Calculo estrutural – Você sabe o que é?Calculo estrutural – Você sabe o que é?

Você já parou para pensar sobre o que é cálculo estrutural e o que um calculista estrutural e qual a função desse profissional?

———— PUBLICIDADE ————

Neste texto, nós trazemos a resposta.

O cálculo estrutural em uma construção

O cálculo estrutural, como o nome já diz, está relacionado aos elementos de uma estrutura.

———— PUBLICIDADE ————

Ele também é usado para verificar como elas se comportam mediante diversos esforços e situações.

Resumindo, o objetivo é verificar se a estrutura realmente “aguenta ficar de pé”, de modo que se torna essencial para um bom desenvolvimento e execução da obra.

———— PUBLICIDADE ————
calculo estrutural
Imagem: clicportal.com.br

O que é um calculista estrutural?

Assim, o calculista estrutural é responsável pelo cálculo de esforços, reações e deformações uma estrutura.

Depois disso, ele é capaz de fazer o cálculo e dimensionamento dos elementos que suportarão tais esforços sem ocorrerem danos às estruturas, de modo a evitar acidentes.

Para isso, há várias normas que estabelecem limites e orientam o trabalho desse profissional.

Formação e mercado de trabalho do calculista estrutural

Normalmente, o calculista estrutural possui graduação em Engenharia Civil.

———— PUBLICIDADE ————

É durante a graduação que ele passa por disciplinas que vão auxiliar na compreensão de como é feito o cálculo estrutural, como física, resistência dos materiais, estática, estrutura e tantas outras.

Ele pode se especializar em diversas áreas, como madeira, concreto e metais.

calculo estrutural
Imagem: cimentoitambe.com.br

Ainda, para ser um bom calculista estrutural e gostar do trabalho, é preciso ter grande afinidade com matemática e física, que fazem parte do dia a dia do profissional.

Além disso, é preciso ter afinidade com programas computacionais usados como ferramentas auxiliares.

Afinal, nós sabemos que tais cálculos deixaram de ser feitos manualmente há tempos e que, felizmente, há várias ferramentas que  tornam o trabalho relativamente “mais simples”.

Porém, vale ressaltar que um software não substitui o profissional e que saber operá-lo não torna qualquer pessoa um calculista.

calculo estrutural
Imagem: carmona.eng.br

O calculista trabalha juntamente a outros profissionais, como os engenheiros e arquitetos, de modo a elaborar a melhor estrutura para tornar o projeto uma realidade.

Há uma responsabilidade muito grande sobre o calculista estrutural, o que faz com que ele deva realizar um trabalho minucioso e cuidadoso.

No entanto, para que ele possa executar seu trabalho, é necessário que os elementos utilizados estejam de acordo com as especificações, como o concreto, por exemplo.

Se o calculista faz o seu trabalho baseado em um tipo de concreto e outro material é usado na obra, o resultado pode ser desastroso.

O mercado de trabalho é normalmente aquecido para o profissional, principalmente para quem já tem experiência, mas ele varia de acordo com o mercado da própria construção.

Destaca-se que não há demanda só na área da construção civil.

O calculista estrutural pode atuar nas áreas de engenharia mecânica, naval, aeronáutica, na produção de aviões, navios, automóveis e mais.

E aí, gostou do artigo sobre Cálculo Estrutural:

Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Quer mais dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração? Então decore fácil sem mistérios, confira alguns dos nossos artigos em:

 

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Larissa Fereguetti
Larissa Fereguetti
Uma Engenheira Civil sensível às artes! Ama escrever sobre decoração e arquitetura e fotografar a natureza nas horas vagas! Me siga no Instagram!