Água-furtada é um elemento arquitetônico utilizado na construção civil, no entanto, algumas pessoas não conhecem esse termo.

Se você ficou interessado em saber mais sobre Água-furtada, confira neste artigo o que é  Água-furtada e como eles são utilizadas na arquitetura.

———— PUBLICIDADE ————
Água-furtada - Como identificá-la no seu projeto?
Projeto do aluno Fábio Chaves Sgavioli no curso de Archicad com Twinmotion.

Se você está buscando aprender sobre como projetar um telhado, já deve ter ouvido falar na água-furtada, mas você sabe qual o papel da água-furtada na execução de um telhado?

Para o bom desenvolvimento de um projeto de telhado, devemos conhecer as partes que fazem parte de sua estrutura e o papel que elas exercem na tarefa de cobrir uma edificação e protegê-la das chuvas e outras intempéries.

———— PUBLICIDADE ————

O que é uma água-furtada?

Também é chamada de cocho, “rincão”, ou mansardas, a água-furtada é a parte da estrutura de um telhado, constituída por arestas inclinadas, delimitada pela junção de duas águas que formam um ângulo de fechamento, local para onde convergem as águas das chuvas que caem sobre a cobertura de uma edificação.

———— PUBLICIDADE ————
Água-furtada - Como identificá-la no seu projeto?
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores.

A água-furtada funciona como um captador de águas, que ao serem escoadas, pode ser conduzidas para calhas e dutos de modo a serem conduzidas um para local onde possam ser drenadas ou armazenadas em reservatório de águas pluviais, para água de reuso ou para outros fins.

De modo prático, para localizar uma água-furtada no telhado basta identificar o encontro de 2 linhas inclinadas que  convergem para um ponto mais baixo do telhado e que “roubam” ou melhor, as escoam para baixo a água da chuva.

O que é sótão?

O sótão é determinado pelo vão existente entre a parte mais alta do telhado (cumeeira) e laje, quanto mais alto for a cumeeira de um telhado maior o espaço interno do sótão.

———— PUBLICIDADE ————

Por definir o limite máximo do inferior de uma cobertura, a água-furtada é utilizada para determinar o espaço que resultará no sótão, principalmente quando não houver janelas.

Água-furtada - Como identificá-la no seu projeto?
Exemplo de telhado com sótão! Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores.

Telhado com ou sem calha?

Independente do telhado possuir acabamento com ou sem beiral, é aconselhável que os telhados sejam projetados com calhas.

As calhas são importantes para o telhado, pois, elas evitam que a água da chuva escorra pelas paredes, gerando umidade, o que pode danificar a pintura ou ainda prejudicar a estrutura da casa.

Adicionar calhas ao telhado de sua casa agrega valor e garante que a manutenção estrutural futura seja menos dispendiosa.

Para evitar problemas com entupimento das calhas promova sempre manutenção, em especial em locais onde exista vegetação sobre a cobertura da casa.

ATENÇÃO: Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores.

Sugestão de aplicação e utilização dos produtos apenas por recomendação por similaridade, sendo a venda e entrega dos mesmos de total responsabilidade do site distribuidor.

E aí, gostou do artigo sobre Água-furtada – Como identificá-la no seu projeto?

Então, deslize, a tela para baixo e confira mais dicas como estas e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Buscando por itens ou artigos para casa, decoração e reforma? Confira nosso grupão de descontos no Telegram ou no Whatsapp!

Contudo, se você deseja receber ofertas de treinamentos e cursos para as áreas da Arquitetura, Design de Interiores, convido você a participar também deste grupo no Telegram ou no  WhatsApp.

Agora, se quiser mais artigos com dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:

 

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.
pacote formação engenharia