Rufo de telhado é um elemento arquitetônico utilizado na construção de uma edificação, no entanto, algumas pessoas não conhecem esse termo.

Se você ficou interessado em saber mais sobre rufos, confira neste artigo o que são os rufos e como eles são utilizados em uma edificação.

———— PUBLICIDADE ————

O que é Rufo?

Rufo de telhado - Qual sua função em uma edificação?
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. Imagem por Galvocalhas

Rufo é um pedaço de metal utilizado para proteger o vão existente entre uma parede e um telhado, mantendo-as impermeáveis.

———— PUBLICIDADE ————

A peça de metal é geralmente colocada na parte externa da parede ou do telhado.

As pessoas costumam confundir calhas e rufos porque não sabem distinguir as diferenças entre eles.

———— PUBLICIDADE ————

Rufos e calhas são partes importantes em qualquer projeto de construção, mas muitas pessoas não sabem as diferenças entre eles.

O que é uma calha?

Rufo de telhado - Qual sua função em uma edificação?
Calha – Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. Imagem por https://www.cec.com.br/

Uma calha é um canal na borda de um telhado para coletar água da chuva.

A água da chuva é coletada em canais chamados calhas e enviada para um reservatório.

———— PUBLICIDADE ————

Os canais protegem a base do seu projeto, protegem contra danos como erosão hídrica e precisam controlar a água que passa por eles.

Se eles não controlarem bem a água, pode haver muita umidade, inundações ou apodrecimento das plantas.

Tipos de rufos de telhado:

Rufo de telhado - Qual sua função em uma edificação?
Rufo – Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. Imagem por  iotticalhas

Existem alguns modelos de rufos, cada uma com uma finalidade diferente.

Ao decidir qual usar para o seu trabalho, você deve considerar o comprimento da calha.

Os rufos de PVC são um dos materiais de calha mais comuns. Eles são fáceis de encontrar, práticos para limpeza e devem ser usados ​​apenas em prédios que recebem pouca quantidade água da chuva.

Eles não conseguem proteger ou isolar a edificação de todo o volume de água em condições de tempestade, por exemplo.

Regiões com chuva forte costumam usar calhas de alumínio em suas construções, pois suportam mais peso e são resistentes.

Rufo de telhado - Qual sua função em uma edificação?
Rufos e calhas – Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. Imagem por galvaminas

As calhas feitas de alumínio, por sua vez, apresentam maior sustentação e resistência, ideais para construções em regiões que sofrem com chuvas fortes.

Além disso, elas também apresentam um visual diferenciado e sofisticado, sendo possível ser pintados!

Rufo externo ou rufo de encosto no muro:

Os rufos são fixos nas paredes e apoiados sobre o telhado de modo a protegê-lo da água da chuva ou a umidade que podem entrar nas juntas do telhado e da parede de um edifício.

Rufo de telhado - Qual sua função em uma edificação?
Rufo – Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. Imagem por Galvocalhas

Rufo De Muro, Rufo capa ou Rufo Pingadeira:

Conhecido também como pingadeira, o rufo de muro é utilizado para proteger a parede da água da chuva evitando que a mesma receba muita umidade ou mesmo para protegê-la de manchas.

Geralmente são confeccionados em aço galvanizado ou alumínio, sendo este último o mais recomendado, pois, em obras onde se pretende maior durabilidade, ausência de oxidação e ainda oferece mais beleza no acabamento.

Rufo de telhado - Qual sua função em uma edificação?
Rufo Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. Imagem por Galvocalhas

Rufo recortado:

Este modelo de rufo consiste na união do rufo pingadeira e o rufo de parede encostado, tornando-se uma única peça, o que protege ainda mais a edificação de infiltrações e umidade.

Rufo de telhado - Qual sua função em uma edificação?
Rufo – Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. Imagemp por strongmetais

Cuidados com o rufo:

Verifique sempre se as calhas e rufos estão desobstruídos. O momento ideal para se fazer isso é durante uma chuva bem forte.

Se a água não estiver escorrendo para o local como deveria, isso pode indicar a existência de folhas ou sujeira acumulados na calha.

Verifique se na parece não há rachaduras, áreas obstruídas ou mau posicionamento do rufo de modo a evitar a infiltração.

Rufo de telhado - Qual sua função em uma edificação?

Manual do Marido de Aluguel:

O marido de aluguel é uma profissão em ascensão, este manual tem o objetivo, de levar a oportunidade a quem quer entrar no ramo de consertos do dia-a-dia de uma residência.

Além de você estar ajudando a inserir alguém no mercado de trabalho, ou então àquelas mulheres que precisam resolver os problemas que seu lar apresenta, você ainda irá ter, também, um retorno financeiro.

Acredito, que qualquer pessoa, disposta a ajudar outra, já é bem paga pela sua satisfação de fazer o bem.

Rufo de telhado - Qual sua função em uma edificação?
Manual do Marido de Aluguel. Saiba mais!

ATENÇÃO: Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores.

Sugestão de aplicação e utilização dos produtos apenas por recomendação por similaridade, sendo a venda e entrega dos mesmos de total responsabilidade do site distribuidor.

E aí, gostou do artigo sobre Rufo de telhado — Qual sua função em uma edificação?

Então, deslize, a tela para baixo e confira mais dicas como estas e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Buscando por itens ou artigos para casa, decoração e reforma? Confira nosso grupão de descontos no Telegram ou no Whatsapp!

Contudo, se você deseja receber ofertas de treinamentos e cursos para as áreas da Arquitetura, Design de Interiores, convido você a participar também deste grupo no Telegram ou no  WhatsApp.

Agora, se quiser mais artigos com dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.
pacote formação engenharia