13 filmes e documentários de Arquitetura para assistir AGORA

Como todo mundo ama uma lista, separamos  13 produções audiovisuais para ver ainda este ano. Com biografias de Oscar Niemeyer, Eero Saarinen, Frei Otto e outros grandes arquitetos, a lista traz uma coleção de filmes e documentários que intrigam, informam, ensinam e divertem para todos os gostos. Confira!

13- Building Africa: Architecture of a Continent/ BBC

60 minutos (2005) – David Adjaye

O filme da BBC é uma viagem pelos edifícios de Mali para o experimento do ditador italiano Benito Mussolini no modernismo no estado da Eritreia. O longa é narrado pelo arquiteto britânico David Adjaye que, de forma poética, desembaraça as influências culturais e imperiais que moldaram a arquitetura africana durante os séculos de arquitetura vernacular, colonial e pós-independência.

13 filmes e documentários de Arquitetura para assistir AGORA

———— PUBLICIDADE ————

12 – A vida é um sopro/ Fabiano Maciel

2010 – Brasileiro

A produção brasileira mostra a história do arquiteto Oscar Niemeyer, ilustrando toda a sua arquitetura, sua paixão pela mulher, suas lutas políticas e biografia. A filmagem rolou por quase uma década, entre 1998 a 2007, e apresenta aspectos do escritor e ganhador do Prêmio Nobel de Literatura 1998, José Saramago, do poeta e dramaturgo Ferreira Gullar e do compositor e poeta Chico Buarque.

YouTube video

11- The Human Scale/ Andreas Dalsgaard

77 minutos (2012) – Inglês/ Dinamarquês

———— PUBLICIDADE ————

De forma interessante, o filme se inicia questionando as nossas suposições sobre a Modernidade, explorando o que acontece quando arquitetos, urbanistas e designers colocam as pessoas no centro de suas equações.

13 filmes e documentários de Arquitetura para assistir AGORA

O arquiteto dinamarquês Jan Gehl usou seus métodos, pensamentos e conclusões e estudou o comportamento humano nas cidades durante quatro décadas. O filme viaja para Melbourne, Nova York, Dhaka, Chongqing e Christchurch, todas inspiradas pelo trabalho de Gehl e desenvolvimentos progressivos em Copenhagen como resultado dele.

———— PUBLICIDADE ————

10- Block by Block: The Men who built India’s Tallest Building/ Landmarc Films

23 minutos (2013) – Inglês

O documentário relata a vida de uma equipe de trabalhadores da construção civil que estão construindo o edifício mais alto da Índia, o Palais Royale, em Mumbai.

☞ Cartão de Crédito Santander SX – O cartão do Estudante Universitário do Brasiiil!

Se você é estudante universitário e está precisando de um cartão de crédito voltado para as suas necessidades financeiras, sem comprovação de renda e com possibilidade de conseguir zero de taxa de anuidade, O Banco Santander tem o cartão de crédito ideal para você!

———— PUBLICIDADE ————
Cartão de Crédito Santander SX - O Cartão do Estudante Universitário!
Cartão de Crédito Santander SX – O Cartão do Estudante Universitário! Clique para saber mais!  Veja como é fácil!

 

O curta questiona o que acontece com os trabalhadores da construção quando eles migram de outras partes do país para a metrópole. Levantando perguntas como: como são alojados? Quais são suas condições de vida? Como eles trabalham juntos como uma equipe?

YouTube video

“O objetivo é fazer com que os outros percebam as graves atrocidades, tratamento injusto e desumano com as pessoas que constroem nossas casas com tanta humildade, proporcionando-lhes uma referência a seguir”, comenta a Landmarc Films.

9- Within Formal Cities/ Abe Drechsler e Brian Gaudio

2016 – Inglês

Within Formal Cities mostra o papel do projeto dentro da crise global da habitação. De acordo com os diretores, até 2050 um quarto da população mundial viverá em assentamentos informais e muitas carecerão de habitação e infraestrutura adequada.

13 filmes e documentários de Arquitetura para assistir AGORA

Há cinco cidades da América do Sul que servem como estudo: Lima, Santiago, São Paulo, Rio de Janeiro e Bogotá. Os cineastas visitaram o projeto e entrevistaram mais de tinta arquitetos, funcionários do governo e moradores.

8- Uncommon Sense: The Life and Architecture of Laurie Baker/ Vineet Radhakrishnan

Em breve – Inglês

Laurence Wilfred Baker, conhecido como Laurie Baker, foi um grande arquiteto renomado, e também era cartunista, artista e designer. “Acho que estou subconscientemente muitas vezes influenciado pela natureza, e grande parte do ‘trabalho estrutural’ da natureza não é direto ou quadrado.

☞ Financiamento Imobiliário:

Casa, apartamento, novo ou usado, a Caixa Econômica tem a linha de crédito ideal para você!  O Sonho da casa própria pode estar mais perto de se tornar realidade do que você imagina:

Financiamento de Imóvel - Financie sua casa pela Caixa Econômica!
Financie sua casa pela Caixa Econômica! Clique aqui e veja como é fácil!

 

Troncos de árvores e caules de plantas que carregam frutas e folhas são geralmente cilíndricos e não quadrados. Curvas estão lá para assumir tensões e para enfrentar todos os tipos de forças externas. Além disso, são infinitamente mais elegantes do que linhas retas de aço e concreto” disse em vida. Acompanhe mais detalhes e atualizações sobre aqui.

