Um cálculo estrutural é um conjunto de cálculos e análises realizados para avaliar a adequação de uma estrutura, como uma ponte, um prédio ou uma torre, para suportar as cargas que serão aplicadas sobre ela. Ele é um componente importante na projetação de estruturas, realizado por engenheiros estruturais ou engenheiros de estruturas.

O que é cálculo estrutural?

O cálculo estrutural envolve o uso de leis da física e de modelos matemáticos para avaliar as propriedades estruturais de uma determinada estrutura. Isso inclui a análise da resistência, rigidez e estabilidade da estrutura, bem como a determinação dos tamanhos e espessuras dos elementos estruturais, como vigas e colunas, que serão necessários para suportar as cargas aplicadas.

O cálculo estrutural é um elemento importante na construção de qualquer estrutura, pois garante que a estrutura será segura e capaz de suportar as cargas aplicadas sem falhar.

———— PUBLICIDADE ————

Ele também é importante na manutenção de estruturas existentes, pois permite avaliar a condição atual da estrutura e determinar quais reparos ou reforços podem ser necessários para mantê-la segura.

Por que é importante usar o cálculo estrutural?

O cálculo estrutural é importante porque garante a segurança e a integridade de uma estrutura. Ele é usado para avaliar se uma estrutura consegue suportar as cargas que serão aplicadas sobre ela, como o peso próprio da estrutura, o peso das pessoas e dos equipamentos que serão colocados sobre ela, e as cargas externas, como o vento e a neve.

———— PUBLICIDADE ————

O cálculo estrutural também é importante na projetação de estruturas novas, pois permite aos engenheiros determinar os tamanhos e espessuras dos elementos estruturais, como vigas e colunas, que serão necessários para suportar as cargas aplicadas.

Isso é importante porque o tamanho e a espessura dos elementos estruturais influenciam na resistência, rigidez e estabilidade da estrutura, e também podem afetar o custo da construção.

Além disso, o cálculo estrutural é importante na manutenção de estruturas existentes, pois permite avaliar a condição atual da estrutura e determinar quais reparos ou reforços podem ser necessários para mantê-la segura.

Isso é importante para garantir a segurança das pessoas que utilizam a estrutura e evitar falhas que possam causar danos materiais ou ferimentos graves.

———— PUBLICIDADE ————
YouTube video

Como é realizado o cálculo estrutural?

O cálculo estrutural é realizado por engenheiros estruturais ou engenheiros de estruturas e envolve o uso de leis da física e de modelos matemáticos para avaliar as propriedades estruturais de uma determinada estrutura. O processo geralmente inclui os seguintes passos:

  1. Identificação das cargas: O primeiro passo é identificar todas as cargas que serão aplicadas sobre a estrutura, incluindo o peso próprio da estrutura, o peso das pessoas e dos equipamentos que serão colocados sobre ela, e as cargas externas, como o vento e a neve.
  2. Seleção do modelo estrutural: Em seguida, é necessário escolher o tipo de modelo estrutural que será utilizado para avaliar a estrutura. Isso pode incluir modelos de viga-pórtico, de viga-coluna, de laje maciça ou de outros tipos.
  3. Determinação dos elementos estruturais: Após escolher o modelo estrutural, é necessário determinar os tamanhos e espessuras dos elementos estruturais, como vigas e colunas, que serão necessários para suportar as cargas aplicadas. Isso pode ser realizado por cálculos matemáticos ou com o uso de tabelas, ou software especializado.
  4. Verificação da resistência, rigidez e estabilidade: em seguida, é necessário avaliar a resistência, rigidez e estabilidade da estrutura. Isso pode ser efetuado por cálculos matemáticos ou com o uso de software especializado para cálculo estrutural.
  5. Verificação de conformidade com regulamentos e normas: por fim, é necessário verificar se a estrutura atende a todos os regulamentos e normas aplicáveis, como as normas técnicas de construção e as normas de segurança.

É importante lembrar que o cálculo estrutural é um processo complexo e requer conhecimentos especializados em matemática, física e engenharia estrutural.

Além disso, é necessário ter acesso a informações precisas sobre as cargas que serão aplicadas sobre a estrutura e sobre as propriedades dos materiais que serão utilizados na construção.

Cálculo estrutural utilizando o Revit e o Robot.
Cálculo estrutural utilizando o Revit e o Robot.

Como realizar o cálculo estrutural de uma residência?

A criação de um cálculo estrutural requer muitas etapas. Portanto, precisamos levar isso em consideração ao desenvolver nosso projeto estrutural. Nesta seção, forneceremos uma breve visão geral de como realizar um projeto estrutural.

Após criar o projeto arquitetônico, um engenheiro estrutural aplica um sistema estrutural à construção.

Isso inclui escolher entre estrutura de aço, estrutura de madeira, tijolo ou outros materiais. Outras pessoas envolvidas com o projeto geralmente ajudam a determinar isso por meio de um processo conhecido como projeto estrutural.

Antes de calcular a integridade estrutural de um edifício, você deve determinar os componentes estruturais — como colunas e lajes — por meio da análise dimensional.

Além disso, você precisa considerar as soluções de projeto derivadas do levantamento do solo e escolher os materiais da laje e da fundação.

