Receitas de Limpeza com Limão - Além de limpo, cheiroso!
Limpeza pesada com Limão – Além de limpo, cheiroso!

Limpeza pesada com Limão – Além de limpo, cheiroso!

Receitas de Limpeza com Limão, confira 15 dicas para economizar em produtos de limpeza no supermercado! Chega de sofrer limpando a casa, afinal, passar mais tempo com a família é muito mais interessante, não é mesmo?

———— PUBLICIDADE ————

No artigo anterior compartilhei com vocês o artigo Chega de esfrega, esfrega com 15 Receitas de Limpeza com Vinagre, e o artigo 8 Receitas de Limpeza com Bicarbonato de Sódio, o sucesso do artigo foi tanto, que hoje compartilharei com vocês mais 15 Receitas de Limpeza utilizando o Limão, para você continuar firme e forte na missão de economizar o seu rico dinheirinho em produtos de limpeza!

Afinal, como já disse anteriormente, é melhor investir nosso dinheiro em coisas mais interessantes do que gastar horrores com produtos de limpeza, não é mesmo?

limão é um fruto muito conhecido em nosso Brasil, em sucos ele pode limpar o organismo e eliminar as toxinas existentes em nosso sitema.

É uma fonte significativa de vitamina C, e por isso muito antioxidante, que auxília no reforço do nosso sistema imunológico, ajuda na prevenção de doenças e ainda a prevenir o envelhecimento mas o que você talvez não saiba é que:

———— PUBLICIDADE ————

O limão é um excelente coadjuvante na realização da faxina da nossa casa!

Por isso, confira neste artigo, 15 dicas de como usar o Limão na limpeza da sua casa:

Receitas de Limpeza Pesada com Limão — Como economizar em produtos de limpeza?

Nada como chegar em casa e encontrar a casa limpa, mas o que quase ninguém gosta ou tem muito tempo para se dedicar é em uma faxina pesada!

———— PUBLICIDADE ————

Por isso quando vamos ao supermercado, acabamos investindo caro em produtos de limpeza que prometem, desengordurar, remover manchas ou dar brilho com o menor esforço possível.

Limpeza pesada com Limão - Além de limpo, cheiroso!
Receitas de Limpeza com Vinagre – Chega de esfrega, esfrega!

Contudo, esses produtos nunca são muito baratos. Há muitas opções de marcas que prometem tudo e nem sempre cumprem exatamente a proposta, ou ainda, acabamos comprando muitos produtos, um para cada função.

Agora imagine se você pudesse encontrar um único produto que pudesse realizar o máximo funções na limpeza da sua casa, investindo pouco e com um resultado que não deixa nada a desejar quando comparados aos produtos de limpeza do supermercado?

———— PUBLICIDADE ————

Então você precisa conhecer o Limão…

Pare! Você quer ver dicas de decoração?

Não deixe de visitar a categoria Decoração e redecore sua casa com bom gosto e sem gastar muito!

Como usar Limão na limpeza pesada da casa?

Se a vida te der um limão, faça uma faxina!

Assim como o vinagre e o bicarbonato de sódio, o limão também pode se tornar um forte aliado na hora da realização da faxina nossa de cada dia!

Não é de hoje que o Limão foi adotado como um produto de limpeza e está sendo cada vez mais utilizado na faxina doméstica, pois ele tem o poder de tirar manchas e higienizar a casa, remover a gordura, combater bactérias e fungos.

A composição do limão é formada por ácido cítrico, com um ph que varia de 2,69 a 3,03, o faz com que ele seja o responsável por desinfetar, esterelizar e promover uma limpeza profunda de superfícies, tapetes, banheiros, cozinhas e até mesmo na lavagem de roupas sem causar danos as peças.

Limpeza pesada com Limão - Além de limpo, cheiroso!
Limpeza pesada com Limão – Além de limpo, cheiroso!

Barato e ecologicamente correto, assim como vinagre, o limão é um bactericida muito eficaz contra mau odores e manchas em geral e pode fazer milagres na limpeza das suas roupas e da sua casa, deixando ainda a casa com um cheirinho maravilhoso no ar!

Quando misturado à água ou em alguns casos utilizado puro, ele é capaz de dissolver tanto a gordura da área da cozinha, como banheiros, churrasqueiras, e até mesmo remover manchas na lavagem de roupas.

Por isso ele pode substituir muitos dos produtos caros de limpeza que compramos no supermercado, sem contar que ele é muito barato.

