Fogão 4 Bocas – 8 Dicas para escolher o melhor fogão para sua cozinha!

Fogão 4 Bocas - 8 Dicas para escolher o melhor fogão para sua cozinha!

Fogão 4 Bocas, conheça as 8 Dicas para escolher o melhor fogão, e descubra as vantagens de cada modelo na hora de escolher o melhor fogão ideal para sua casa e sua família!

———— PUBLICIDADE ————

Se tem um eletrodoméstico que é praticamente impossível não ter em nossa casa, este é o Fogão!

Com o fogão preparamos nossos alimentos, aquecemos bebidas, fazemos nossos bolos, assados, sobremesas  e tudo mais que rege nossa sobrevivência e vida social, já que não é novidade para ninguém que a vida de uma casa gira em torno da cozinha.

———— PUBLICIDADE ————

O fogão tornou-se objeto indispensável no bom funcionamento de uma casa, e se você está pensando em adquirir um fogão de 4 bocas e está perdido em relação a qual modelo comprar, confira estas dicas que preparamos para você acertar na hora de comprar o seu fogão novo!

Descubra se vale a pena comprar um fogão, um cooktop, ou ainda um forno elétrico!

Fogão 4 Bocas — Como escolher o fogão ideal para sua cozinha?

Antigamente o fogão que encontrávamos nas casas das pessoas era o fogão de 6 bocas, que foi lentamente substituído pelo fogão de 5 bocas, no entanto, para quem possui uma cozinha pequena em casa a melhor opção para a solução de falta de espaço é o Fogão de 4 bocas!

Fogão 4 Bocas Electrolux Prata Automático com Forno de 70L e Vidro Interno Removível (52LXU) Bivolt:

Fogão 4 Bocas - 8 Dicas para escolher o melhor fogão para sua cozinha!
Fogão 4 Bocas Electrolux Prata Automático com Forno de 70L e Vidro Interno Removível (52LXU) Bivolt – Clique para saber mais!

Um fogão de 4 bocas ocupa mesmo espaço, contudo ele não deixa de cumprir a missão de realizar os melhores pratos no menor tempo de cozimento possível, afinal na correria do nosso dia-a-dia, ninguém quer perder horas na cozinha, não é mesmo?

———— PUBLICIDADE ————

1 — Modelos de fogão 4 bocas:

Atualmente no mercado de fogões existem 2 categorias de fogão: o fogão de piso e o fogão de embutir, pois, o que se caracteriza um fogão é a presença dos acendedores e do forno.

Já os cooktops, sejam eles elétricos ou por indução não são considerados propriamente um fogão, mas um eletrodoméstico de cozimento tal qual como um fogão tradicional.

Fogão 4 Bocas Electrolux Preto Automático com Mesa de Vidro e Porta Full Glass (52LPV) Bivolt:

Fogão 4 Bocas - 8 Dicas para escolher o melhor fogão para sua cozinha!
Fogão 4 Bocas Electrolux Preto Automático com Mesa de Vidro e Porta Full Glass (52LPV) Bivolt – Clique para saber mais!

 

Estruturalmente, podemos encontrar modelos de fogão com acabamento na linha branca ou em aço inoxidável, já em relação ao tampo de cozimento podemos encontrar modelos com acabamento em inóx em alto brilho e o vidro temperado preto.

Atualmente ainda podemos encontrar alguns modelos de fogão retrô que utilizam do colorido utilizado antigamente para contrastar com o preto e o branco mais utilizado atualmente nas casas das pessoas.

Vantagens entre o fogão de piso e o de embutir:

Para se utilizar o fogão de embutir é necessário investir em um armário planejado, por isso é muito importante antes de adquirir um fogão já ter em mente o tipo de cozinha que será utilizada na casa.

No armário de embutir somente caberá exatamente o fogão projetado para o armário, o mesmo não acontece com uma cozinha com armários pré-fabricados, já que o vão onde ficará instalado o fogão ficará aberto, possibilitando a instalação de qualquer tipo de fogão entre um móvel e outro.

