Como usar madeira de demolição na decoração de interiores?

Madeira de demolição – Como usar na decoração de interiores?

Madeira de Demolição  é o termo utilizado para a madeira reutilizada obtida através de demolições de antigas construções que podem ser encontrada em edifícios antigos, como casarões, galpões ou armazéns já desativados.

Devido a sua apresentação mais elegante, atualmente tais peças passaram ser caracterizadas por sua apresentação nobre. A Madeira de Demolição confere ao projeto uma nova cara, através de um novo conceito no design o naturalista/minimalista.

———— PUBLICIDADE ————

YouTube video

Pode-se dizer que ela agrega ao projeto muito mais valor e informação de design, com mais originalidade até que em materiais mais nobres utilizados em dia no mercado da construção civil.

———— PUBLICIDADE ————

Veja nesta imagem um exemplo de Peroba Rosa em sua forma original:

Madeira de demolição - Como usar na decoração de interiores?
Como usar madeira de demolição? Descubra!  Foto: Madeiradedemolicao.com

O que é Madeira de Demolição?

A Madeira de Demolição é obtida através da extração de peças em processo de demolição a qual é realizada através de empresas especializadas.

A extração é realizada com o devido cuidado durante o desmonte, para evitar danificar as peças. Através desse processo pode-se conseguir ótimas peças para a utilização em revestimento de pisos, como assoalhos e ainda as vigas de madeira para reaproveitamento.

Além da sua apresentação diferenciada podemos utilizá-la na fabricação de móveis que quando repaginados criam um conceito diferenciado na edificação.

———— PUBLICIDADE ————

As possibilidades de uso de madeira de demolição são quase infinitas, pois esse material pode ser utilizado em vários estilos decorativos.

Podemos utilizá-la em portas e janelas, em painéis e até mesmo em revestimentos de superfícies, podemos-se ainda ser usado para produzir estantes de livros, escrivaninhas, cabeceiras, mesas de centro e outros móveis.

Alguns exemplos de móveis produzidos em Madeira de Demolição:

Madeira de demolição - Como usar na decoração de interiores?
Como usar madeira de demolição? Descubra! Foto: Pinterest Celeiro Mineiro Rústico

 

Madeira de demolição - Como usar na decoração de interiores?
 Foto: Pinterest A casa que a minha vó queria

 

Madeira de demolição - Como usar na decoração de interiores?
Como usar madeira de demolição? Descubra!  Fonte:  Pinterest A casa que a minha vó queria.

Sua utilização tornou-se tão valiosa, não apenas pela própria peça, mas principalmente pela forma como ela foi aplicada. Quando bem utilizada ela torna-se praticamente uma peça de obra de arte, pois como as peças geralmente são únicas elas geram mais valor agregado tornando-as ainda mais especiais.

Quais os tipos de Madeira de Demolição?

Os tipos mais comuns são: Jacarandá, Cerejeira, Carvalho, Peroba Rosa, Ipê, Perobinha do Campo e Pingo de Riga.

Quanto mais velha a madeira mais durável e mais valiosa ela se torna, principalmente pelo fato dela já ter passado pelo processo de cura e deformação, pois ela já passou do tempo de criar envergaduras e empenas. Outro benefício é que ela resiste à cupins e às intempéries pelo mesmo motivo.

A madeira de demolição é um material que pode agregar valor a qualquer tipo de projeto. Além da durabilidade, uma das vantagens mais interessantes é a exclusividade. Cada peça possui uma ranhura e marcas exclusivas, agregando mais valor ao material. Devido a esse histórico, ele é usado principalmente para projetos de alto padrão, devido ao seu alto custo, pois o custo da retirada da madeira é o dobro da madeira comum.

Como é realizada a Extração e o tratamento da madeira?

1. Limpeza: Primeiro realiza-se a limpeza das peças para evitar danificar a peça para isso utilizam-se água, mas com cuidado para não poderem danificar a madeira. Nunca utilizando de produtos químicos que podem danificá-la.

2. Padronização de peças: as peças são então aplainadas com as mesmas espessuras para criar um certo padrão.  A partir daí que elas são cortadas em formatos comerciais.