Até a publicação desta matéria, encontramos 12 unidades da fruta por um preço bem em conta, chegando a ser encontrado no valor médio entre 2 a 4 reais a dúzia.

Cansado da desordem nos armários? Que tal organizar?

Com este passo a passo você conseguirá organizar o seu ambiente eficazmente, otimizando e deixando os espaços funcionais.

Aprenderá desde o início do processo da organização, passando pela (auto) análise, até o que se deve guardar em gavetas, o que pendurar em cabides, como organizar os diversos acessórios, entre outros.

curso de organização closet

Curso de organização closet  por HARMONIZATTA

Incluímos fotos para te ajudar em todo o processo da organização, com o uso de organizadores próprios, pois além de deixar tudo em ordem, eles trazem facilidade e otimização para os espaços.

ORGANIZAÇÃO não é luxo e sim QUALIDADE DE VIDA!

Qual limão utilizar: Siciliano, Galego, Rosa ouTaithi?

Há algumas variedades de limões disponíveis no mercado e cada um tem a sua função na culinária.

Já para limpeza doméstica ou lavagem de tecidos e remoção de manchas, o mais indicado é o Taithi, devido ser o mais barato dentro os limões.

O limão é muito fácil de ser encontrado. Você pode comprar facilmente em supermercados ou em feiras livres.

Você vai se surpreender na economia e no que esse produtinho tão conhecido na culinária pode fazer por você na hora da faxina!

Economize com estas 15 receitas de limpeza pesada utilizando Limão na faxina:

Existem algumas receitas utilizando limão que são verdadeiros milagres. O limão também é muito utilizado na neutralização de odores, e nos aromatizadores de ambientes devido ao poder do ácido cítrico.

Como o ácido do limão é bem forte, em alguns casos, como na limpeza de vidros e janelas, o ideal é diluir um pouco do sumo do suco em água.

O suco do limão é tão poderoso, que ao utilizá-lo na faxina você não precisará utilizar outros produtos como o cloro e ou solvente, pois somente ele já dá conta do recado sozinho!

Então anote aí algumas dessas dicas de como utilizar o Limão na faxina da sua casa, começando por uma receita de limpador para uso geral utilizando cascas de limão e vinagre:

1- Receita de limpador com cascas de limão:

Se você quer manter sua cozinha limpinha e cheirosa, faça esta receita que vai aromatizar sua casa. Você vai precisar:

  • 1 pote com tampa;
  • Cascas de frutas cítricas;
  • Vinagre branco (o suficiente para cobrir as cascas);
  • 1 peneira;
  • 1 borrifador.

Coloque as cascas em um pote e cubra as cascas com o vinagre. Feche o pote com a tampa e deixe o líquido descansar em local escuro por duas semanas.

Limpeza pesada com Limão - Além de limpo, cheiroso!
Limpeza pesada com Limão – Além de limpo, cheiroso!

Depois desse período, abra o pote e coe para retirar todas as cascas. Descarte as cascas e coloque o líquido no borrifador e utilize-o da mesma maeira como você utilizad o seu limpador de gorduras na cozinha.

Se você quiser deixar a mistura ainda mais cheirosa, acrescente tomilho ou alecrim ao líquido!

2 —  Limão para limpar banheiros, box e banheiras:

Coloque uma solução com uma parte de suco de limão para uma parte de água em um frasco pulverizador, limpe os azulejos de seu banheiro para retirar todas as manchas de sabão e gordura e aguarde pelo menos duas horas para o limão agir, depois é só enxaguar com água, que a sujeira irá derreter todinha.

Receitas de Limpeza com Limão - Tudo limpo e cheiroso!
Receitas de Limpeza com Limão – Além de limpo, cheiroso!

Você pode aplicar a solução de limão em todo o banheiro: azulejos manchados, pisos encardidos, pias, bacia sanitária e claro, no box. Deixe agir por poucos minutos em situações com menos sujeira e só depois esfregue.

Você verá a sujeira derreter diante dos seus olhos. Você também pode utilizar esta mistura para limpar fogão, coifas e pias engorduradas.

Já para o box do banheiro, local onde se acumulam muitos resíduos de sabão e gordura corporal, você pode utilizar a metade de um limão e esfregar a fruta diretamente no box, em seguida, lave-o normalmente.

Sabe aquelas manchas de sabão em objetos que se acumulam em torneiras, chuveiros, banheiras e paredes do banheiro?

Remova-a facilmente espremendo limão diretamente na espuma do sabão na hora de lavar, deixando descansar por alguns minutos que a sujeira sai com muita facilidade.