Antes que os engenheiros estruturais calculem os danos estruturais, eles precisam determinar quais ações a estrutura experimentará. Isso pode ser feito seguindo a ABNT NBR 8681:2003 (Procedimentos e segurança em estruturas – Ação).

Ao determinar as dimensões e características das estruturas, os especialistas estruturais atingem seus objetivos com muito trabalho. Este processo se aplica a todos os materiais – incluindo concreto – que eles enfrentam.

As pranchas devem sempre ter a ART ou Nota de Responsabilidade Técnica, emitida após a conclusão dos cálculos estruturais. Esses documentos devem ser entregues ao contratante com as pranchas.

Documentos adicionais devem ser incluídos ao relatar o progresso do construtor, como inventário de materiais, memorial de cálculo e Memorando Descritivo.

Cálculo estrutural utilizando o Revit e o Robot.
Cálculo estrutural utilizando o Revit e o Robot.

Quais as informações necessárias básicas para realizar um cálculo estrutural?

Para realizar um cálculo estrutural, é necessário reunir as seguintes informações básicas:

  1. Características da estrutura: As características da estrutura, como o tamanho, a forma, o uso previsto e as condições climáticas e geográficas do local onde ela será construída, são importantes para determinar o tipo de modelo estrutural a ser utilizado e os tamanhos e espessuras dos elementos estruturais.
  2. Cargas aplicadas: As cargas aplicadas sobre a estrutura, incluindo o peso próprio da estrutura, o peso das pessoas e dos equipamentos que serão colocados sobre ela, e as cargas externas, como o vento e a neve, são importantes para determinar a resistência, rigidez e estabilidade da estrutura.
  3. Propriedades dos materiais: As propriedades dos materiais que serão utilizados na construção da estrutura, como a resistência à tração, à compressão e à flexão, são importantes para determinar os tamanhos e espessuras dos elementos estruturais.
  4. Regulamentos e normas: É importante verificar se a estrutura atende a todos os regulamentos e normas aplicáveis, como as normas técnicas de construção e as normas de segurança.

Essas informações são fundamentais para realizar um cálculo estrutural preciso e garantir a segurança e a integridade da estrutura. Além disso, é importante ter conhecimentos especializados em matemática, física e engenharia estrutural para realizar um cálculo estrutural corretamente.

Qual o melhor programa para cálculo estrutural?

Existem diversos programas de cálculo estrutural disponíveis no mercado, cada um com suas próprias características e funcionalidades.

Alguns dos programas mais comumente utilizados incluem o SAP2000, o ETABS, o Robot Structural Analysis e o midas Civil.

O melhor programa para cálculo estrutural depende de fatores como o tipo de estrutura que está sendo avaliada, as cargas aplicadas sobre ela e as propriedades dos materiais que serão utilizados na construção.

Alguns programas são mais adequados para estruturas de concreto, enquanto outros são mais adequados para estruturas de aço ou mistas.

Além disso, é importante considerar as funcionalidades e recursos oferecidos pelo programa, como a capacidade de modelar diferentes tipos de estruturas, o suporte a diferentes tipos de cargas e a facilidade de uso.

Também é importante considerar o custo do programa e se ele é compatível com o sistema operacional do computador.

Em geral, é recomendável avaliar vários programas de cálculo estrutural e escolher aquele que melhor atenda às suas necessidades e ao seu orçamento.

É importante lembrar que, independentemente do programa utilizado, o cálculo estrutural é um processo complexo que requer conhecimentos especializados em matemática, física e engenharia estrutural.

revit robot calculo estrutural
revit robot calculo estrutural.

Quanto custa um projeto de cálculo estrutural?

O custo de um projeto de cálculo estrutural pode variar bastante, dependendo de diversos fatores, como o tamanho e a complexidade da estrutura, as cargas aplicadas sobre ela, as propriedades dos materiais que serão utilizados na construção e os regulamentos e normas aplicáveis.

Além disso, o custo pode variar de acordo com o engenheiro ou empresa contratada para realizar o projeto.

Em geral, o custo de um projeto de cálculo estrutural pode variar de algumas centenas a vários milhares de reais. Alguns fatores que podem influenciar o custo incluem:

  • Tamanho da estrutura: Projetos de cálculo estrutural para estruturas maiores tendem a ser mais complexos e, portanto, mais caros do que projetos para estruturas menores.
  • Complexidade da estrutura: Projetos de cálculo estrutural para estruturas mais complexas, como prédios de vários andares ou pontes, tendem a ser mais caros do que projetos para estruturas mais simples, como casas unifamiliares.
  • Tipo de estrutura: Projetos de cálculo estrutural para estruturas de concreto ou mistas podem ser mais caros do que projetos para estruturas de aço, pois os cálculos são mais complexos e os materiais são mais caros.
  • Regulamentos e normas: Projetos de cálculo estrutural para estruturas que precisam atender a regulamentos e normas mais rigorosos, como prédios de grande altura ou edifícios públicos, podem ser mais caros do que projetos para estruturas com requisitos menos exigentes.

Espero que este artigo sobre cálculo estrutural tenha ajudado você!

Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Quer aprender mais sobre os programas que ajudam a você calcular estuturas? Acesse nosso portal de cursos.

Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.
pacote formação engenharia