Layout de Escritório – 4 modelos para você adotar!

5/5 - (1 voto)

Layout de Escritório - 4 modelos para você adotar!

Layout de Escritório — 4 modelos para você adotar na sua empresa!

Você já se perguntou como o layout de escritório pode ajudar a aumentar a eficiência da sua empresa?

Então confira neste artigo algumas opções de Layout de escritório e veja como cada um deles pode funcionar melhor para sua empresa!

O que é um Layout?

Layout são os lugares, espaços e arranjos de todos os principais componentes de seu projeto. Também pode ser referido como o plano ou projeto.

Este documento é um desenho em escala que mostra os locais propostos, tamanhos e relações entre os elementos de seu projeto.

O objetivo principal de um layout é estabelecer como os edifícios e o espaço aberto serão configurados em um local de construção ou dentro de uma área urbana, ou rural.

Um layout serve como base para documentos de construção tais como planos arquitetônicos e detalhes estruturais, especificações de sistemas mecânicos, planos de instalação de utilidades e planos paisagísticos.

Agora que definimos o que é o termo Layout, vejamos como aplicá-lo na elaboração de um projeto de escritório!

Layout de Escritório - 4 modelos para você adotar!

Layout de Escritório — 4 modelos para você adotar na sua empresa!

Algumas pessoas pensam que basta ter um espaço agradável para trabalhar e receber clientes, mas a verdade é que, se o layout de escritório não for adequado ao usuário e ao sua categoria de empresa, será difícil obter resultados positivos no dia-a-dia.

Isso porque sem um layout de escritório adequado, não há ergonomia.

A ergonomia esta diretamente relacionada à qualidade que o colaborador trabalha o que afeta a produtividade e organização do espaço de trabalho e pode afetar o desempenho de toda a empresa.

Detalhes como a disposição da plataforma de trabalho, a disposição dos documentos, a distinção entre salas de reuniões formais e salas de reuniões informais podem garantir a eficiência de cada departamento, e uma boa divisão de departamentos favorece muito a comunicação entre os colaboradores.

Confira também:  Prateleiras de cozinha aberta - Tenha em sua casa!

1 — Escritório tradicional

Layout de Escritório - 4 modelos para você adotar!

O conceito tradicional se revela através de um layout por hierarquias, onde a montagem do escritório é estabelecida a partir do cargo exercido pelo ocupante da mesa.

Publicidade - OTZAds

O importante nesse modelo de escritório é não dificultar o acesso das pessoas.

Quanto mais direta for a ação, mais eficiente será o atendimento.

Para melhorar o acesso é importante escolher bem os móveis e elaborar uma boa disposição entre eles.

Neste modelo encontramos espaços fechados por divisórias e/ou paredes, aonde cargos mais elevados possuem salas demarcadas; salas de reuniões são mais escondidas; cada estação de trabalho corresponde a uma demarcação muitas vezes delimitada por biombos; dependendo do cargo, há distinção de cadeiras; e todo o layout segue um raciocínio linear.

2 — Escritório modular:

Layout de Escritório - 4 modelos para você adotar!

Esse layout de escritório é divido em espaços particulares para os colaboradores.

Essas divisões também incluem um espaço de atendimento, onde a principal atribuição é distribuir os clientes e visitantes de acordo com o interesse deles.

Nesse caso, é importante optar por mobiliário corporativo menores para facilitar a mobilidade, pois a tendência é que o espaço seja pequeno.

3 — Escritório Landscape:

Escritório landscape

É um conceito moderno e dinâmico de escritório.

Os espaços são amplamente utilizados, mesmo que sua única função seja decorativa.

O termo “landscape” ou “paisagem” nesse modelo de layout de escritório significa dizer que a estética é muito importante.

É recorrente encontrarmos o conceito biofílico e também neuro arquitetônico neste modelo, além disso, os espaços são flexíveis e orgânicos.

4 — Escritório plano:

Escritório plano

Este é um modelo totalmente aberto. Não existem divisões por paredes ou modulares.

Publicidade - OTZAds

O acesso aos atendentes é bastante flexível e a hierarquia de cargos fica diluída no espaço, sem necessariamente uma demarcação.

Confira também:  Tv com ou sem suporte?

A comunicação nesse ambiente é prática e eficiente, mas, em contrapartida, as conversas paralelas podem dificultar a compreensão, por isso é necessário um bom projeto acústico para minimizar estes efeitos.

Pelo fato de um colaborador ter acesso direto ao outro na necessidade de um esclarecimento, não precisa se deslocar de ambiente, o que otimizará o tempo.

E aí, gostou do artigo sobre Layout de Escritório — 4 modelos para você adotar!

Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Quer mais dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:

Deixe um comentário