Home > Design de Interiores > Papel de parede contemporâneo: tendências

Papel de parede contemporâneo: tendências

/
15 mar 2018
//

Hoje em dia está cada vez mais fácil encontrar papéis de parede espalhados pelos mais variados locais, sejam eles estabelecimentos comerciais, sociais ou residenciais. Vale muito à pena apostar no design de ambientes que utiliza o papel de parede, afinal ele é um produto que confere praticidade, estética e economia tanto em imediato, quanto em longo prazo. Dessa forma, com o passar dos anos o papel de parede passou a ser um grande aliado dos arquitetos que trabalham com a organização de espaços interiores.

Como toda e qualquer tecnologia, o papel de parede recebeu os mais variados avanços e protótipos, sendo que novas realidades com ele estão aparecendo de forma surpreendente ao redor do mundo. Já pensou em ter um em sua casa que possibilitasse a condução energética, ou ainda que pudesse carregar o seu celular?! E, quem sabe, ter um papel de parede inteligente, que muda de forma de acordo com a interferência humana?!

Essas são algumas das maravilhas das novas tecnologias dos papéis de parede. Gostou? Quer saber mais sobre? Quer conhecer as tendências deste estilo de design atualmente? Se sim, continue com a gente na leitura deste post e fique por dentro de tudo, sanando todas as suas dúvidas! Vamos nessa!

O uso do papel de parede

 

O papel de parede começou a ser usado em larga escala nos últimos anos, e isto não se deve o acaso e sim a uma série de funcionalidades e atribuições do produto, que o tornam próprio à um mercado que favorece produtos econômicos e realmente funcionais.

Uma das primeiras características básicas do papel de parede é a sua economia tanto em imediato quanto em longo prazo. Se você optar por preencher toda a superfície da parede de um quarto, por exemplo, com papel de parede terá um custo bem menor se comparado à texturas e tintas especiais ao cômodo, como também a mão-de-obra que é disponibilizada para a fixação do papel é mais econômica que a mão-de-obra qualificada para pintar e texturizar uma parede, além daquela especializada em acabamentos e outras coisas mais.

Ser de fácil instalação

Um papel de parede pode ser colocado até mesmo pelo próprio dono da residência ou estabelecimento, caso ele tenha a habilidade necessária, fazendo com que se economize mais e sobre determinado capital para ser aplicado em outra coisa dentro do projeto de design do interior.

Uma das inúmeras vantagens do papel de parede é que ele é bem prática, tanto no momento em que se adquire (aplicação, transporte, rapidez), quanto para limpeza posterior periódica.

Economia com o uso do papel

O que tem dado muita dor de cabeça atualmente são as reformas de ambientes, que no final podem custar muito caro. Mas, se o seu ambiente tiver as paredes revestidas com o papel de parede não vai te dar tantos problemas, já que você vai conseguir economizar até 70% no orçamento, tanto em mão-de-obra, quanto em material de reforma das paredes de sua casa ou estabelecimento.

O papel de parede, devido todos os benefícios já listados, voltou a ser o principal investimento dos designers para deixar os ambientes mais sofisticados e charmoso de maneira econômica. Você pode decorar lavabos, cozinhas, quartos, salas de estar, salas de jantar, entre inúmeros outros cômodos (ficando esta informação ao critério do dono do estabelecimento ou residência), já que qualquer ambiente pode receber o material, desde que seja bem estudado a sua aplicação entre outros assuntos mais técnicos que ficam ao encargo do profissional que assiste o processo.

Existem papéis de parede dos mais variados tipos e tecnologias, como:

· Tecnologia 3D

· Impermeáveis

· Tecido cleans

 

· Estampas variadas

· Texturas variadas

 

Dessa forma, é perceptível que o papel de parede se tornou uma alternativa prática e econômica à redecoração ou repaginação de um espaço em um curto período de tempo. Sendo assim, vale muito à pena investir em um papel de parede para a sua residência ou estabelecimento!

