As cargas de uma construção são transferidas da estrutura para o solo por uma estaca.

O que é uma estaca?

As estacas são elementos finos (onde seu comprimento é maior que sua largura), usadas quando camadas mais profundas de solo são necessárias para serem penetradas.

As estacas podem ser usadas em grupos para transferir grandes cargas para o solo, ou se a capacidade de carga do solo for baixa.

———— PUBLICIDADE ————

Eles são pregados juntos e conectados no topo por um bloco chamado bloco de coroamento. Isso conecta a seção da estaca à seção que suporta o peso dos edifícios.

A máquina usada para empurrar as estacas no solo é chamada de bate-estacas por gravidade.

———— PUBLICIDADE ————

A quantidade de força aplicada pelo martelo determina a profundidade da estaca cravada. Quanto mais fundo o martelo cai, mais força é aplicada e vice-versa.

O peso do martelo, a rapidez com que ele atinge, o tipo de bate-estaca e a distância que a unidade percorre contribuem para a medição de negação no final da cravação.

Alguns solos são tão duros que a cravação de estacas pré-moldadas é difícil.

Para remediar isso, as estacas podem ser unidas para formar uma pilha mista, feita de dois materiais, como madeira e concreto, ou metal e concreto.

———— PUBLICIDADE ————

Tipos e modelos de Estaca.

As estacas podem ser feitas de madeira, aço ou concreto.

Eles podem ser construídos no canteiro de obras ou pré-fabricados.

As estacas pré-fabricadas são produzidas fora do canteiro e sempre feitas conforme as necessidades da construção em que serão utilizadas.

Estão quase prontas para serem instaladas assim que chegam ao canteiro de obras, geralmente cravadas por bate-estacas.

Os materiais que compõem as estacas pré-fabricadas são de concreto, madeira e aço, e podem ser utilizados em sistemas com resistências variadas nas camadas do solo.

Tipos de estaca.

Estaca hélice continua monitorada
Estaca hélice continua monitorada. Pinterest.

Alguns dos mais comuns são brocas, Franki, Root e Strauss. São todas estacas perfuradas, onde o processo de perfuração forma o concreto no furo realizado no solo, com ou sem lama argilosa, ou preenchimento de bentonita.

O concreto é então despejado no furo perfurado. Outro tipo de pilha moldada in loco é a Barrete, sendo uma pilha de hélice contínua.

A estaca Ômega também é do tipo estaca moldada in loco, mas seu processo executivo difere das demais estacas moldadas in loco, e não é feita de concreto.

Existem três maneiras que um tripé pode transferir o peso para o solo:

estaca
Fonte: Pinterest

A ponta da estaca suporta o peso da estrutura do edifício. Há muito pouco atrito na ponta da estaca, de modo que a carga é suportada pela ponta da estaca.

A estrutura empurra a pilha em um pequeno ângulo, fazendo com que a pilha grude no chão. A carga da estrutura é suportada pelo atrito entre a estaca e o solo.

A ponta e as laterais de uma estaca de ação mista absorvem as cargas dos edifícios.

As estacas de fricção são colocadas em solos que não possuem alta capacidade de carga. Eles flutuam na água, mantidos no lugar por atrito na base.

As estacas de ação sofrem cargas de cisalhamento ao longo de sua vida e podem ter uma base aumentada para aumentar sua resistência contra rasgos.

Eles só se mantêm juntos ao experimentar forte atrito ao longo de seus lados, o que pode fazer com que a pilha se desgaste com o tempo.

Às vezes, parte de uma estaca não será enterrada, especialmente se a estaca estiver suportando cargas na direção horizontal.

As estacas de flexão suportam cargas laterais.

YouTube video

A forma como um projeto de construção é projetado e construído pode ter um grande impacto no meio ambiente.

Existem muitas técnicas e métodos diferentes que podem ser usados ​​para construir um projeto, alguns mais ecológicos do que outros.

As medidas do projeto determinam a profundidade da vala ou a altura da pilha.

Peças de concreto ou pré-fabricadas são usadas para construir a fundação de uma casa.

A armadura é colocada no rotor.

O estator e outras peças são montados e o conjunto é conectado à fonte de alimentação principal.

Técnica construtiva.

estaca
Estaca: técnica construtiva. Pinterest

Vincule a estrutura com o edifício.

Após a festa, o local precisa ser limpo.

É necessária uma análise minuciosa do solo.

O tipo de solo e os pesos a serem suportados devem determinar a escolha da fundação.

Um modelo é usado para determinar o centro da fundação.

A capacidade de saltar alto e realizar manobras é crucial no skate de rua.

Durante o processo de construção, deve-se tomar cuidado para evitar que o solo desmorone.

Material de alta qualidade é usado na fabricação deste produto.

Por fim, o que achou sobre as informações sobre estaca?

Saiba mais aqui sobre termos técnicos mais usados na Arquitetura e Engenharia.

Abraços!

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.
pacote formação engenharia