Home > Arquitetura > Quando usar Feng Shui no seu quarto de acordo com um especialista

Quando usar Feng Shui no seu quarto de acordo com um especialista

/
07 abr 2020
//

Descobrimos exatamente quais cores e qual layout você precisa usar para obter o máximo de calma.

 

O Feng Shui é um conceito chinês antigo sobre o fluxo de energia positiva, conhecido como qi, e como ele se relaciona com objetos em um espaço. De acordo com seus princípios, como você organiza a decoração em seus assuntos domésticos, e isso pode afetar seu senso de humor. Naturalmente, então, ao realizar uma revisão de seus pertences, faz sentido começar com seu quarto  – o lugar onde você vai para um sono tranquilo e restaurador. A boa notícia: é fácil fazer algumas alterações no feng shui.

Cama de casal com cabeceira em tons marron e cinza - Quando usar Feng Shui no seu quarto de acordo com um especialista

Recorremos ao mestre e designer de feng shui moderno Dana Claudat  para obter dicas sobre como feng shui funciona em um quarto e, ao fazê-lo, criar um santuário poderoso em sua casa. “Embora divertida e prática”, ela diz, essa estratégia “funciona como mágica”.

 

Primeiro, vamos começar por que você deve ter feng shui no seu quarto.

“A principal razão para o feng shui em um quarto é um sono restaurador e profundo”, diz Claudat. “Mesmo quando seus clientes registram horas de sono suficientes, a melhoria em sua qualidade de sono geralmente é tremenda depois de fazer mudanças no feng shui.”

Fazer alterações no feng shui em um quarto também pode melhorar seus relacionamentos. “Em termos de feng shui, seu quarto está sempre ligado ao amor. Muitos clientes encontraram relacionamentos ideais, melhoraram seus relacionamentos ou encerraram relacionamentos tóxicos nos quais se sentiram presos após aplicar o feng shui com uma clara intenção de trazer mais amor às suas vidas. ”

Cama de solteiro com quadro colorido na parede - Quando usar Feng Shui no seu quarto de acordo com um especialista

 

Aqui estão algumas dicas para ajudar o feng shui no seu quarto:

Coloque sua cama longe da porta

Idealmente, sua cama ficará a uma distância confortável da porta, de frente para ela em certa medida, mas não ao lado dela, com uma visão clara de quem entra no quarto. Ela deve ser levantada do chão, permitindo que a energia circule livremente por baixo. E deve ser apoiada com uma cabeceira bem feita que pareça sólida e solidária enquanto você dorme. Claudat diz que o bom feng shui pode ser alcançado, mesmo que algumas dessas regras sejam dobradas com base em seu próprio espaço e preferências – mas lembre-se destas duas dicas importantes: “As únicas regras que eu realmente não gosto de quebrar são dividir uma parede de uma cama com um banheiro e dormir diretamente debaixo de vigas.”

Verifique se você está trabalhando com as cores certas

Selecionar cores atraentes e calmantes é uma peça fundamental do quebra-cabeça do feng shui. “Quando você adiciona cores a uma sala, pode escolher cores que tragam o tipo de energia que combina com suas intenções na vida”, diz Claudat. “É mais fácil começar com neutros em um quarto – ou cores menos saturadas – e adicionar cores mais ricas à medida que combina com suas intenções.”

Se você tiver problemas para dormir ou tiver uma vida em ritmo acelerado, Claudat sugere a escolha de tons neutros ou mais claros que sejam mais calmantes. Mas se você procura mais uma centelha em um relacionamento ou uma vida mais vibrante – e já dorme bem – pode optar por explorar cores mais vibrantes.

“Cores como vermelho ou outras profundas, saturadas e ardentes, trazem muita energia para um espaço”, diz ela. “Você não precisa de muitas dessas cores de fogo para ter um grande efeito.”

 

cama com cobertas listrada branca e amarelo escuro - Quando usar Feng Shui no seu quarto de acordo com um especialista

 

Desordem clara no seu quarto

É sabido que a desordem em qualquer lugar da casa pode causar estresse, por isso é importante limpá-la em seu quarto. “A desordem bloqueia o fluxo de energia positiva e toda a vitalidade brilhante e grandes sentimentos que a acompanham”, diz Claudat. “Além disso, quando as pessoas armazenam coisas indesejadas embaixo da cama como papéis, pode ser como ‘dormir com problemas, o que não é muito repousante”.

Mesmo fora da prática e da crença no feng shui, limpar a desordem pode ter um “impacto positivo na qualidade de todos os dias”, diz Claudat. “Limpar a desordem de um quarto – incluindo os armários – tem um profundo impacto positivo na qualidade do seu sono e também na sua mentalidade e humor.”

Você pode precisar se livrar de alguns livros

De acordo com os princípios do feng shui, livros e materiais relacionados ao trabalho devem ser mantidos fora do quarto; essa escolha permitirá que você desligue sua mente de maneira mais eficaz na hora de descansar.

“Gosto de minimizar e organizar livros em vez de eliminá-los 100%”, diz Claudat. “Se você prestar atenção às mensagens e temas de seus livros e se perguntar: ‘É com este livro que eu gostaria de sonhar?’ antes de trazê-lo para o quarto, você deve ficar bem.”

Tome nota da simetria

Para arrumar um quarto para o bom feng shui, preste atenção ao seu senso de simetria. “O equilíbrio é algo que você pode sentir e, esse sentimento equilibrado é calmante e fundamentador”, diz Claudat.

“Nem todos os quartos têm espaço para mesinhas de cabeceira. Mas, se você tem espaço para mesinhas de cabeceira, é ótimo ter dois – especialmente como um adulto em um relacionamento ou querendo ter um relacionamento – para que ambos os parceiros tenham seu próprio espaço pessoal ao lado da cama. As mesinhas de cabeceira não precisam combinar, por si só, mas quando elas se harmonizam e ficam ótimas juntas, independentemente de serem ou não idênticas, isso traz uma sensação de equilíbrio a uma sala. ”

Lembre-se, não há problema em quebrar as regras

Quando você se compromete a ajustar seu quarto para o feng shui – especialmente se a prática é nova para você – é fácil sentir-se oprimido pelas regras, mas tente não ficar sufocado por elas.

“Cada casa é diferente, cada quarto é diferente e cada pessoa é diferente; portanto, tentar aplicar estritamente todas as ‘regras’ do feng shui pode levar as pessoas a caminhos de confusão que não são fantásticos”, diz Claudat.

Ela observa que viu clientes colocarem suas camas em posições estranhas ou em pânico porque não podem caber duas mesinhas de cabeceira no espaço, as quais são completamente desnecessárias. “Esse medo e dogma nunca precisam estar envolvidos no processo de feng shui”, diz ela. “Se você fez alterações de feng shui que parecem ruins para você, mude-as de volta, se puder, ou confie em seus instintos para ajustar as coisas em seu quarto. “

Gostou do artigo? Quer saber mais sobre design de interiores? acesse aqui

 

 

Você também pode gostar de
5 dicas de marketing para um Designer de Interiores
Renderizações 3D: como elas ajudam os arquitetos a conquistar clientes
D5 Render – nova solução para renderizações de alto nível com Ray Tracing
10 hábitos essenciais dos arquitetos de sucesso