3. Quanto ao acabamento: pode ser mais rústicas ou mesmo pintadas, podendo ser com acabamento em tinta, verniz ou cera, o que tornará a aparência da madeira mais refinada sem perder seu aspecto natural.

Não há dúvidas de que a Madeira de Demolição é um material de excelente custo-benefício quando bem aplicado. Para garantir essas vantagens, é importante saber onde comprar madeiras de demolições, pois alguns fabricantes podem até vender materiais falsificados.

A falsa Madeira de Demolição

Devido a grande procura de peças antigas já podemos encontrar no mercado a chamada Falsa Madeira de Demolição que imita o conceito de pesas antigas, mas sem seu conceito e originalidade de peças. Algumas são pintadas com os mais diversos tipos de tinta para dar o “efeito” de madeira antiga.

Você encontra Madeira de Demolição em lojas especializadas, mas verifique sempre se a empresa pode atestar a origem do material. Como não existe uma legislação oficial sobre esse tipo de comercialização, muitos fornecedores vendem madeira nova com aparência desgastada.

Muito cuidado para não adquirir tais peças, pois o valor visual delas passam longe do real valor de uma peça de original peneirada em antigas construções. Antes de finalizar sua compra pela internet, por exemplo, peça ao vendedor para visitar o estoque de onde elas estão armazenadas para checar se são mesmo materiais antigos.

Veja nesta imagem um exemplo de Madeira de Demolição Falsificada:

Como usar madeira de demolição? Descubra!
 Foto: Prepona Info

Madeira de Reflorestamento x Madeira de Demolição?

A Madeira de Demolição é encontrada em edifícios antigos, como casarões, galpões ou armazéns já desativados e novas peças são criadas a partir da sua reutilização, e pode ser considerada um material é sustentável, pois esse reaproveitamento de peças em demolição desestimula a exploração de árvores nativas.

Já a madeira de reflorestamento é obtida através do replantio de árvores já plantadas e destinadas à extração posterior com diversas finalidades. A empresa Melhoramentos é uma dessas  empresas que produzem madeira para diversos fins através do seu replantio, assim como a Madeira de Demolição a Madeira de Reflorestamento é uma solução sustentável para as novas demandas do mercado na construção civil e também fora dela.

Veja nesta imagem um exemplo de Madeira de Reflorestamento:

Como usar madeira de demolição? Descubra!
 Foto: Potencial Florestal

Como utilizar a Madeira de Demolição?

Na postagem de hoje, você verá alguns exemplos com inspirações de aplicação prática da Madeira de Demolição para o seu projeto!

Veja que incrível ficou a utilização do material como revestimento de paredes e pisos:

Como usar madeira de demolição? Descubra!
Foto: Madel.com.br

 

Como usar madeira de demolição? Descubra!
 Foto: Três Irmãos Demolidora

 

Temos visto o uso cada vez mais frequente desse tipo de madeira em Caixilhos como portas e janelas, veja que simples e original.

Como usar madeira de demolição? Descubra!
Fonte: Tuacasa.com.br
Como usar madeira de demolição? Descubra!
Foto: arkpad.com.br              

Confira mais opções de mobiliário que utilizaram projetos em madeira de demolição aqui:

Madeira de demolição - Como usar na decoração de interiores?

Madeira de demolição - Como usar na decoração de interiores?

Madeira de demolição - Como usar na decoração de interiores?

Madeira de demolição - Como usar na decoração de interiores?

Madeira de demolição - Como usar na decoração de interiores?

Madeira de demolição - Como usar na decoração de interiores?

madeira6

madeira3

Madeira de demolição - Como usar na decoração de interiores?

E aí, gostou do artigo sobre como usar madeira de demolição?

Então compartilhe com os amigos!

Em fim, não se esqueça de me deixar saber nos comentários o que você achou do artigo.

Até a próxima dica!

Você quer ver dicas de decoração?

Não deixe de visitar a categoria Decoração e redecore sua casa com bom gosto e sem gastar muito!

YouTube video

►Veja mais dicas:

Quer mais dicas então confira alguns dos nossos artigos sobre:

► Siga-nos nas redes sociais:

Além disso, confira nossas redes sociais:

Até o próximo artigo!

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.