Home > Mundo Arquitetura > Texturas de alta resolução para renderizações arquitetônicas

Texturas de alta resolução para renderizações arquitetônicas

/
24 maio 2019
//

A renderização revolucionou a forma como as ideias são apresentadas na arquitetura. Isso acontece porque é por meio dela que um projeto ganha vida na visão dos clientes. Afinal, nem sempre foi fácil fazer com que eles entendam tudo aquilo que o arquiteto idealizou. Nesse sentido, uma “carta na manga” é ter texturas adequadas para fazer as renderizações ficarem mais realistas.

Uso de texturas na renderização

Basicamente, a renderização consiste em gerar uma imagem que seja mais realista. É o acabamento dado ao modelo 3D que o torna mais próximo do real. Porém, pode ser um problema quando você não tem uma textura adequada para representar as coisas como arquitetou na sua cabeça.

O site texture.com traz um grande banco de dados com texturas de alta resolução. Elas podem ser usadas em renderizadores como SketchUp, 3d Studio Max, Blender, Maya e vários outros. Os arquivos são gratuitos, mas você só pode fazer o download de até 15 deles por dia. Caso contrário, é preciso pagar uma assinatura do site. A seguir você confere algumas texturas oferecidas pelo site:

Concreto:

Há mais de 2.000 texturas só para concreto (o que equivale a mais de 130 dias de download de arquivos). As opções envolvem concreto sujo, esburacado, com vazamento, com musgo, com pintura gasta, danificado cru, novo, etc. Opções não faltam.

texturas

Imagem: architizer.com

Tijolo:

Há uma extensa variedade de texturas de tijolo, alcançado praticamente todos os gostos, de amarelo a vermelhos e cor de terra. Alguns possuem hera, grafite, musgo, aparência envelhecida e muito mais.

texturas

Imagem: architizer.com

Metal:

As texturas de metal envolvem galvanizadas, corrugadas, sucata, enferrujado, arranhado, pintado, com vazamento, contêineres, portas de enrolar,  e mais.

texturas

Imagem: architizer.com

Madeira:

As opções de textura de madeira vão de bambu, casca de árvore e rústica até materiais mais trabalhados, como madeira fina e compensada. Há, ainda, uma categoria de madeira carbonizada.

texturas alta resolucao arquiteta 3 - Texturas de alta resolução para renderizações arquitetônicas

Imagem: architizer.com

Referência: Architizer.

Você também pode gostar de
A menor casa de Londres usa móveis flexíveis de madeira compensada para maximizar o espaço
vray
10 Vantagens no uso do VRay para a Arquitetura
maquete eletrônica
Maquete Eletrônica – Guia Definitivo
As 10 casas mais famosas e icônicas da história da arquitetura [PARTE 2]