contas de mídia social são as principais responsabilidades dos potenciais gerentes de mídias sociais.

Grandes escritórios, construtoras e negócios ligados ao mercado da construção civil precisam criar conteúdo de valor para divulgar sua marca e negócio.

Ninguém melhor que um arquiteto, que entende do assunto para cuidar desse tipo de conteúdo.

É o que fazemos, com a página da AARQUITETA. Estamos chegando a quase 200.000 fãs e com o BLOG, Youtube e Instagram criamos audiência para nosso negócio.

Entendemos e provamos que, trabalhar com as midias digitais corretamente pode promover crescimento e longevidade ao nosso negócio. Gostaria de aprender mais sobre? Clique e conheça a Camila Porto.

☞ Financiamento Imobiliário:

Casa, apartamento, novo ou usado, a Caixa Econômica tem a linha de crédito ideal para você!  O Sonho da casa própria pode estar mais perto de se tornar realidade do que você imagina:

Financiamento de Imóvel - Financie sua casa pela Caixa Econômica!
Financie sua casa pela Caixa Econômica! Clique aqui e veja como é fácil!

 

4. Profissional de visualização arquitetônica 3D

Já é um mercado relativamante antigo, porém, nunca veio com tanta força, graças aos computadores mais potentes e baratos.

As imagens ultra realistas, geralmente criadas no ambiente do 3dsmax e V-RAY,  são usadas principalmente para venda de empreendimentos na planta, mostrar variados tipos de acabamentos e materiais, criar showroom de mobiliário, substituindo as fotos, entre muitas outras finalidades.

Não é necessário ser formado em arquitetura, mas normalmente os empregos exigem conhecimento arquitetônico.

banheiro-parede-inox

EXEMPLO DE USO: 3DSMAX COM V-RAY PARA IMAGENS FOTORREALISTAS

 

5. Designer gráfico de animação e interação 3D 

Hoje em dia, para se destacar no mercado, além da criação das imagens 3D, utiliza-se dois programas que foram criados para dar mais vida e interatividade aos projetos. Um deles é o LUMION.

Este programa cria passeios virtuais dos projetos em minutos, assim, mais informações do projeto são apresentadas, além de sair da cena estática dos renders normais.

E temos também a UNREAL ENGINE 4 .

Ela é usada, principalmente, para a criação de jogos para diversos sistemas, porém, como um jogo, é possível criar cenários complexos em 3D para fins arquitêtonicos, com inúmeras vantagens.

O usuário pode livremente passear pelo projeto (diferente do Lumion que apenas lhe deixa contemplar um vídeo).

Além de gerar inúmeras ações de interatividade em tempo real como troca de acabamentos, pisos, paredes, objetos, inserir em tempo real músicas, anúncios numa TV em 3D modelada no projeto ou até compra de mobiliário no ambiente Unreal.

LUMION:

YouTube video

 

UNREAL:

YouTube video
Faltou algum ingrediente para a receita?

Não se preocupe! Faça suas compras pela internet!

E se você tiver Cartão de Crédito você ainda pode utilizá-lo para realizar suas compras pela internet.  

Já conhece o Cartão Atacadão? Confira o Cartão de Crédito da maior rede atacadista de alimentos. Aproveite as vantagens exclusivas e peça já o seu!

Cartão Atacadão - Crédito para comprar e prazo para pagar!
Cartão Atacadão – Crédito para comprar e prazo para pagar! Clique para saber mais!

 

O que achou do artigo?

Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Quer mais dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Daniel Kroll
Daniel Krollhttps://www.aarquiteta.com.br
Co-founder em A Arquiteta Cursos e Projetos. Bacharel em Design, especialista em novas tecnologias 3D aplicada aos programas para Arquitetos e Designes de Interiores.