Home > AutoCAD > Como configurar escalas no AutoCAD – Elementos Anotativos

Como configurar escalas no AutoCAD – Elementos Anotativos

///
Comments are Off

Quando se trabalha no AutoCAD é preciso saber como configurar escalas. No artigo anterior eu falei sobre como plotar no AutoCAD e nele expliquei como se calcular as escalas corretamente.

Como configurar escalas no AutoCAD

Neste artigo, além de apenas configurar cotas, vamos aprender a utilizar os elementos anotativos que vão lhe auxiliar a trabalhar o padrão de altura de cotas e textos em desenhos com diferentes escalas em uma mesma folha de impressão.

Uma das boas práticas na produção de desenhos no AutoCAD é JAMAIS ESCALAR desenhos, pois uma vez que você escala um desenho, textos, cotas e tudo mais que nele estiver contido, vão sair das configurações padrões, inclusive de Norma, como a NBR 6492: REPRESENTAÇÃO DE PROJETOS DE ARQUITETURA.

Só para você lembrar A norma diz que as LETRAS e NÚMEROS devem ter altura de 0,3 ou 0,5 cm e não devem ser jamais inclinadas.

Se você escalar uma planta de cobertura para que ela saia na escala 1:200, você vai ter problemas!

Por isso que a partir da versão 2015, a Autodesk lançou para o AutoCAD os recursos anotativos, que vieram com o propósito de facilitar a sua vida quando o assunto for configurar escalas no AutoCAD.

No artigo anterior você aprendeu a configurar escalas no AutoCAD nas viewports. No entanto você ainda pode melhorar a padronização de textos e cotas utilizando um recurso já disponível há alguns anos, o ANOTATIVE.

Elementos Anotativos

A minha dica para não se perder ao utilizar o anotative é criar um método de trabalho lógico e racional. Então:

  • Crie as escalas de impressão no desenho dentro do model e aplique-as na viewport no layout como mostrei no artigo anterior.
  • Também no model crie seu dimension stlye como de costume: crie e identifique um estilo de cota nas escalas que você vai precisar atribuir no seu desenho. Exemplo: 1:100, 1:200, 1:50. Eu identifico como cota interna e externa, marcando também a sua respectiva escala;
  • Para aplicar o anotativo criamos um estilo de cota no dimension style da mesma forma que você cria seu estilo de cota normal, só que agora é acionando a opção ANOTATIVE. O importante aqui é que você DEVE atribuir a altura de cotas e estilos de cota na escala 1:1, diferente da configuração usual que é 0,3,  pois a escala do anotativo está vinculado a escala da folha, que também está na escala 1:1. Então está deverá ser de 3.0.
  • Aplique então o anotativo somente nas cotas do desenho onde a escala será menor, ou seja na escala 1:200.  Isole o layer da cota , selecione as cotas 1:200 e passe todas  para o estilo ANOTATIVE.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

  • Depois de aplicado o Anotativo no model, note que as escalas anotativas desapareceram do layout; para voltar a visualizá-la basta atribuir a ela a escala anotativa desejada que ela volte a aparecer no Layout. E em seguida faça o mesmo com as demais. Veja como fazer essa atribuição:

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

DICAS

Como sugestão para facilitar sua vida no desenho, não saia aplicando o anotativo em toda cota que você ver pela frente, aplique o anotativo somente no desenho em que você for utilizar.

Sim, eu sei, parece confuso lendo esse texto todo, mas assistindo a video-aula a seguir você verá como é super fácil configurar escalas no AutoCAD utilizando os elementos anotativos.

Configurando escalas no AutoCAD utilizando os elementos anotativos

Gostou do artigo?

Esse conhecimento faz parte do meu curso de AutoCAD Projetos de Prefeitura, onde além de aprender a desenhar você aprenderá a desenvolver projetos de arquitetura e prefeitura de forma muito fácil e profissional, INCLUINDO como plotar no AutoCAD e principalmente como trabalhar com escalas corretamente!