Como tirar cheiro de mofo do quarto? Tenha roupas perfumadas!

Como tirar cheiro de mofo do quarto? Tenha roupas perfumadas!
Como tirar cheiro de mofo do quarto? Tenha roupas perfumadas! Foto: Freepik

Como tirar cheiro de mofo do quarto? Tenha roupas perfumadas com estar 7 dicas para deixar suas roupas e seu guarda-roupas sempre perfumado!

Quem nunca abriu os guarda-roupas e de repente percebeu que o perfume da lavagem das peças simplesmente desapareceu, ou pior, o cheiro de mofo tomou conta das suas roupas todas?

———— PUBLICIDADE ————

Se você quer dicas de como manter as suas roupas sempre cheirosas no guarda-roupa, confira estas 7 dicas simples de se aplicar tanta na limpeza como na organização da sua casa, que deixarão suas roupas cheirosas por muito mais tempo.

Cheiro de Mofo – 7 dicas para ter roupas sempre perfumadas!

Todo processo de organização, seja de ambientes como de armários inicia-se com uma boa limpeza! Por tanto comece limpando seus armários!

1 — Limpeza com vinagre branco de álcool combate o cheiro de mofo:

O Vinagre é um excelente agente de limpeza em uma casa, ele serve para as mais variadas aplicações em uma faxina residencial.

Coloque em borrifador duas partes iguais de água e vinagre de álcool, (o mais baratinho do super mercado), e higienize todo o espaço interno dos seus armários, guarda roupas, prateleiras, sapateiras, etc.

———— PUBLICIDADE ————
Como tirar cheiro de mofo do quarto? Tenha roupas perfumadas!
Como tirar cheiro de mofo do quarto? Tenha roupas perfumadas! Foto: Freepick

Além de higienizar o vinagre evitará a proliferação de fungos e ainda ajuda a retirar ou ao menos amenizar as possíveis manchas de mofo existentes no móvel.

Você pode também utilizar no borrifador outra mistura com:

  • 1 xícara de água;
  • 1 xícara de álcool de eucalipto;
  • 2 colheres de sopa de sabão líquido de coco ou detergente.

Uma higienização completa é o primeiro passo para manter seus armários sempre perfumados longe dos microorganismos, agentes causadores do mofo.

———— PUBLICIDADE ————

Cansado da desordem nos armários? Que tal organizar?

Com este passo a passo você conseguirá organizar o seu ambiente eficazmente, otimizando e deixando os espaços funcionais.

Aprenderá desde o início do processo da organização, passando pela (auto) análise, até o que se deve guardar em gavetas, o que pendurar em cabides, como organizar os diversos acessórios, entre outros.

curso de organização closet

Curso de organização closet  por HARMONIZATTA

Incluímos fotos para te ajudar em todo o processo da organização, com o uso de organizadores próprios, pois além de deixar tudo em ordem, eles trazem facilidade e otimização para os espaços.

ORGANIZAÇÃO não é luxo e sim QUALIDADE DE VIDA!

Roupas Perfumadas – Como combater o cheiro de Mofo!

Pare! Você quer ver dicas de decoração?

Não deixe de visitar a categoria Decoração e redecore sua casa com bom gosto e sem gastar muito!

YouTube video

2 — Ventilação estratégica:

Não são somente nós, os serem viventes que precisamos respirar! As roupas e principalmente os sapatos precisam de ventilação para ajudar na não proliferação de fungos causadores de mau cheiro.

Não adianta muita coisa você higienizar e perfumar seu armário e suas roupas, se o seu armário não possuir ventilação.

Uma estratégia para ajudar na ventilação interna dos armários é forçar a circulação de ar utilizando portas projetadas com frestas ou pequenas fendas, do tipo veneziana, para permitir a circulação de ar.

Como tirar cheiro de mofo do quarto? Tenha roupas perfumadas!
Como tirar cheiro de mofo do quarto? Tenha roupas perfumadas!

Para espantar o mau cheiro nos armários, a recomendação é sempre abrir as portas e as gavetas dos armários, deixando-as arejar por cerca de 30 minutos.

Se você é daqueles que passa o dia todo fora de casa, experimente deixar uma vez por semana seus armários com as portas abertas, isso ajudará muito, especialmente em períodos de muita chuva.

Agora, caso você esteja com planos de reformar o closet esta é uma dica profissional para se evitar problemas futuros com mau cheiro.

Os closets são geralmente localizados entre corredores e dormitórios, onde muitas vezes não há possibilidade de se projetar uma janela, por isso pense sempre nesta problemática da circulação de ar e entrada de iluminação natural que também ajudam a combater os microorganismos causadores de fungos.

Por isso projete janelas ou domos (janela com abertura no teto) no seu closet para entrada de luz natural, a luz do Sol batendo uma grande parte do dia sobre o closet, ajudará a evitar o mofo.

Roupas Perfumadas - 5 dicas para evitar o Mofo! Foto: Freepick
Roupas Perfumadas – 7 dicas para evitar o Mofo!