3 — Limão para limpar a cozinha:

Na limpeza da cozinha então, há muitas utilidades no uso do limão que você pode utilizar sem medo de ser feliz, na pia da cozinha, por exemplo:

Esfregue meio limão com sal na cuba de aço inoxidável, deixe descansar por cinco minutos e enxágue. Sua pia vai ficar brilhando!

Receitas de Limpeza com Limão - Tudo limpo e cheiroso!
Receitas de Limpeza com Limão – Além de limpo, cheiroso!

Use o mesmo método para torneiras, maçanetas e outros acessórios cromados de sua casa.

— Como remover manchas da bancada ou mesa de madeira:

Marcas de copos na bancada ou mesmo nas mesas de madeira vão desaparecer se você esfregar a metade de um limão.

Ou ainda faça uma pastinha com a medida de uma colherinha de café com sal e a metade de um limão, depois esfregue sobre a mancha e deixe a pasta descansar sobre a superfície durante a noite.

No dia seguinte limpe com pano embebido em água morna. Se a mancha for de vinho tinto, passe um cotonete embebido em água oxigenada na mancha, depois finalize passando um pano com vinagre branco.

— Como deixar os talheres brilhantes:

Seus talheres vão ficar brilhantes e sem manchas se você lavá-los com suco de limão! Esfregue uma esponja embebida em suco de limão, enxágue e seque.

Limpeza pesada com Limão - Além de limpo, cheiroso!
Receitas de Limpeza com Limão – Além de limpo, cheiroso!

Se elas estiverem enferrujadas, deixe as facas mergulhadas em suco de limão por 10 minutos, em seguida, lave com uma esponja que o ferrugem sairá todinho!

—  Como limpar microondas com limão:

Para limpar o microondas, faça a seguinte receita, coloque em um recipiente de vidro:

  • suco de 1limão
  • as 2 metades do limão já espremidas no recipiente
  • 1/2 copo de água

A seguir ligue o microondas na potência máxima por 3 minutos.

Limpeza pesada com Limão - Além de limpo, cheiroso!
Receitas de Limpeza com Limão – Além de limpo, cheiroso!

Retire o recipiente, o prato do microondas e passe um pano limpo e seco nas paredes internas do aparelho que ele ficará limpo e muito cheiroso.

— Como limpar tábua de carne:

Sua tábua de carne pode ser de madeira ou de plástico, mas não importa, nela sempre ficam impregnados restinhos de sujeira e cheiro dos alimentos.

Para eliminar o mau cheiro da tábua de carne basta esfregar a metade de um limão com sal sobre a tábua e deixe-a limpinha.

Se achar que precisa de uma limpeza ainda mais pesada, adicione vinagre ou bicarbonato de sódio. Sua tábua de carnes ficará praticamente esterilizada!

— Como remover gordura grossa de panelas, pratos e ralador:

Sabe aquela fritura que impregnou toda no fundo da panela, ou uma frigideira gordurosa que grudou pedaços de alimento queimado? Pois bem, faça esta misturinha:

Leve a panela no fogo com água quente e adicione apenas o suco de 1 limão. Deixe ferver, espere ficar morno e lave de novo!

Limpeza pesada com Limão - Além de limpo, cheiroso!
Receitas de Limpeza com Limão – Além de limpo, cheiroso!

Agora se o problema é retirar restos de comida com queijo grudada nos pratos na hora de lavar… Basta esfregar o limão com sal sobre o queijo que ficou grudado no prato, e depois é só lavar normalmente!

Contudo, se o seu ralador de queijo, estiver com aquele restinho de queijo que fica impregnado nos furinhos do ralador, se você esfregar meio limão com sal e também ralar a casca do limão, o queijo derreterá!

O suco do limão quebra partículas de gordura facilmente, depois basta lavar com detergente e enxágue com água quente!

— Como limpar panelas de cobre:

As panelas de cobre depois de utilizadas podem ficar com aquele aspecto feio e manchadas, para limpá-las, esfregue sal com a metade de um limão.

Em manchas mais difíceis, faça uma pastinha com o sal e o limão e esfregue com uma esponja que sua panela de cobre ficará brilhando como nova!

Limpeza pesada com Limão - Além de limpo, cheiroso!
Receitas de Limpeza com Limão – Além de limpo, cheiroso!

Outra receita ainda mais poderosa é:

Deixe o limão no microondas por 10 segundos e, em seguida, corte ao meio. Mergulhe uma metade no sal e esfregue com vigor contra o objeto de cobre, mas atenção, essa técnica não se aplica a peças folhadas.

