Home > Revit Arquitetura > Revit Arquitetura: Por que trabalhar em BIM?

Revit Arquitetura: Por que trabalhar em BIM?

 

 

Olá pessoal!!!

Nova dica da A Arquiteta para o dia de hoje! Vamos falar um pouco sobre o Revit Arquitetura!

Como sempre as duvidas surgem na nossa página das redes sociais como o facebook.com/aarquiteta e a gente tira aqui no blog!

Nesse post vou tentar resumir para vocês o que é, para que serve e onde aplicamos o uso desse novo conceito de programas para arquitetura.

Vamos lá então: Você já ouviu falar no termo BIM? Se não conhece veja a definição do terno segundo Wikipédia, a enciclopédia livre.

O QUE É?

BIM1 (Building Information Model ou Building Information Modeling) que significa tanto Modelo de Informação da Construção quanto Modelagem de Informação da Construção é um conjunto de informações geradas e mantidas durante todo o ciclo de vida de um edifício.

PARA QUE SERVE?

O BIM pressupõe que quando o arquiteto modela o edifício virtual, utilizando ferramentas tridimensionais, toda a informação necessária à representação gráfica (desenhos rigorosos), à análise construtiva, à quantificação de trabalhos e tempos de mão-de-obra, desde a fase inicial do empreendimento até a sua conclusão, ou até mesmo ao processo de desmontagem ao fim do ciclo de vida útil, se encontra no modelo. Ou seja, a partir do momento em que se desenha uma peça arquitetônica, como por exemplo um pequeno edifício, constituído por quatro paredes, um telhado e uma laje de piso, toda a informação necessária para a sua validação e execução, se encontra automaticamente associada a cada um dos elementos.

ONDE SE APLICA?

A estrutura BIM não é aplicável, unicamente, à engenharia, mas, principalmente, à arquitetura, considerando que é esta a atividade precursora de muitos trabalhos de engenharia. Dentre os variados programas de modelação paramétrica, direcionados para o modelo arquitetônico, o Revit Arquitetura.

DE ONDE VEIO?

O Revit Architecture, ainda segundo a Wikipédia – a enciclopédia livre, atualmente desenvolvido pela Autodesk, surgiu da necessidade de se criar um software para a arquitetura dentro do conceito de Modelagem das Informações de Construção (BIM) que permite ao usuário criar utilizando modelagem paramétrica de elementos. Além da versão para arquitetura existem outras aplicações:

No momento falaremos somente sobre o Revit Arquitetura ok?

Continuando …

QUAL A DIFERENÇA ENTRE REVIT X AUTOCAD?

Para responder essa pergunta precisamos entender o que é o Autocad e quais seus atributos, já que acabamos de conhecer os do Revit!

Segundo Wikipédia, a enciclopédia livre:

AutoCAD é um software do tipo CAD — que significa: computer aided design ou desenho auxiliado por computador , também criado e comercializado pela Autodesk, Inc.desde 1982. Foi criado originalmente para a elaboração de peças de desenho técnico em duas dimensões (2D) e para criação de modelos tridimensionais (3D). Atualmente é também amplamente utilizado em arquitetura, design de interiores, engenharia civil, engenharia mecânica, engenharia geográfica , engenharia elétrica e em vários outros ramos da indústria.

COMO TRABALHA O AUTOCAD?

O Autocad é originalmente um programa de representação gráfica, ou seja, ele trabalha digitalmente o que anteriormente trabalhávamos nas pranchetas! Não existia parametria até as versões mais novas, porém essa parametria não é a proposta principal do AutoCAD, para isso foi desenvolvido o Revit que trabalha esse conceito com maior profundidade.

A maior diferença entre os dois programas está no tempo!

No cad, desenhamos o projeto em 2D como disse anteriormente, na base da representação gráfica pura e simples, a parte onde desenvolvemos a volumetria 3D vem num segundo momento, ou seja, um retrabalho!

Veja a imagem a baixo: Primeiramente criamos todo o projeto 2D para em seguida criarmos a modelagem em 3D.

modelagem

Projeto 2D + Modelagem 3D no AutoCAD

No revit esse retrabalho não existe, pois quando trabalhamos em Revit, o programa já cria para o usuário a modelagem arquitetônica como consequência do trabalho em 2D originalmente trabalhado! Isso faz com que o tempo de produção dos desenhos caia em muito, cerca de até 70%. Bastante não é verdade?

