Palatino e o Fórum Romano - Confira a viagem!

Palatino e o Fórum Romano – Confira a viagem!

———— PUBLICIDADE ————
  • O Palatino

O Palatino está localizado sobre o Foro, conserva no verde de sua vegetação recordações inesquecíveis, mas pouco fáceis de entender se você não se preparar de fazer a visita.

O Palatino está localizado bem em frente ao Coliseu

———— PUBLICIDADE ————

Palatino e o Fórum Romano – Confira a viagem!

Falar sobre o Palatino é falar sobre a origem de Roma, então veremos antes um pouco sobre história e mitologia romana.

Roma é formada por sete colinas e foi no monte Palatino, uma das  colinas de Roma, com  seus 70 metros de altura que Roma originou-se, hoje o Palatino é considerado um grande museu ao ar livre.

———— PUBLICIDADE ————

Rege a lenda, segundo a mitologia romana, que Rômulo e Remo, dois irmãos gêmeos, após serem abandonados e criados por uma loba após serem atirados no rio Tibre por uma espécie de punição dada a sua mãe que gerou os gêmeos frutos de um relacionamento com o Deus Marte.

Salvos por um milagre, as crianças foram encontradas por um pastor de ovelhas que os criou.

Rômulo e Remo cresceram praticando caça enquanto oportunamente saqueavam algumas caravanas que passavam pela região onde moravam, em um desses assaltos Remo é preso e levado para outra cidade, seu pai adotivo então revela a Rômulo sua origem e história e ele então parte para a cidade de seus antepassados, liberta seu irmão e então partem e decidem fundar uma nova cidade no local onde foram abandonados.

Rômulo queria chama-la de Roa e edifica-la no Paladino, enquanto remo quisera nomeá-la Remora e fundá-la sobre o Avertino, uma eleição foi levantada e durante esta houve uma discussão a qual acabou levando a morte de Remo que foi sepultado em uma região ao sul do Aventino chamada Remúria ou Lemúria em sua homenagem.

———— PUBLICIDADE ————

Rômulo então reinou por 38 anos e o Palatino então tornou-se o centro de Roma, por tanto as ruínas do Palatino foi o que sobrou da cidade original de Roma, já o Fórum Romano é onde a cidade de Roma de fato existia através de seu centro político e comercial, com o tempo a cidade foi crescendo e o Fórum Romano se tornou pequeno demais.

Como já dito anteriormente, o Palatino localiza-se em frente ao Coliseu, sobe-se por pelo Clivus Palatinus, e através de uma escadaria à direita chega-se à esplêndida Vila Farnese.

No Palatino existem algumas ruínas das principais construções como aqueduto “Aqua Claudia” que fazia parte de uma rede de distribuição de água para toda cidade criado pelo Imperador Calígula em 37 d.C.

A Água Cláudia manteve sua estrutura e aparência por tanto tempo devido à composição de seu concreto. Os romanos antigos misturavam cinza vulcânica na mistura do concreto, o que o tornava mais forte e durável.

Como em todos os aquedutos, a água se movia apenas pela força da gravidade, escorrendo pelo declive do canal, que caía 1 centímetro à cada 100. O canal corria subterrâneo por quase 60 quilômetros e por cima de arcos por apenas 9,5 km, cada um deles com mais de 30 metros de altura.

  

Palatino e o Fórum Romano - Confira a viagem!
Palatino e o Fórum Romano – Confira a viagem! Aqueduto Aqua Claudia – Imagem: Wikipédia

Logo a seguir podemos vislumbrar o Jardim dos Imperadores impressiona por seu tamanho e pelo estado de conversação precário, ali eram realizados jogos e corridas a cavalo, foi posteriormente utilizado como jardim de descanso dos imperadores.

 

Palatino e o Fórum Romano - Confira a viagem!
Palatino e o Fórum Romano – Confira a viagem!

Aconselho dividir o passeio entre o Palatino e Fórum Romano em 2 dias, pois os completos são gigantescos e o passeio pode ficar cansativo, principalmente se a temperatura estiver nas alturas no verão que costuma ser bem quente.

Ingressos

€12,00 (entrada válida por 24 horas para o Coliseu, Palatino e Fórum Romano)

A visita é grátis todo primeiro domingo do mês!

Como chegar?

  • Metrô – linha B: descer em Colosseo
  • Ónibus: números 75, 81, 175, 204 e 673
  • Tram: número 3

Bibliografia Consultada:

Carol S. Arquitetura Comentada.

ArcheoLibri:  Roma Reconstruída

E aí, gostou do artigo sobre Palatino e o Fórum Romano. 

Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Quer mais dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração? Então decore fácil sem mistérios, confira alguns dos nossos artigos em:

 

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.