Home > Arquitetura > 7 dicas de Estimativa de Custo em Construção que economizarão seu dinheiro

7 dicas de Estimativa de Custo em Construção que economizarão seu dinheiro

/
06 ago 2020
//

Existe algo mais crítico para o seu negócio do que a estimativa precisa dos custos de construção?

Acho que sim e, você pode obter um bom lucro em um projeto. Acho que está errado e, você pode perder dinheiro gastando demais em suprimentos ou prestadores de serviços.

É uma coisa difícil de acertar. Não há dois projetos de construção exatamente iguais e, não faltam armadilhas que podem custar muito tempo.
Um software de gerenciamento de construção certamente pode ajudar, mas existem algumas armadilhas por aí nas quais até o gerente de construção mais experiente pode cair se não for cuidadoso.

Identificamos algumas das maiores áreas em que os gerentes de construção cometem erros e apresentamos sete dicas sobre como você pode evitar cometê-las.

1. Faça um conjunto completo de planos com seu cliente

Uma armadilha comum – e enorme – na construção é quando a ideia do produto final de um cliente acaba por ser muito diferente daquela que você tinha em mente.

Você deve definir todos os detalhes do projeto com um bom conjunto de planos. Planos reais, não desenhos.

Não basta ter elaborado conceitos básicos com os quais você e seu cliente concordaram. Você precisa de planos que descrevam todas as facetas do projeto e, seu cliente precisa “assiná-lo”.

Se você não implementar essas medidas, estará apenas pedindo um cliente irritado e reformas caras. Isso acontece com mais frequência do que você pensa; não seja a próxima vítima.

Planta - 7 dicas de Estimativa de Custo em Construção que economizarão seu dinheiro(via Pixabay)

 

2. Use o método de Estimativa de Custo Unitário

As estimativas no método stick são incrivelmente demoradas. Você precisa listar todas as partes do trabalho, todos os materiais, subcontratados e autorizações necessárias e, depois precisa orçar todas essas coisas.

Pode levar semanas para terminar, um período que pode custar um emprego se o cliente não tiver tanto tempo para esperar.

Existe uma maneira mais rápida e precisa. A estimativa de custo unitário é duas vezes mais rápida que a estimativa de stick sem sacrificar a precisão, permitindo que você obtenha algo rapidamente diante do cliente.

O custo unitário segue as seguintes etapas:

  • Compile todos os itens de linha (montagens) para esse trabalho.
  • Anexe um custo unitário a cada item de linha (montagem).
  • Totalize seus números e faça com que eles sejam verificados por uma segunda parte, como um consultor especializado em construção ou outro gerente de construção.

Depois disso, você aplica uma marcação. Você poderá obter uma cotação de volta para o seu cliente em cerca de uma semana, se fizer isso corretamente.

3. Obtenha ajuda em áreas onde você não possui experiência

Outro motivo comum pelos quais os contratados não atendem ao estimar os custos do projeto é a falta de conhecimento.

Quando você cria um levantamento altamente detalhado de algo que você conhece muito – digamos, encanamento – geralmente fica com o dinheiro. Mas, se você não conhece muito sobre pisos, não é tão detalhado em suas estimativas. Péssima ideia.

Você precisa detalhar todas as suas estimativas e existem algumas maneiras de fazer isso. Usar modelos e módulos predefinidos é uma boa maneira de preencher as lacunas de seu conhecimento e diminuir sua chance de encontrar custos imprevistos. Encontramos cinco modelos de estimativa geral de construção gratuitos para você começar.

Se precisar de mais assistência, ligue para os subcontratados ou consultores que podem ajudá-lo a fazer estimativas em áreas onde você não é tão experiente.

Calculadora preta - 7 dicas de Estimativa de Custo em Construção que economizarão seu dinheiro(via Pixabay)

 

4. Não subestime os custos trabalhistas

Você precisa considerar taxas mais que horários para seus trabalhadores. Afinal, o nível de experiência de seus funcionários pode fazer a diferença em quantas horas eles passam em um projeto.

Pode ser necessário contratar subempreiteiros e determinar uma taxa horária exata a ser usada ao contratar mão de obra ou artesão especializado. Tudo isso deve incluir custos federais e estaduais da folha de pagamento, além de salários e benefícios.

Como parte da estimativa de custos, analise os custos esperados de mão-de-obra. Avalie projetos semelhantes para ajudar nisso e compare os custos do projeto por metro quadrado.

 

5. Aplique seus processos ao seu subcontratado

Assim como você, um subcontratado pode perder a marca com suas estimativas de custo.

Mesmo que eles suportem o peso desses custos, garanto que você pagará até certo ponto – seja em termos financeiros ou em um atraso no projeto.

Revise as cotações de seu subcontratado e faça-as passar pelo mesmo processo rigoroso que você adotou para suas próprias estimativas. Certifique-se de comparar mais de um subcontratado. Não basta escolher o mais barato – um subempreiteiro com uma estimativa completa provavelmente será o menos caro a longo prazo.

Cuidado com os concorrentes: eles geralmente são baixos por um motivo.

Canteiro de obras - 7 dicas de Estimativa de Custo em Construção que economizarão seu dinheiro

(via Pixabay)

 

6. Tenha uma relação sincera com seus fornecedores de materiais

Os custos de materiais são difíceis de definir porque os preços dependem das condições do mercado. Se você estiver trabalhando em uma estimativa para um grande projeto, entre em contato com a pessoa que fornece seus materiais para conversar sobre o projeto.

O fornecedor pode alertá-lo para, digamos, um aumento esperado no preço do alumínio nos próximos meses – uma visão que pode economizar milhares de dólares se você o pegar cedo e se ajustar de acordo.

Você está, sem dúvida, nadando em conhecimento em seus círculos profissionais, então aproveite-o.

 

7. Obtenha um bom software de estimativa de construção

Você tem muito mais ferramentas à sua disposição agora do que tinha dez, ou até cinco anos atrás. Verifique se você está usando essas ferramentas para sua vantagem.

O diretório de software de estimativa de construção da Capterra tem 172 opções surpreendentes, incluindo software como o CoConstruct, um dos maiores no mundo do software de estimativa de construção, com mais de 600 análises e uma classificação de cinco estrelas.

Este software permite que você insira seus dados uma vez e preencha todas as especificações, lances, propostas, orçamentos e outros documentos para você.

Outra opção superior é o STACK , que permite avaliar rapidamente planos digitais e personalizar materiais e preços, tudo na nuvem.

Existem dezenas de outras opções a serem consideradas. Vasculhe o diretório e filtre por recurso para encontrar a melhor opção para você e sua empresa.

 

Como você evita o excesso de custos de construção?

Talvez você esteja no ramo há algum tempo e já aprendeu alguns truques de estimativa que a maioria de nós não conhece. Quais maneiras inteligentes você encontrou para evitar as armadilhas de uma estimativa ruim de construção? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.

Quer saber mais? Clique aqui

Você também pode gostar de
Principais tendências na construção civil em 2020
6 coisas que todo gerente de engenharia deve fazer pela manhã
Um resumo da indústria de construção verde
5 etapas para marcar sua empresa de construção