6

Edifício modelado no Revit Arquitetura

Como se não bastasse o Revit ainda trabalha todos os desenhos de forma sincronizada. Cortes e fachadas são automáticos! Uma alteração em uma porta no pavimento x, faz com que todas as demais portas dos cortes e elevações onde essa porta aparece seja automaticamente atualizada! Parece mágica!

8

Diferenças básicas entre CAD e Revit

Tabelas de quantitativos ligadas a um banco de dados são extraídas automaticamente fornecendo para o profissional todo o material a ser utilizado nesse projeto, li E no final você ainda pode renderizar seu projeto e criar imagens fotoreais de apresentação para o seu cliente:

1

Imagem que acabou de ser renderizada pelo renderizador próprio do Revit ( Mental Ray)

2

Exemplo de modelagem prestes de ser renderizada pra designers de interiores.

Tá bom pra você ou quer mais?

O melhor de tudo é que hoje esse conceito vem se difundindo cada vez mais e o profissional que não se adaptar as novas mudanças, vai perder terreno no mercado do trabalho, pois a maioria dos grandes escritórios e construtoras já solicitam aos candidatos as vagas de emprego o conhecimento da tecnologia em pelo menos 1 software BIM!

7

Assista a este vídeo da Arquiteta Mariana Moro, video produzido pela Rede Vector Pro, do Arquiteto João Gaspar, de um workshop que tive a oportunidade de participar há um tempo atrás. Neste video a Mariana explica sucintamente porque e como usar o BIM!

[youtube=http://www.youtube.com/watch?v=7p73NSmSAaw]

Pensando nessa necessidade existe hoje no mercado tanto cursos presenciais como cursos on line, ou em DVD, onde você pode aprender sem deslocamentos essa nova tecnologia, investimento de valor justo que você vai utilizar para o resto da sua vida profissional!

Com esses cursos você será capaz de produzir projetos como estes:

5 4

Em nossa loja de cursos temos 2 cursos de Revit dos nossos parceiros, cursos que eu mesma fiz para produzir todas essas imagens que você está vendo neste artigo!

Um da professora e arquiteta Roberta Vendramini, do blog Plataforma BIM:

cursorevitbasico-500x500

Saiba mais em: http://loja.aarquiteta.com.br/index.php?route=product/product&product_id=63

E o outro curso do consultor especialista em BIM David Pinto, também conhecido como David BIM, da empresa Oi eu sou o David:

revit-total-228x228-500x500

Saiba mais em: http://loja.aarquiteta.com.br/index.php?route=product/product&product_id=98

Além dos cursos, você que está começando, com certeza você vai precisar de uma biblioteca de componentes de famílias Revit:

São mais de 3 GIGA com mais de 7 mil componentes paramétricos prontos para ser utilizados nos seus projetos em Revit Arquitetura!

DVD-FAMILIAS-REVIT-arte

Saiba mais em : http://loja.aarquiteta.com.br/index.php?route=product/product&product_id=50

Então é isso aí pessoal!

O BIM veio para ficar. O Revit Arquitetura é da Autodesk como o Autocad, o que faz dele a preferencia do mercado devido a interface e os comandos serem muito parecidos com o AutoCAD.

Com isso levantamos uma questão: Será o fim dos sistemas CAD de desenho? Amigos será esse o fim do AutoCAD? Adios ??? Bye bye… hasta la vista??? Huuum… Confira o post especifico que preparei sobre esse assunto AQUI e descubra! Deixe sua opinião!

Gostou deste post? Compartilhe com os amigos! A sua duvida pode ser a dele também!

Fiquem ligados nas próximas novidades!

Luciana Paixão
Arquiteta

WebSite: https://www.aarquiteta.com.br/loja
Facebook: https://www.facebook.com/Aarquiteta
Youtube: http://www.youtube.com/user/lucpaixao
Blog: https://aarquitetadicas.wordpress.com

Você também pode gostar de
Palestra CONBIM “Como abrir seu escritório de arquitetura” – A Arquiteta
pacote-de-formação-premium-arquitetura-a-arquiteta
NOVA Formação Arquitetura Premium: Cursos para Arquitetura, Engenharia e Designer de Interiores!!!
Planejamento Urbano: Mobiliário e Equipamentos Urbanos
AutoCAD x Revit! Será o fim dos sistemas CAD de desenho???

Deixe um Comentário