O que é AutoCAD – O que as versões têm em comum?

O que é AutoCAD - O que as versões têm em comum?
O que é AutoCAD – O que as versões mais recentes têm em comum?

É programa pioneiro no mercado de programas para arquitetos e também para os demais profissionais da construção civil, o AutoCAD é ainda muito utilizado na grande maioria dos escritórios de arquitetura.

Sua excelência na qualidade final na apresentação de projetos é um dos fatores que ainda o mantêm no topo da lista dos programas mais procurados por quem está ingressando na área.

Atualmente é muito conhecido como o Primeiro Programa do Aluno Arquiteto, pois ele é o ‘software’ “porta de entrada” para o mundo da Arquitetura devido a sua facilidade e praticidade na elaboração de desenhos técnicos.

———— PUBLICIDADE ————

Aulas de programas para arquitetura integram a grade curricular de muitas faculdades e universidades do Brasil, contudo são poucas que conseguem com eficiência ensinar ao aluno o mínimo necessário para elaboração de seus próprios projetos, o que as obriga a buscar por cursos extracurriculares.

O que é AutoCAD – O que as versões têm em comum?

O AutoCAD é um software desenvolvido pela empresa Autodesk, voltado para a criação de desenhos e modelagem em 2D e 3D.

———— PUBLICIDADE ————

É um programa que revolucionou a tecnologia no ramo da engenharia e design já em meados de 1982, quando os computadores ainda não desempenhavam tantas funções como hoje em dia.

A sigla CAD, que está presente no nome AutoCAD, significa “computer aided design”. Traduzido para a língua portuguesa significa “desenho auxiliado por computador”. Foi a revolução quando surgiu, isso modificou o modo de trabalho de diversos profissionais e, conforme passam os anos, adquire mais usuários.

O programa existe de diversas maneiras, seja em um modo mais leve, como a versão AutoCAD LT, ou aplicações específicas para o ramo escolhido, por exemplo, para engenharia civil ou mecânica. O site da Autodesk disponibiliza todas as informações e variações do software.

———— PUBLICIDADE ————

Como funciona o AutoCAD?

O AutoCAD funciona basicamente como uma ferramenta para desenho e modelagem em 3D, sendo assim muito utilizado para quem trabalha com esse mercado, pois é muito importante apresentar seus modelos em três dimensões.

Existem dois tipos diferentes de AutoCAD, onde um pode ser adquirido como profissional da área, ou como estudante. Cada versão possui algumas funcionalidades específicas. Os estudantes de cursos como arquitetura e engenharia, possuem matérias na faculdade que tratam exclusivamente de como utilizar o programa.

———— PUBLICIDADE ————

Claro que existem outros programas parecidos no mercado, mas o AutoCAD segue sendo o mais importante e mais utilizado.

Existem diversas versões do programa e a cada ano é lançada mais uma, mas atualmente, as principais e mais utilizadas são do ano de 2014 e 2015. Neste artigo, serão apresentadas algumas informações para você poder escolher a melhor para o seu uso.

O que as versões dos programas têm em comum?

As versões posteriores são sempre fabricadas para adicionar melhorias às anteriores, novas funções ou retirar as operações que não são mais necessárias. Assim, há grandes semelhanças sempre, pois não deixam de ser uma continuação do que já está presente e com melhorias disponíveis.

Contudo, são coisas a variar segundo os gostos de cada pessoa. Às vezes não são necessários fazer uma mudança de versão para cumprir as necessidades do usuário.

TEMPLATE AutoCAD - Aprenda a desenvolver o seu!
Para saber mais sobre como salvar seu template pessoal Clique aqui! 

Não existe somente um AutoCAD!

Também é importante saber não haver somente um tipo de AutoCAD. Mesmo na versão 2014, há diversos outros tipos, como a versão LT que trabalha apenas com desenhos em 2D e necessita de configurações mais simples por parte do computador.

Os “Add On’s” são o que diferencia basicamente estes tipos de AutoCAD. Essas aplicações servem para adicionar ferramentas específicas para diferentes tipos de usuários, como, por exemplo, para engenheiros elétricos, mecânicos e civis.

como desenhar no autocad
Confira as boas práticas de elaboração de desenho arquitetônico no AutoCAD, clique aqui!

Isso contribui para melhorar o seu trabalho, além de tornar melhor o estudo das suas atividades profissionais.

Então, podemos usar uma versão mais antiga?

Podemos dizer que sim!

O que concluímos basicamente é que o AutoCAD 2015 é uma bela opção para quem trabalha nas áreas de atuação que o software abrange, principalmente para quem recém está iniciando no ramo.

A interface foi melhorada quando comparada às versões anteriores e seus requisitos mínimos de funcionamento mais leves, tornando assim seu uso bem mais fácil. Além de ser mais fácil de se encontrar e com preços mais acessíveis para quem está buscando apreender.

O AutoCAD 2015 pode ser uma ideia excelente para contribuir com o seu aprendizado, tanto no uso do programa para versões posteriores, quanto para o profissional, onde tornará seu trabalho muito melhor apresentados e com uma qualidade única.

Independente de versão você pode aprender a aprovar seu projeto de prefeitura com esse curso que mudará em definitivo como você produz os seus desenhos de Arquitetura!

E aí, gostou do artigo sobre O que é AutoCAD – O que as versões têm em comum?

Esse conhecimento e muitos outros fazem parte do meu curso de AutoCAD Projetos de Prefeitura, onde além de aprender a desenhar você aprenderá a desenvolver projetos de arquitetura e prefeitura de forma muito fácil e profissional, INCLUINDO como plotar no AutoCAD e principalmente como trabalhar com escalas corretamente!

YouTube video

Confira também este módulo do nosso curso voltado para o aluno que deseja aprender a criar um projeto completo, com plantas baixas, cortes, fachadas de maneira rápida e sem aplicar as técnicas de aprovação de prefeitura, no caso de estudantes de arquitetura.Como inserir Imagem no AutoCAD - Coloque foto no seu projeto!

Curso de AutoCAD Projetos de Prefeitura – Aprenda mais do que só um programa! Clique aqui para saber mais!Com ele será possível desenvolver os projetos de estudo da faculdade incluindo o TCC, veja o video acelerado do que você aprenderá:

YouTube video

 

curso de autocad completo
Curso de AutoCAD completo profissional – Clique para ver mais!

Se este artigo te ajudou em seus estudos, então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Mimos da A Arquiteta para você!

Em meu portal de treinamento on-line separei para você vários dos meus cursos gratuitos para quem quer aprender a decorar ou até usar programas para criar seus projetos, seja de interiores, de edificações, e-books e muito mais.

Basta clicar neste link e começar a estudar.

Além disso, eu gostaria de conhecer mais sobre você. Você é um entusiasta decorador, ou até um profissional de Arquitetura? Clique aqui, responda estas poucas perguntas e ganhe um presente meu que adorará  muito!

Quer mais dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:

YouTube video
Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.