Home > Estudos de Caso > Arquitetura: SESC Pompéia | Um estudo de caso!

Arquitetura: SESC Pompéia | Um estudo de caso!

ban skt

Oi Gente!

Ontem compartilhei com vocês o meu projeto de TCC, quem não viu pode ver AQUI!

E no post de hoje vou compartilhar a visita técnica realizada no SESC POMPÈIA em SP.

O SESC POMPÉIA da Arquiteta Lina Bo Bardi, foi um dos meus estudos de caso!

 Objetivo da escolha do Edifício para estudo de caso:

Como proposta para tema de Final de Curso de Graduação o SESC POMPEIA servirá de objeto de estudo no que se diz ao programa do projeto voltadas para as necessidades dos idosos como as oficinas, salão de jogos, espaço expositivo e etc. A arquitetura em si não foi o foco principal, foram mencionadas algumas das suas características mas a análise foi baseada no uso e no programa. Nesse caso o partido que nos interessa é a disposição das oficinas, do teatro, das áreas livres de convivência. Isso sim foi observado com mais atenção.

Os espaços livres planejados por Lina dão uma sensação de amplidão e integração. Todos se vêem ao mesmo tempo e ninguém nunca está sozinho.

Uma entrevista com usuários do local reforçou o pensamento inicial de um programa diversificado apoiado em espaços abertos com oficinas também diversificadas.

No momento da visita haviam poucos idosos mas de acordo com o entrevistado muitos deles frequentam os SESC durante a semana sendo que a entrevista foi realizada no Final de Semana.

Espero que vocês gostem!

Vamos a visita técnica:

Objetivo do Projeto: 

O projeto do SESC Pompéia propõe a manutenção do espaço livre dos galpões com um olhar crítico para a antiga estrutura: as funções foram reprojetadas e o projeto de tecnologia fabril transformado em um novo projeto.

Análise

De acordo com visita realizada o SESC nos mostra forte identidade através da memória industrial preservada pelas soluções de restauro, reciclagem e novas intervenções na paisagem urbana.

O programa extenso exige verticalização e a distância dos dois espaços edificáveis sugere uma solução simples:a ocupação do espaço aéreo do córrego por robustas passarelas. Pontes unem os dois edifícios principais da Pompéia e servem para que os jovens regressem aos vestiários da torre pequena.

O 1º em um prisma estrutural regular destinado as piscinas e as quadras esportivas, sobrepostas em 4 andares de pé direito duplo e piso em grelha de concreto protendido para liberar áreas de 30 por 40 m.

O 2º um pouco mais esguio é ligado ao 1º por passarelas de concreto protendido destinadas aos vestiários e sala de exercícios tem uma das faces marcadas pela escada de emergência e respectivos terraços de circulação.

É um grande atrativo para a população com sua extensa programação cultural, com espetáculos, eventos e exposições de grande ressonância na vida da cidade.

A seguir a apresentação com plantas e imagens:

BAN cad

E no final a entrevistinha com os usuários:

Entrevista

 1o Pergunta a Mãe:

O que a senhora mais gosta aqui no SESC Pompéia?

Resposta: Primeiro de tudo que ele fica pertinho da minha casa, moro a 5 minutos daqui e trago meus filhos sempre aos finais de semana e nas férias, eles se divertem enquanto eu leio um livro em uma das salas de leitura.

 2o Pergunta ao usuário da oficina de 3o idade:

Qual o curso oferecido pelo SESC que mais lhe chama a atenção e Por quê?

Resposta: Eu adoro as oficinas de marcenaria, gosto de desse tipo de trabalho me sinto útil e meus netos sempre se divertem com os brinquedinhos que faço pra eles, me sinto muito bem recebidos pelos funcionários. Pra mim o SESC faz parte da minha vida.

 3o Pergunta ao funcionário do teatro:

O Sr já assistiu alguma peça teatral do SESC?

Resposta: Sim, claro. São sempre interessantes não só paras as crianças como para os adultos. As instalações não parecem muito confortáveis mas ninguém parece se importar muito.

 4o Pergunta ao funcionário das quadras:

O que o Sr acha que mais atrai as pessoas para o SESC? Qual a faixa etária que mais o utiliza?

Resposta: Aqui tudo é atrativo, desde as piscinas que são muito bonitas pelo seu colorido até o teatro que sempre atrai mais aos jovens. As oficinas são freqüentadas mais pelos adultos. Mas tem gente de todas as idades que participam de tudo principalmente quando há shows e mostras de exposição.

Isso aí! Depois compartilhos mais estudos de casos com vocês!

ban 3ds

Já conhecem nosso curso de Lumion 3D? Um curso completo para quem quer surpreender nas apresentações 3D, imagem ou passeio virtual, faça você mesmo!

Surpreenda seu professor, seu chefe ou seu cliente!

Clique na imagem a baixo, conheça mais sobre este curso, e descubra como!

treinamentos-lumion

Curso Lumion 3D : Para passeios virtuais!

Gostou deste post? Compartilhe com os amigos!

Curta nossa página e compartilhe-a com os amigos no Facebook: https://www.facebook.com/Aarquiteta

Temos vários cursos que podem ajudá-lo a aprimorar seus conhecimentos nessa área tão instigante que é a Arquitetura!

Assine o nosso blog na barra lateral a sua direita e nosso canal do Youtube:  http://www.youtube.com/user/lucpaixao para receber as novas postagens de vídeos em primeira mão e ainda concorrer a sorteios!

Cadastre-se em nossa loja de cursos e faça o download de materiais e bibliotecas totalmente gratuitos:  http://www.aarquiteta.com.br/loja

Nos ajude a divulgar esse trabalho! Assim como você outras pessoas podem se interessar!

MUITO OBRIGADA!

Luciana Paixão

 

 

Você também pode gostar de
Planejamento Urbano: Intervenção urbana Agua Branca-SP

Deixe um Comentário