Organização Residencial: organize sua casa você mesma!

Você esta cansada de tentar organizar a casa, mas não conseguir? Quer organizar definitivamente e eficiente, e acabar de vez com a bagunça?

Pois é, com as técnicas certas de organização você consegue organizar sua casa de uma vez por todas e ter tempo para o que realmente importa!

Se eu te disser que isso é possível você acredita? Quer saber mais? Vem comigo, que eu te mostro! 

curso de organização residencial
Curso de organização residencial para todos por Gabi de Santi – Personal Organizer

 

— Como limpar manchas em potes de plástico:

Potes de plástico manchados ou com mau odor tem solução! Esfregue meio limão no interior de um recipiente de plástico ou lave-o com suco de limão para retirar manchas e odores dos seus potes de plástico!

— Como limpar o liquidificador:

Se a farinha da sua receita ficou grudada debaixo da hélice do liquidificador, bata no próprio liquidificador:

  • 1 xícara de água quente;
  • 2 gotas de detergente;
  • suco de um limão.

Enxágue o jarro e tenha seu aparelho limpinho e sem cheiro pronto para uso novamente!

— Como limpar a lixeira da cozinha:

Deixe a lixeira da sua casa limpa e cheirosa lavando-a com uma mistura de vinagre, sal e suco de limão. Todo o cheiro de lixo desaparecerá.

Receitas de Limpeza com Limão - Além de limpo, cheiroso!
Receitas de Limpeza com Limão – Além de limpo, cheiroso!

Agora se você possui uma pia com equipada com um triturador de lixo, a dica para retirar o cheiro forte é: triture pedras de gelo feitas com vinagre, sal e cascas de limão.  O ralo ficará perfumoso que só!

— Como limpar vidro das janelas:

Limpar os vidros nem sempre é uma missão fácil, pois eles podem ficar manchados facilmente.

Prepare uma mistura de quatro colheres de suco de limão com meio litro de água e borrife nos vidros de suas janelas, secando com um pano limpo.

Elas vão ficar limpas e transparentes, sem nenhuma mancha!

Receitas de Limpeza com Limão - Além de limpo, cheiroso!
Receitas de Limpeza Pesada com Limão – Além de limpo, cheiroso!

Você pode fazer um limpa vidros caseiro muito eficiente e cheiroso:

Separe cascas de limão e laranja e misture com água quente. Mergulhe um pano no líquido e use direto no vidro, de preferencia com um pano que não solte pelos.

4 — Limão para lavagem de roupas:

O limão, também pode ser um super aliado na economia de produtos especilamente os branqueados que sempre custam uma fortuna, ele também ajudará a resolver problemas com manchas de mofo ou mau odor nas roupas, por exemplo.

Receitas de Limpeza com Limão - Além de limpo, cheiroso!
Receitas de Limpeza Pesada com Limão – Além de limpo, cheiroso!

O limão é um agente natural de branqueamento, para auxiliar no clareamento de suas roupas, coloque suco de limão em lençóis e roupas brancos, e deixe-as secar ao sol.

Você pode também deixar as roupas mais encardidas, ou com manchas mais profundas, de molho por 2 horas embebidas em uma solução concentrada com o suco de 1 limão, 1 colher de sopa de bicarbonato, 1 colher de água oxigenada, em água quente, enxágue em água limpa, e a seguir lave como de costume utilizando o amaciante de sua preferência.

Para manhas pontuais mais dificieis de remover: Esfregue o suco de limão no local sujo e deixe descansar durante a noite, enxague e finalize como de costume.

5- Cuidados com que você deve ter com o limão:

Apesar do limão ser um produto 100% natural ele pode causar alguns efeitos colaterais, por isso ao utililzar as receitas, perceba se ao manusear a fruta, ela não causará coceiras ou alergias até então desconhecidas.

– O limão pode irritar a pele?

O limão pode manchar a nossa pele, por tanto, assim que utilizá-lo em suas misturinhas, lave sempre as mãos retirando todo e qualquer resíduo da fruta da pele. Ao menor sinal de irritação suspenda o uso.

E principalmente nunca utilize limão no Sol, pois o limão pode causar queimaduras em exposição solar.

– Onde não utilizar o limão na limpeza da casa?

O mármore é um material bem delicado, não sendo recomendável o uso de qualquer substância ácida ou produto químico, sem consultar um especialista no assunto.

E aí, gostou do artigo sobre Receita de limpeza pesada com Limão para economizar com produtos de limpeza?

Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Quer mais dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:

Espero que este artigo tenha ajudado você!Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube.Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.