Arquiteto precisa viajar? Conheça o papel das viagens culturais!

Viajar é preciso — Arquiteto precisa viajar? Conheça o papel das viagens culturais!

———— PUBLICIDADE ————

O barato de viajar: A melhor coisa é poder viajar, quem concorda?

Uma das perguntas que os estudantes de arquitetura sempre fazem para os seus professores é Arquiteto precisa viajar?

———— PUBLICIDADE ————

Viajar é preciso! Arquiteto precisa viajar? Conheça o papel das viagens culturais!

Viajar faz bem não só para os estudantes de arquitetura, viajar faz bem para todo mundo!

———— PUBLICIDADE ————

Sair do nosso mundinho abre a nossa mente de uma forma que ela nunca mais voltará a ser o que era antes. Viajar nos coloca em contato com um “mundo novo”.

Da mesma forma que os livros também o fazem, elas te enchem de novas informações, de sonhos e desejos que você nunca imaginou ter antes.

Viajar é preciso - Arquiteto precisa viajar?
Viajar é preciso – Arquiteto precisa viajar?

Viajar nos coloca em contato com culturas diferentes da nossa e com isso descobrimos outras formas de agir e de pensar, que muitas vezes são totalmente diferentes da nossa, o que também não significa que um ou outro esteja certo, ou errado.

A beleza da criação está na diversidade, cada um sendo o que é do jeito que foi sempre. Se todos entendessem isso não haveria tanto conflito no mundo por pensamentos diferentes.

———— PUBLICIDADE ————

Viajar não é sair de casa com a cabeça feita e as malas vazias, prontinhas para voltarem cheias de compras.

Viajar é sair com as malas prontas e a cabeça aberta, vazia de preconceitos. Isso é o que faz da viagem uma grande aventura e principalmente fonte de conhecimento e cultura que é o que nos importa nessa nossa conversa.

YouTube video

Cada viagem tem sua peculiaridade, podendo ser algumas vezes mais confortáveis ou não, você deve ter em mente que em relação à comodidade, não há hotel ou pousada no mundo que atingirá o nível de conforto que você está acostumado a ter habitualmente na sua casa.

Por isso, ao viajar, não reclame que isso ou aquilo não é igual ao Brasil, que isso ou aquilo é melhor aqui, pois é lógico que não é nada igual!

Se for para ser igual ou ter o conforto igual ao da sua casa, no seu país, é melhor ficar em casa, o local que você “teoricamente” conhece bem.

Arquiteto precisa viajar?

Viajar agrega muita cultura, daí gostar de viajar é um ponto muito importante na vida do Arquiteto (por incrível que pareça, tem gente que não gosta de viajar).

Ao viajar é preciso não se importar tanto com o desconforto de uma cama de um hotel mais simples, a desordem das roupas na mala, o sobe e desce de avião, ônibus, carro, enfim, aquele vai e vem comum de quem viaja.

Viajar demanda esforço! No entanto, o retorno que isso acarreta é fantástico!

A importância de viajar

Quanto mais se viaja, agora falando de arquitetura, mais se conhece as diferentes categorias de construções, a estrutura das cidades, o urbanismo, como ela se ordena e organiza. Este conjunto é o que chamamos repertório.

Infelizmente não viajei o quanto gostaria em minha vida, mas se você tem a oportunidade de fazê-lo, faça-o, isso vai lhe agregar muito repertório e experiência também profissional.

Caso não tenha a possibilidade de viajar, mergulhe nos livros!

Os livros são portais diretos para o conhecimento, um meio mais econômico e não menos eficaz de se adquirir cultura.

Arquiteto precisa viajar? Conheça o papel das viagens culturais!
Viajar é preciso! Arquiteto precisa viajar? Conheça o papel das viagens culturais!

Estude história! Não dá para entender o presente sem conhecer o passado. Leia!

Eu simplesmente amo história e não tem como viajar sem antes buscar conhecer um pouco mais da história do seu destino.

Crie o interesse por história, ela vai te explicar o porquê do mundo ser do jeito que é agora.

E você como Arquiteto pode mudar o curso deste para melhor!

Ao visitar novas cidades não o faça como a maioria das pessoas, olhe a paisagem com olhos de arquiteto, não busque os ‘shoppings’ e as feiras de artesanato, procure pelos museus e os grandes centros históricos onde estão situadas as principais construções.

A emoção de viajar

Quando você viaja para ver com seus próprios olhos, o que você conheceu nos livros, isso te causará uma certa emoção, pois ver ao vivo e a cores o que você só viu em fotos.

Isso vai te causar a sensação que você acabou de sair de dentro de um livro, em um verdadeiro efeito Alice no País das Maravilhas. É muito gostoso!

Está observando a foto a baixo?

Viajar é preciso - Arquiteto precisa viajar?

Ela representa exatamente esse trecho da frase destacada que mencionei anteriormente.

Pois, foi assim que aconteceu comigo em minha primeira viagem ao exterior, eis aí o grande “barato” de viajar….

Movida por um projeto acompanhada do meu marido viajamos à Itália por uma semana para visitar uma cidadezinha chamada Ceccano, há 1 hora de trem da cidade de Roma.

Durante os demais dias passeamos por vários pontos turísticos e arquitetônicos de Roma, e um deles foi o Colosseo (sim, é Colosseo mesmo).

Após pegar o metrô nomeado Colosseo, chegando no destino da estação, a expectativa era andar ainda por mais um certo tempo até encontrar a famosa construção.

No entanto, para a nossa surpresa, ao botar os pés para fora da estação que já estava no nível da rua, me deparei ali na minha frente, a uns 200 m de distância, o Grande Colossseo de Roma.

Fiquei paralisada!

Naquele momento era como se eu tivesse entrado no livro com os próprios pés! E essa sensação eu JAMAIS esquecerei!

Viajar e preciso! Arquiteto precisa viajar? Arquitetura além dos livros.

Para nós da área de Arquitetura é ainda mais importante esse contato pessoal com o que aprendermos nos livros e vemos somente em fotos, essas experiências nos faz viver a Arquitetura, senti-la e até tocá-la.

Por isso, se você me permite, fica aqui um conselho de uma pessoa que deseja o melhor para o próximo: não tenha medo ou preguiça de viajar!

Economize, planeje e viva experiências como essas!

Viajar é preciso - Arquiteto precisa viajar?

Você terá muita história para contar quando voltar, você vai se sentir um cidadão do mundo.

Valerá muito a pena! Pode acreditar! No entanto, isso você só saberá quando retornar. Não adianta ninguém contar.  Isso é o tipo de coisa que só se sente na pele!

Elaborarei um artigo onde contarei um pouquinho mais sobre essa viagem,  caso resolva dar um pulinho nas terras de Júlio Cesar.

Todavia, antes darei umas dicas bem básicas para quem nunca viajou e não tem ideia de como pode se organizar para fazer a primeira viagem para o exterior.

E aí, gostou do artigo sobre Viajar é preciso – Arquiteto precisa viajar?

Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Quer mais dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração? Então decore fácil sem mistérios, confira alguns dos nossos artigos em:

 

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.