Home > Projetos de Arquitetura > O que é compatibilização de projetos?

O que é compatibilização de projetos?

/
29 nov 2018
//
compatibilização de projetos

Embora existam certas alfinetadas entre arquitetos e engenheiros, tudo isso deve ficar na forma de brincadeiras. É essencial que esses profissionais, bem como os demais inseridos no planejamento e execução da obra, estejam sempre em harmonia e trabalhem em equipe, de modo que seja possível fazer a compatibilização de projetos.

compatibilização de projetos

Imagem: videoblocks.com

Compatibilização de projetos

A compatibilização de projetos consiste em um modo de analisar todos os projetos que fazem parte de uma edificação e solucionar possíveis interferências existentes. Desse modo, há a integração de todos os sistemas. Dentre os projetos analisados, é possível citar: estruturas, arquitetônico, hidráulico, instalações, paisagismo, impermeabilização, elétrico, prevenção de incêndios e outros. Basicamente, é como se todos esses projetos fossem sobrepostos, no intuito de encontrar irregularidades.

Um exemplo de problema que ocorre com frequência é o de vigas e tubulações hidráulicas se chocando. Quanto antes o problema for identificado, melhor é, visto que, ainda na fase de projeto, é mais fácil fazer correções que durante a obra em si.

compatibilização de projetos

Imagem: revitalizei.blogspot.com

Muitos softwares permitem a sobreposição desses projetos, funcionando como uma grande ferramenta auxiliar e tornando o processo mais simples. Ainda, é preciso que haja diálogo entre os diferentes profissionais. Cabe ao gestor de projetos orientar todo o processo.

Vantagens da compatibilização de projetos

Pode parecer bobagem, mas compatibilizar os projetos ainda na elaboração gera uma economia de 5% a 8% nos custos da construção. Isso acontece porque, ao sobrepor os projetos, é possível identificar e corrigir problemas antes que eles aconteçam na obra.

Em outras palavras, ao fazer a compatibilização, evita-se que um erro seja descoberto no momento da construção ou mesmo que ele seja efetuado, o que significa um gasto para corrigir. Quando os profissionais trabalham juntos, como equipe, há a redução até mesmo na quantidade de erros de projetos, visto que o diálogo permite que tudo seja feito em comum acordo. Isso também poupa o tempo que seria gasto para corrigir e alinhar os projetos.

compatibilização de projetos

Imagem: blog.render.com.br

Assim, é preciso que o coordenador motive os profissionais a trabalharem em equipe, tendo conhecimento das restrições que devem ser respeitadas durante a elaboração do projeto e almejando o mesmo objetivo. As tecnologias, que estão cada vez mais avançadas na construção civil, tornam esse trabalho muito mais simples, de modo que podem ser usadas como aliadas no processo.

Referências: AeCWeb; Au.

Você também pode gostar de
Inhotim
Inhotim: arte contemporânea, arquitetura e conexão com a natureza
Casa Cor SP 2018: Lago Negro é destaque brasileiro!
Como projetar uma passarela? Conheça as mais belas e inspire-se!
Buenos Aires – Um passeio pela Arquitetura da cidade Portenha