A decoração vintage é uma tendência de decoração que se baseia no uso de peças antigas e vintage para compor um ambiente elegante e sofisticado. Essa tendência surgiu na década de 1990 e vem ganhando cada vez mais popularidade nos últimos anos.

A decoração vintage é ideal para quem busca um estilo clássico e elegante, com toques de personalidade e originalidade. Além disso, é uma forma de resgatar objetos que foram esquecidos ao longo do tempo e dar-lhes nova vida.

———— PUBLICIDADE ————

Como incorporar a decoração vintage na minha casa ou apartamento?

Existem diversas formas de incorporar a decoração vintage na sua casa ou apartamento. Aqui estão algumas dicas para ajudá-lo a obter o look vintage que você deseja:

———— PUBLICIDADE ————

Móveis vintage

Os móveis vintage são o elemento-chave da decoração vintage. Eles podem ser encontrados em feiras de antiguidades, lojas de móveis vintage ou em sebos. Escolha móveis de boa qualidade e em bom estado, para garantir que eles durarão por muitos anos.

Objetos de decoração

Além dos móveis, outros objetos de decoração, como quadros, lampadas, relógios antigos e objetos de cerâmica, também são importantes para criar o look vintage. Escolha peças que sejam apropriadas para o tamanho do seu ambiente e que combinem com o estilo de decoração que você deseja.

———— PUBLICIDADE ————

Cores

As cores são uma parte importante da decoração vintage. Escolha cores que sejam apropriadas para o período que você está buscando emular, como o verde escuro, o azul-marinho e o marrom escuro. Essas cores são clássicas e elegantes e ajudarão a criar o look vintage que você deseja.

Acessórios

Os acessórios também são uma parte importante da decoração vintage. Escolha itens como cortinas, tapetes, almofadas e cobertores que combinem com o estilo vintage que você deseja. Esses itens ajudarão a complementar a decoração e a criar um ambiente acolhedor e confortável.

Fundamentos do estilo retrô:

Antes de falar sobre os fundamentos do estilo vintage, é importante esclarecer a diferença com o estilo retrô.

Os dois termos são usados, mas não são a mesma coisa.

———— PUBLICIDADE ————

Vintage vs Retrô

Vintage vs Retrô

Vintage refere-se a itens feitos nos há anos, não atingindo a categoria de antiguidade, e que nós adaptamos às necessidades do presente para incorporá-los à decoração da nossa casa.

O estilo retrô, por outro lado, é usar itens feitos agora, mas imitando modelos do passado.

O sucesso de um estilo ou outro depende obviamente do gosto, mas também do poder de compra das pessoas.

Características do Vintage

Características do Vintage

Ao contrário de outros estilos, o estilo vintage se caracteriza por ter um espaço confortável e romântico. As cores principais são tons claros como o branco, mas também existem tons pasteis;

Sem dúvida, este estilo é caracterizado por estampas, especialmente estampas florais. Esses padrões podem ser vistos em almofadas, estofados, cortinas e papel de parede;

Quando se trata de móveis vintage, destacam-se aqueles com curvas, dos anos 70-80. Eles geralmente são escuros, contrastando com tons mais claros e suaves;

Lustres de cristal, espelhos com molduras vitorianas, ovais, retangulares ou caixas de madeira são elementos-chave desse estilo.

Conclusão:

A decoração vintage é um estilo de decoração que busca recriar ou homenagear o estilo de épocas passadas, geralmente dos anos 1920 a 1970.

É caracterizada pelo uso de peças antigas, móveis retrô, objetos de decoração com estilo antigo e um ar nostálgico.

A decoração vintage é uma forma de incorporar elementos clássicos na decoração atual, dando um toque de elegância e sofisticação ao ambiente.

Alguns elementos comuns incluem móveis de madeira escura, tecidos florais, objetos de vidro e cerâmica, além de adornos metálicos.

O estilo vintage é versátil e pode ser adaptado a diferentes tipos de interiores, desde um apartamento pequeno até uma grande casa.

É importante equilibrar o uso de elementos vintage com peças contemporâneas para evitar um ambiente excessivamente antigo ou fora de moda.

Gostou das dicas de decoração vintage para sua casa?

YouTube video

Então, não deixe de acompanhar nosso blog, muitas dicas incríveis diariamente. Separamos as melhores dicas e tendências do momento para sua casa ficar linda!

Esperamos que essas dicas sejam muito úteis e que utilizem muito essas ideias preciosas.

Até!

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.