Folhas A0 – Conheça o Tamanho das Folhas ABNT!

Folhas A0 - Conheça o Tamanho de Folhas ABNT!

Folhas A0 – Conheça o Tamanho das Folhas ABNT!

———— PUBLICIDADE ————

Em todo escritório de desenho, seja aquele que somente executa trabalhos de arquitetura ou o que executa todas as espécies de desenho, e para melhor previsão de espaço, mobiliário e economia de material, surge a necessidade de se instituírem formatos e dimensões para o papel a ser utilizado.

Folhas A0 – Conheça o Tamanho de Folhas ABNT!

O formato escolhido é as normas é o retângulo harmônico √¯2  por ser realmente o que mais agrada à vista.

O retângulo harmônico é obtido da seguinte forma: 

  • 1) Traça — se um quadrado de lado qualquer. Seja o quadrado ABCD;
  • 2) Traça — se em seguida uma diagonal deste quadrado: AC, por exemplo;
  • 3) Fazendo — se centro em A, e com abertura igual à diagonal AC, traça-se um arco de circunferência que encontrará o prolongamento do lado AD em E.

AE será o lado maior do retângulo harmônico e AB o lado menor.

———— PUBLICIDADE ————

O conhecimento exato dos tamanhos usuais do papel e bastante importante para os desenhistas de arquitetura.

https://amzn.to/3OgbKKJ

O Dr. Portsmann, autor dos formatos adotados pelas Normas D. I. N.  e universalmente usados, desenvolveu  os partindo do retângulo harmônico cuja superfície:

———— PUBLICIDADE ————

X  x  Y  = 1 m²

Dessa maneira, o formato origem é um retângulo possuindo uma área próxima de 1 m², cujos lados guardam uma razão harmônica e são, respectivamente, X = 0,841 m e Y = 1,189 m

folhas abnt

A razão harmônica existente é igual a √¯2,  resultado este que se obtém dividindo o lado maior do retângulo pelo lado menor.

A série de dimensões resultantes é que dá origem à Série A (Série Principal de Formatos).

Do formato origem AO obteremos o imediatamente inferior, dobrando ao meio o retângulo origem, e assim por diante:

tamanhos-formatos-de-papel

Passamos agora à tabela abaixo que, sendo  constantemente consultada, deverá ficar gravada na memória.

Nesta tabela podemos verificar que os formatos A0, A1, A2, A3 e A4 são, pelas suas dimensões mais práticas ou mais empregados em arquitetura.

Traçamos uma margem de 10 mm para os formatos A0 a A3 e de 5 mm para o formato A4 e os subsequentes.

Folhas A0 —  Não se deve desenhar na margem do papel.

A escolha de um desses formatos depende da escala em que será executado o desenho da grandeza em que desejamos representá-lo.

Carimbo:

O carimbo é utilizado em quase todos os escritórios técnicos com a finalidade de uniformizar as informações que devem acompanhar os desenhos. Os tamanhos e formatos dos carimbos obedecem à tabela dos formatos A.

O carimbo pode ser desenhado ou executado em borracha para impressão. Recomenda — se que o carimbo impresso seja usado junto à margem, no canto inferior do papel.

margem

Essa colocação é necessária para haver boa visibilidade quando os desenhos forem arquivados.

O carimbo deve possuir os seguintes itens principais, ficando, no entanto, a critério do escritório, o acréscimo de outros ou a supressão de alguns:

  • a)      Nome do escritório, companhia, etc.;
  • b)      Título do projeto;
  • c)       Nome do arquiteto ou engenheiro;
  • d)      Nome do desenhista e data;
  • e)      Escalas;
  • f)       Local  para a nomenclatura necessária ao arquivamento do desenho;
  • g)      A assinatura do arquiteto ou do engenheiro e do responsável pela execução da obra que pode ser a de um engenheiro ou do próprio arquiteto;
  • h)      Nome do cliente.

Temos folhas em formato padrão em AutoCAD e Revit em nossa BIBLIOTECA GRÁTIS!
Acesse: DOWNLOAD GRÁTIS e pegue a sua!

Esse conhecimento faz parte do meu curso de AutoCAD Projetos de Prefeitura, onde além de aprender a desenhar você aprenderá a desenvolver projetos de arquitetura e prefeitura de forma muito fácil e profissional, INCLUINDO como plotar no AutoCAD e principalmente como trabalhar com escalas corretamente!

YouTube video

Confira também este módulo do nosso curso voltado para o aluno que deseja aprender a criar um projeto completo, com plantas baixas, cortes, fachadas de maneira rápida e sem aplicar as técnicas de aprovação de prefeitura, no caso de estudantes de arquitetura.

Com ele será possível desenvolver os projetos de estudo da faculdade incluindo o TCC, veja o video acelerado do que você aprenderá:

YouTube video

curso de autocad completo
Curso de AutoCAD completo profissional – Clique para ver mais!

Se este artigo te ajudou em seus estudos, então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

E aí, gostou do artigo sobre Folhas A0 — Conheça o Tamanho de Folhas ABNT?

Então, deslize, a tela para baixo e confira mais dicas como estas e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Buscando por itens ou artigos para casa, decoração e reforma? Confira nosso grupão de descontos no Telegram ou no Whatsapp!

Contudo se você deseja receber ofertas de treinamentos e cursos para as áreas da Arquitetura, Design de Interiores, convido você a participar também deste grupo no Telegram ou no  WhatsApp.

Agora, se quiser mais artigos com dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:

YouTube video
Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.