Fogão 4 Bocas Electrolux Prata Automático com Grill e Tripla Chama (56EXT) Bivolt:

Fogão 4 Bocas - 8 Dicas para escolher o melhor fogão para sua cozinha!
Fogão 4 Bocas Electrolux Prata Automático com Grill e Tripla Chama (56EXT) Bivolt: Clique para saber mais!

Outra vantagem do fogão de piso é que ele geralmente custa mais barato e você pode removê-lo para outro lugar caso queira mudar de casa e utilizar o mesmo fogão sob o mesmo sistema e condições do armário pré-fabricado.

Alguns modelos de fogão de piso possuem um espaço na parte inferior para armazenamento de formas de bolos e panelas.

Uma vantagem da maioria dos fogões é que ele possui as bocas do fogão e o forno a gás embutido, não sendo necessário se preocupar em investir em forno elétrico adicional já que o forno já vem embutido no fogão.

Fogão de 4 bocas, linha branca:

De caráter popular, a vantagem de se adquirir um fogão da linha branca dos eletrodomésticos é que eles são mais em conta quando comparados a outras linhas, atualmente os produtos de linha branca tiveram seus impostos ainda reduzidos para facilitar o acesso a esses eletrodomésticos.

Fogão 4 Bocas Electrolux Branco Automático com Forno de 70L e Vidro Interno Removível (52LBS) Bivolt:

Fogão 4 Bocas - 8 Dicas para escolher o melhor fogão para sua cozinha!
Fogão 4 Bocas Electrolux Branco Automático com Forno de 70L e Vidro Interno Removível (52LBS) Bivolt Clique para saber mais!

 

Ainda assim os produtos da linha branca possuem Design atraente e ficam lindos em uma cozinha decorada e bem organizada! Vale muito o investimento!

Fogão 4 Bocas — Não erre na hora de comprar!

2 — Tampos, queimadores e grades:

Com a evolução no design dos fogões não foi somente a estrutura em si do fogão que mudou, se ele era de embutir ou de piso. Os queimadores também ganharam uma nova cara.

Fogão 4 Bocas - 8 Dicas para escolher o melhor fogão para sua cozinha!
Fogão 4 Bocas Electrolux Prata Automático com Mesa de Vidro e Porta Full Glass (52LSV) Bivolt Clique para saber mais!

Qual o melhor tampo (mesa) para um fogão?

Atualmente são fabricados fogões com tampo em vidro temperado. Os fogões em tampo de vidro além de serem mais bonitos, pois não riscam como os modelos em inox, não perdem o brilho e são mais fáceis de limpar.

Qual o melhor queimador (boca) para um fogão?

Os fogões com os melhores queimadores são encontrados em fogão com tampo de vidro, muitos desses modelos são produzidos parcialmente em aço com acabamento em inox e pintura preta.

Os queimadores em pintura preta são melhores, haja visto que, os acendedores em acabamento em inóx mancham com mais facilidade por isso dão mais trabalho na hora da limpeza.

Qual a melhor grade para um fogão?

Uma vantagem dos novos fogões com tampa em vidro é que os novos modelos vêm com grade com pintura preta, haja visto que, as grades em acabamento em inóx também mancham com mais facilidade e dão mais trabalho na hora da limpeza.

Fogão 4 Bocas - 8 Dicas para escolher o melhor fogão para sua cozinha!
Fogão 4 Bocas Electrolux Prata Automático com Mesa de Vidro e Porta Full Glass (52LSV) Bivolt Clique para saber mais!

3 — Acendimento:

Existem dois tipos de acendimento do fogo, disponíveis no mercado, o automático e o super automático:

A diferença entre eles é que, com o acendimento automático, é preciso apenas apertar um botão que dispara a corrente elétrica para começar o fogo em simultâneo, em que gira outro controle do acendimento do fogão para liberar o gás.

Já nos fogões superautomáticos é só apertar um botão para ligar e desligar que o fogo acende automaticamente mais rápido e com apenas um comando manual.

Forno Elétrico de Embutir Electrolux com 59 Litros Preto (OE60M) 127V:

Fogão 4 Bocas - 8 Dicas para escolher o melhor fogão para sua cozinha!
Forno Elétrico de Embutir Electrolux com 59 Litros Preto (OE60M) 127V – Clique para saber mais!

