Auditório – 10 cortes de auditório para te inspirar!

cortes de auditório

Auditório – 10 cortes de auditório para te inspirar!

Para quem entende sobre arquitetura, é difícil entrar em um auditório e não imaginar os elementos considerados em seu projeto.

A grandiosidade da arquitetura de um auditório tem o poder de influenciar as diferentes emoções que acontecem ali, seja no palco, fazendo uma apresentação, ou na plateia.

Esse fato, atrelado às restrições do local, tornam o projeto uma missão difícil.

Arquitetura de auditórios

Antes de começar o projeto de um auditório, é preciso ter em mente qual será a utilidade daquele local.

———— PUBLICIDADE ————

É a finalidade que determinará os principais fatores que guiarão o projeto.

Por exemplo, enquanto os de universidades e empresas são mais sérios, normalmente mais simples e com uma arquitetura tradicional, os auditórios que situam grandes espetáculos e concertos são mais sofisticados e mais complexos.

Na hora de projetar, vários fatores são considerados, como acústica, iluminação, conforto e acessibilidade.

No caso da acústica, se o ambiente for especialmente para concertos, é necessário isolar o ambiente de sons e vibrações externos e também considerar a reflexão dos sons internos.

Assim, é o projeto arquitetônico que deve se adaptar à acústica e não o contrário.

Apesar de os auditórios de empresas e universidades serem mais simples, não quer dizer que não é preciso ficar atento a alguns fatores.

———— PUBLICIDADE ————

A iluminação, por exemplo, é muito importante nesses ambientes que são, normalmente, dedicados a palestras, apresentações (incluindo as temidas defesas de TCC, dissertação e tese, no caso das universidades) e talvez aulas.

Uma grande dificuldade é projetar espaços que atendam a usos múltiplos, visto que seria necessário um espaço com diferentes características e comportamentos técnicos.

As restrições técnicas e econômicas também são influenciadoras dos projetos de auditórios.

 

Larissa Fereguetti
Larissa Fereguetti
Uma Engenheira Civil sensível às artes! Ama escrever sobre decoração e arquitetura e fotografar a natureza nas horas vagas! Me siga no Instagram!