Home > Engenharia e Construção Civil > O que é protensão não aderente?

Neste post vamos falar sobre Protensão não aderente!

Segundo um trabalho publicado em 1933 por um dos pioneiros na protensão, Eugene Freyssinet, a técnica baseia-se na criação de tensões prévias de compressão no concreto, para compensar os esforços de tração que o material sofrerá quando receber as sobrecargas. No caso de um edifício, os cabos de protensão ancorados nas extremidades das lajes são tracionados contra o concreto, comprimindo-o.

Mas, além disso, os cabos são dispostos no interior da peça em ondulações previamente estudadas pelos calculistas, de forma a gerar as forças de compensação, que atuam sempre em direção ao centro das curvaturas, contra o sentido das flechas.

Protensão não aderente é regida pelos mesmos princípios da protensão convencional aderente, isto é, aplica-se às peças estruturais um sistema permanente de forças por intermédio de cabos esticados, que não retornam ao comprimento inicial devido a um sistema de ancoragens. Da superposição das cargas comuns de utilização com as deste sistema, resultam um funcionamento mais adequado dos materiais estruturais.

Continue lendo no slide show a seguir:

Aprenda comigo tudo o que eu aprendi no estagio e faça a diferença na sua carreira! Coloquei tudo no meu E-BOOK! Que você pode adquirir na minha loja por um precinho super camarada! Afinal de contas são conhecimentos de anos de experiencia, tudo compilado pra você aprender em pouquíssimo tempo! Pelo menos em muuuuuito tempo do que eu levei pra aprender! Ah se eu tivesse um e-book assim pra mim na minha época de faculdade… teria facilitado tanta coisa!!!

Deixe um Comentário