Home > Design de Interiores > 8 dicas de como projetar um lavabo de arrasar

8 dicas de como projetar um lavabo de arrasar

///
Comments are Off

Projetar um lavabo bonito e funcional muitas vezes não é tão difícil como imaginamos. Com a infinidade de opções de recursos, objetos de decoração e utensílios que temos no mercado é possível fazer muito com pouco.

No entanto para criar um ambiente que realmente inspire admiração é preciso um pouco mais de transpiração. É preciso, claro, investimento.

Por isso neste artigo vamos falar sobre como projetar lavabos, especificamente de apartamentos, o cartão de visitas da sua casa. Tenha um lavabo lindo para chamar de seu e impressionar seus convidados com estilo.

Localizado estrategicamente próximo ao hall de entrada, temos como definição de WC (Wather Closet) um pequeno ambiente fechado com acesso a água para realização de pequenas higienes pessoais.

Definição fria e sem graça, não é verdade!

O lavabo na verdade geralmente é o menor cômodo dentro de uma edificação, e como seu uso é destinado às visitas, sempre caprichamos para agradar os nossos convidados.  É o ambiente onde seu convidado pode se sentir confortável para admirar os detalhes da decoração sem ser pego de surpresa caído de admiração.

Se o assunto interessou fique ligado!

8 dicas de como projetar um lavabo de arrasar

Layout

Sabemos que em um lavado a circulação é realmente mínima, não há muito o que se fazer quanto a sua arquitetura, principalmente quando se trata da reforma de um apartamento.

Mas em alguns casos, uma ou duas interferências já são suficientes para dar um ar de personalidade a esse cantinho tão querido em nossa casa.

Encontramos frequentemente projetos de reforma para apartamentos que apresentam apenas o básico do básico:

Imagem 1: O lavabo antes e depois. (3D from Max)

Um tampo de pia, uma cuba e os revestimentos de piso, claro que tudo de gosto meio duvidoso (imagem do antes)… e é nesse modelo de apartamento que vamos mostrar para vocês algumas ideias para tornar seu lavabo frio e cálido em lavabo digno de aplausos.

A primeira opção de projeto adotada foi a possibilidade de alterar o ponto de saída da bacia sanitária. Nesse caso em apartamentos é preciso pedir a autorização do vizinho do apartamento de baixo para que este permita que você acesse o forro do banheiro dele, já que a rede hidráulica do seu lavabo passa em cima do lavado dele.

Uma vez que isso é possível, tudo fica lindo!

A mudança do ponto do esgoto promove um ganho de área de bancada assim garantimos um layout mais amistoso aos olhos de quem adentra o ambiente.

Imagem 2: Modelo de Lavabo a ser reformado

Contudo, se isso não for possível, ou seja, se não for permitida a mudança de ponto da bacia, o que infelizmente foi o nosso caso, tivemos que trabalhar com o que nos foi permitido fazer, continuar com o layout inicial que apesar dos percalços não foi de todo ruim…

 

Imagem 3: Lavabo durante a reforma

A vantagem principal de mudar o ponto de saída da bacia sanitária para frente da porta era de se ganhar uma maior área de bancada com um bom espaço para distribuir elementos de decoração, por exemplo. Nesse caso um belíssimo kit de utensílios para lavabo daria aquele lindo toque de organização no ambiente.

Acabamento – texturas e materiais

Sabe aquele banheiro clarinho que sempre pensamos para o banheiro principal da nossa casa?

Esqueça!

Se você curte uns tons mais escuros no lavabo você pode usar e abusar de texturas escuras, por exemplo. Claro que sempre com muito equilíbrio. Apesar de ser um ambiente de curta permanência pelo usuário, a experiência tem que ser agradável.

Um tom mais escuro para o lavabo proporciona um ar mais intimista e sofisticado. Acabamentos em madeira e revestimentos texturizados de efeito 3D, também são sempre bem vindos nesses ambientes. Contudo é necessário ter muito cuidado para não carregar demais!

E quanto ao piso?

Está cada vez mais em uso adotar o piso da sala como o piso do lavabo, pois  proporciona unidade e agrega design ao lavabo. É como se a sala nos convidasse a conhecer o lavabo.

Imagem 4: utilizando diferentes texturas no banheiro

Design

É Na hora de escolher louças e metais que eles mais aparecem!

Bacias sanitárias minimalistas com linhas retas e assentos sanitários tecnológicos valorizam em muito o ambiente.

Imagem 5: Exemplo de bacia sanitária

Os metais então… são a cereja do bolo!

Utilizamos o modelo de torneira Polo da Deca de bancada, mas está muito na moda utilizar torneiras de parede, ambas são lindas.

Imagem 6: Torneira Polo Deca

É muito importante escolher a torneira correta com as dimensões compatíveis com a cuba da pia para que esta não acabe ficando pequena, curta ou grande demais. As empresas de louças e metais sempre fornecem as dimensões técnicas em seus catálogos on-line. certifique-se que o modelo escolhido tenha o tamanho ideal antes de finalizar a compra.

Imagem 7: Desenho Técnico Torneira Polo Deca

Bancada

Não é preciso nem falar que a bancada do lavabo deve ser bem trabalhada tanto na forma como no material.

No nosso lavabo projetamos uma bancada com a cuba esculpida em Corian branco com o detalhe em vidro.

Não dá pra dizer que não ficou bom, mas poderia ter ficado maravilhosa se o vizinho de baixo tivesse permitido o acesso ao forro, assim teríamos trocado o ponto da bacia de lugar, a bancada seria maior e o layout seria encantador…

.

Imagem 8: Detalhe da Cuba (3D from Max)

Espelho

No caso desse lavabo além do espelho principal optamos por revestir a parede com um espelho marrom mais fosco em todo o lavabo. Esse foi o ponto alto do projeto, pois juntamente com o barrado zebrado em MDF na altura da pia para baixo, conferiu um ambiente ainda mais intimista ao ambiente.

Nicho

Quer deixar seu lavabo ainda mais bonito?

Nicho!

Os nichos tem o incrível poder de esticar o tamanho do seu lavabo.

Um lavabo com uma decoração embutida na parede e uma iluminação direcionada deixa o ambiente ainda mais agradável.

Só confira antes de quebrar se a parede não tem função estrutural, pois aí, nesse caso: NEM PENSE EM QUEBRAR!!!

 

Imagem 9: Nicho (3D from Max)

Iluminação

Uma boa iluminação sobre a bancada é primordial, principalmente se o lavabo tiver essa pegada mais intimista; iluminação sob e sobre o espelho dão um efeito super bonito.

E claro, a Iluminação direcionada do nicho também é importante, pois dá destaque aos pequenos detalhes da decoração.

Enxoval

Um lavabo elegante desse merece um enxoval de acordo, não é mesmo?

Abuse das toalhas de rosto, sabonete liquido, sachês ou aromatizadores que são sempre bem vindos. O feng shui também agradece!

Imagem 10: Enxoval

Imagem 11: Kit lavabo

Imagem 12: projeto completo do lavabo

Se você curtiu essas dicas e adora um quebra-quebra, confira o artigo que preparei sobre as 13 etapas de uma reforma de um apartamento.

Tenho certeza que podem te ajudar muito caso esteja pensando em fazer uma reforma de grande porte.

Bons projetos!