YouTube video

7- The man who built Cambodia/ Christopher Rompre

Em breve – Inglês

O filme explora a vida e o trabalho do arquiteto Vann Molyvann, conhecido por incríveis trabalhos em países emergentes. Durante o período pós-independência de Camboja, Molyvann desenvolveu um estilo arquitetônico, a Nova Arquitetura Khmer, que, como mostra o filme, mudou completamente a face de Camboja. Narrado por Matt Dillon, o filme mostra essa criação.

YouTube video

6- The Land of Many Palaces/ Adam James smith e Song Ting

60 minutos (2016) – Inglês

Diversos agricultores estão sendo transferidos em Ordos, na China, para outra cidade sob um plano governamental para modernizar a região. A história mostra um oficial do governo cujo trabalho é convencer fazendeiros que suas vidas serão melhores na cidade, até que um dos últimos fazendeiros a fechar o acordo resiste e é pressionado a se mudar. O filme explora essa larga escala que tomou conta na China desde que o governo planejou realocar mais de 250 milhões de agricultores para as cidades chinesas ao longo dos próximos 20 anos.

13 filmes e documentários de Arquitetura para assistir AGORA

É possível assistir o filme aqui.

5- Frei Otto: Spanning the future/ Simon K. Chiu, Michael Paglia e Joshua V. Hassel

2015 – Inglês

O documentário relata a vida do arquiteto e engenheiro alemão Frei Otto, laureado com o Prêmio Pritzker de Arquitetura 2015. A história leva os fãs de arquitetura a uma viagem arquitetônica que inspira o mundo de amanhã.

YouTube video

4- The Destruction of Memory/ Tim Slade

2016 – Inglês

O filme aborda a guerra contra a cultura e a tentativa de salvá-la, já que durante todo o século passado a destruição cultural causou resultados significativos em todo o mundo. O longa é baseado no livro com mesmo nome, do escritor Robert Bevan.

13 filmes e documentários de Arquitetura para assistir AGORA

3- Second Nature: A documentary film about Janne Saario/ Yves Marchon

18 minutos (2010) – Inglês

O pequeno documentário é sobre o arquiteto e skatista finlandês Janne Saario e faz o telespectador viajar nos pensamentos e sonhos de Saario, que alternam entre a arte o skate. Por meio dessa lente, o documentário mostra a importância da concorrência de áreas pós-industriais, conceitos sustentáveis e ambientes naturais, apontando a exigente obrigação da criação de comunidades locais positivas e inspiradoras.

YouTube video

2- Eero Saarinen: The Architect who saw the Future/ Peter Rosen

70 minutos (2016) – Inglês

Em 70 minutos, Peter Rosen examina a vida do gigante da arquitetura Eero Saarinen, que junto com outros arquitetos e artistas, durante o século XX, explodiram as confecções confortáveis do passado para criar uma América modernista, robusta e ousada. Rosen morreu jovem, com 51 anos, e seu trabalho inspira profissionais até hoje.

13 filmes e documentários de Arquitetura para assistir AGORA

1- The Complete living Architectures Collection/ Bêka and Lemoine

10 Filmes – Inglês

Bêka e Lemoine são grande renomados cineastas de arquitetura e durante o projeto Living Architectures, desenvolveram filmes sobre edifícios icônicos e como seus usuários os vivenciam.

Faltou algum ingrediente para a receita?

Não se preocupe! Faça suas compras pela internet!

E se você tiver Cartão de Crédito você ainda pode utilizá-lo para realizar suas compras pela internet.  

Já conhece o Cartão Atacadão? Confira o Cartão de Crédito da maior rede atacadista de alimentos. Aproveite as vantagens exclusivas e peça já o seu!

Cartão Atacadão - Crédito para comprar e prazo para pagar!
Cartão Atacadão – Crédito para comprar e prazo para pagar! Clique para saber mais!

 

Os protagonistas já foram os mais diversos como a Bienal de Veneza, o Barbican em Londres, o Centro de Arquitetura Arc en Rêve, Frank Gehry, Fondazione Prada, Bjarke Ingels, Bordeaux e outros.

YouTube video

Extra- Alvar Aalto: Technology and Nature/ Ywe Jalander

59 minutos (1996) – Inglês

Filmado na Finlândia, Alemanha, EUA e Itália, “Alvar Aalto: Technology and Nature” analisa a resolução única e bem sucedida do arquiteto, das exigências e possibilidades criadas pelas novas tecnologias e materiais de construção com a necessidade de tornar os seus edifícios simpáticos tanto aos seus usuários como ao seu ambiente natural.

13 filmes e documentários de Arquitetura para assistir AGORA

Para assistir clique aqui.

Conhece mais algum filme ou documentário sobre arquitetura que merece ser assistido ainda esse ano? Comente abaixo!

Você gostou das dicas de filmes de Arquitetura?

Espero que elas tenham lhe ajudado de alguma forma.
Compartilhe com seus amigos e já aproveite, vendo muitas outras dicas sobre decoração e receitas abaixo:

Veja mais dicas:

Quer mais dicas então confira alguns dos nossos artigos sobre:

Mimos da A Arquiteta para você!

luciana paixao - Parede decorada: Ideias que não podem faltar. Confira.

Em meu portal de treinamento on-line separei para você vários dos meus cursos gratuitos para quem quer aprender a decorar ou até usar programas para criar seus projetos, seja de interiores, de edificações, e-books e muito mais.

Basta clicar aqui e começar a estudar.

Por fim, eu gostaria de conhecer mais sobre você.

Você é um entusiasta decorador, ou até um profissional de Arquitetura?

Clique aqui, responda estas poucas perguntas e ganhe um presente meu que adorará  muito!

Espero que o post tenha lhe ajudado!

Ah! Não esqueça de pegar seu conteúdo gratuito.

Até!

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.