A aplicação é bem rápida e não deixa cheiro de tinta ou cola, sujeira ou bagunça. Tem ainda uma durabilidade muito grande, o papel de parede vinílico, por exemplo, pode durar até 12 anos se bem cuidado se tornando três vezes mais durável que a própria tinta.

Novas tendências

Tons claros e neutros

Para que você que está pensando em repaginar o ambiente te recomendamos investir em papéis de parede de cores claras e tons mais neutros. Eles irão favorecer o ambiente e deixar com que a luz circule de forma uniforme ao objetivo da implantação das mesmas, sem causar interferência ou absorver a luminosidade, sendo que inda não esquentam o ambiente como os mais escuros, conferindo uma atmosfera agradável e ao mesmo tempo super elegante!

Mais luz natural

Favoreça a luz natural dentro de sua residência ou estabelecimento apostando em papéis de parede com cores mais claras, sendo posicionados estrategicamente. Converse com um especialista a respeito e descubra ainda mais vantagens de utilizar a luz natural do sol.

De qualquer forma, o uso do papel de parede com luzes artificiais também entrega uma gama linda de opções. Conheça aqui os tipos de luzes artificiais que temos.

Decoração livre

Viraram tendência nos últimos meses os papéis de parede de decoração livre, você compra um papel de parede de uma determinada cor e o decora de acordo com a sua vontade e inspiração! Isso deixa a sua casa ou estabelecimento com a sua cara e ainda te permite um espaço mais aconchegante.

Formas suaves

As formas, assim como as cores, estão aparecendo em tendência de forma mais suavizada. Nada daqueles círculos enormes e coloridos no papel de parede, aposte em formas geométricas e desenhos mais simplistas e suaves, que repassem tranquilidade, conforto e uma bela estética ao local.

Conduzindo energia

Um projeto foi criado por um grupo de designers dos EUA e está fazendo o maior sucesso até então. Trata-se de um papel de parede que conduz eletricidade! Isso mesmo! Através de pinturas com tintas que conduzem eletricidade e são estrategicamente sobrepostas ao papel de parede é possível alcançar este efeito, além de mostrar uma beleza de dar inveja!

Em vez de fios tradicionais colocados dentro da parede, o papel de parede que conduz eletricidade o faz por meio de fios desenhados com tinta que produz este efeito de forma completa e eficaz. Além disso, você pode realizar instalações, como ventiladores e lâmpadas adaptadas que são ativadas pelo toque. Um tipo de papel de parede futurista que com certeza vai fazer o maior sucesso no futuro, por enquanto ainda não está disponível à venda, é u protótipo, mas quem sabe daqui a alguns anos você já possa usufruir de seus benefícios!

Papel de parede futurista

O papel de parede futurista é de deixar qualquer um embasbacado! Um estúdio de designers inovadores conhecido como A Büro Achter April realizou estudos profundos e conseguiuconstruir um papel de parede que interage com o ser humano! Incrível, não é mesmo?!

Você poderia manipular os desenhos da parede, interagir com eles, mudar as cores e ainda trocar as estampas quantas vezes quisesse. Poderia também baixar desenhos da internet ou criar algum desenho próprio e colocá-lo em seu papel de parede inteligente. Muita tecnologia!

Carregando o celular

Já pensou em carregar o seu celular por meio do papel de parede, sem fio algum?! Agora a ideia é possível! A startup uBeam criou um papel de parede capaz de realizar este efeito através de um transmissor que capta energia e transforme em ultrassom, depois um receptor no smartphone realiza a captação da ultrassom e começa a carregar o aparelho. A proposta é que no futuro o projeto consiga fazer com que não só o celular carregue, mas também diversos outros aparelhos sem fio.

Precisa de inspiração?

Acredito que o melhor lugar para começar a se inspirar é via Pinterest. Aqui,darei algumas ideias inicias para você. 

Sucesso!