Fogão ou Cooktop — Qual vantagens e desvantagens?

Um fogão ou um cooktop? Na hora de planejar a cozinha é necessário saber bem as diferenças entre eles, pois cada uma delas equivale a um investimento que será necessário ser considerado na hora e comprar:

4 — Forno a gás ou Forno elétrico:

Outra forma de economizar espaço na cozinha é utilizar os cooktops, porém, assim como o fogão embutido, é preciso anteriormente incluí-lo no planejamento da cozinha para que a bancada possua o tamanho ideal para o seu cooktop.

Forno de Embutir a Gás Brastemp 78 Litros Cor Inox Espelhado com Grill e Timer Touch – BOA84AR 220V

Fogão 4 Bocas - 8 Dicas para escolher o melhor fogão para sua cozinha!
Clique para saber mais!

Com o cooktop você pode ter a opção de criar projetos de cozinha planejada mais sofisticados, como, por exemplo, uma cozinha com bancada em ilha, criando um layout diferenciado para sua casa, especialmente em conceito aberto.

No entanto, uma desvantagem de se optar por um cooktop é que será necessário investir em um forno elétrico, já que no cooktop não acompanha o forno embutido, um investimento a mais que deverá ser colocado no orçamento da reforma da cozinha!

Electrolux COOKTOP A GÁS KE5TP COM MESA DE VIDRO PRETA BIVOLT:

Fogão 4 Bocas - 8 Dicas para escolher o melhor fogão para sua cozinha!
Electrolux COOKTOP A GÁS KE5TP COM MESA DE VIDRO PRETA BIVOLT – Clique para saber mais!

5 — Fogão 4 bocas com forno duplo:

Mais uma vantagem que o fogão apresenta em relação ao cooktop é a possibilidade de se investir em um fogão com forno duplo, onde é possível assar duas receitas em simultâneo, sem que elas estejam no mesmo ambiente interno do forno.

Você pode assar um frango em um forno enquanto assa um bolo no outro forno, sem perder o potencial da chama do fogão e sem transferência de odores:

Fogão 4 Bocas Electrolux Prata Automático com 2 Fornos e Tripla Chama (56DXQ):

Fogão 4 Bocas - 8 Dicas para escolher o melhor fogão para sua cozinha!
Fogão 4 Bocas Electrolux Prata Automático com 2 Fornos e Tripla Chama (56DXQ) 220V – Clique para saber mais!

6- Fogão retrô – O melhor de uma época!

Se você for como eu um saudosista dos móveis antigos, você também pode escolher o melhor do mundo da decoração retrô para ousar na decoração de sua casa, eu separei algumas sugestões para você brincar com seu imaginário.

Que tal um modelo desses na sua cozinha, já pensou? Façam suas escolhas!

Fogão A Gas Gemini 2 Q Tampa De Vidro Branco Gás Glp:

Fogão 4 Bocas - 8 Dicas para escolher o melhor fogão para sua cozinha!
Fogão A Gas Gemini 2 Q Tampa De Vidro Branco Gás Glp: – Clique para saber mais!

Fogão Gemini 2 Bocas Preto:

Fogão 4 Bocas - 8 Dicas para escolher o melhor fogão para sua cozinha!
Fogão Gemini 2 Bocas Preto: – Clique para saber mais!

 

7 — Dica Bônus: Como manter seu Fogão sempre limpo?

Segundo o Feng-shui um fogão sempre limpinho é o primeiro passo para se alcançar a prosperidade!

Se você que deixar seu fogão sempre limpinho, confira estes artigos de limpeza que elaborei, onde eu ensino como limpar seu fogão sem precisar ficar no esfrega, esfrega!

8 — Dica Bônus: Como fazer uma cozinha planejada!

Agora que você já sabe como escolher o seu fogão, confira estes artigos que elaborei pensando em te ajudar na elaboração de um projeto de cozinha com móveis planejados:

Gostou das dicas sobre como escolher o fogão 4 bocas, ideal para sua cozinha?

Quer mais dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:

YouTube video
Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
html Copy code
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.