3 — Cheiro de mofo e a umidade:

Ambientes úmidos sempre acabam por causar danos nos móveis, o que faz com que este acabe gerando mofo, e por consequência faz com que o odor de mofo seja transferido para as roupas.

Verifique também a localização das paredes onde passam encanamentos e certifique-se de manter tudo funcionando perfeitamente, sem nenhum vazamento.

Uma parede que divide um guarda-roupas e um banheiro pode vir causar umidade nos móveis, caso algum ocorra alguma vazamento, o que com certeza, também causará o mofo.

Outra dica para absorver a umidade interna nos armários é utilizar giz. Espalhe alguns lápis de giz em pontos estratégicos em gavetas e sapateiras, e nunca guarde sapatos ou acessórios úmidos.

 

Roupas Perfumadas - 7 dicas para evitar o Mofo!
Roupas Perfumadas – 7 dicas para evitar o Mofo!

 

Para ajudar a combater a umidade você pode utilizar os filtros de umidade (gel de sílica) que vem nas embalagens de alguns medicamentos, especialmente os manipulados.

A função do filtro é evitar que o medicamento absorva a umidade do ambiente, por isso ele servirá para ser utilizado no fundo das gavetas ou mesmo sapateiras.

Coloque-os em saquinhos de TNT e arremate com um lacinho bem simpático para deixar suas gavetas livres do cheiro de mofo.

Roupas Perfumadas — Elimine o Mofo de uma vez por todas!

Organização Residencial: organize sua casa você mesma!

Você esta cansada de tentar organizar a casa, mas não conseguir? Quer organizar definitivamente e eficiente, e acabar de vez com a bagunça?

Pois é, com as técnicas certas de organização você consegue organizar sua casa de uma vez por todas e ter tempo para o que realmente importa!

Se eu te disser que isso é possível você acredita? Quer saber mais? Vem comigo, que eu te mostro! 

curso de organização residencial
Curso de organização residencial para todos por Gabi de Santi – Personal Organizer

 

4 — Bicarbonato de sódio, carvão e óleos essenciais:

Para manter seus armários livres do mau cheiro causado pelo mofo, utilize potinhos com uma mistura de bicarbonato juntamente com o seu óleo essencial preferido.

Roupas Perfumadas - 5 dicas para evitar o Mofo!
Roupas Perfumadas – 7 dicas para evitar o Mofo! Foto: Freepick

Flor de laranjeira, cedro e capim limão ou Lavanda, são boas opções para criar uma aromatização interna. O bicarbonato irá absorver a umidade, mesmo a existente no ar devido ao tempo, como também será um veículo que deixará suas roupas cheirosas por conta da essência perfumada.

Você também pode utilizar o carvão, aquele de churrasqueira, e colocá-lo em um pote pequeno de vidro de geleia, por exemplo, e colocar na parte dos fundos do seu guarda-roupas.

Assim como o bicarbonato e o giz, o carvão absorverá a umidade além de promover a filtragem do ar que circula no armário, evitando assim o cheiro de mofo.

5 — Saches aromatizantes, perfumes e sabonetes:

Essa dica provavelmente não será novidade para você, mas ela funciona muito bem!

Os sachês aromatizantes estão entre as opções mais populares, ao menos no quesito, manter o guarda-roupa perfumado.

Espalhe saquinhos de sachê pelas gavetas, prateleiras e pendure também nos cabides ou nos suportes do próprio armário, para manter as roupas cheirosas e perfumadas nos armários.

Outra dica muito simples também é aplicar o seu perfume ou colônia preferido em bolas de algodão, ou tiras de papel e espalhá-los pelo armário, assim seu cheiro ficará nas roupas sem o menor esforço!

Como tirar cheiro de mofo do quarto? Tenha roupas perfumadas!
Como tirar cheiro de mofo do quarto? Tenha roupas perfumadas!Foto: Freepick

E não jogue fora o seu franco de perfume! Se ele terminou coloque-o, sem tampa, no fundo do guarda-roupas, pois sua fragrância ainda será projetada durante algum tempo no ambiente mesmo fechado!

Atenção! Evite utilizar sabonetes, apesar de muito acreditam que eles fazem bem para o ambiente interno do seu armário, eles retêm umidade, além de também poder causar manchas nas suas roupas quando em contato direto com elas.

6 — Organização peça a peça:

Agora que você já sabe que as roupas também respiram, procure organizá-las no armário sempre com uma distância mínima entre as peças de modo que permita a circulação do ar entre elas.

Evite empilhar muitas peças  umas sobre as outras, e ao pendurar camisas, calças, blusas e vestidos, busque colocar cada peça em um cabide.

Roupas Perfumadas - 5 dicas para evitar o Mofo!
Roupas Perfumadas – 7 dicas para evitar o Mofo! Foto: Freepick

Dessa forma haverá naturalmente espaço entre as peças de modo que o ar circule mais facilmente, sem contar que fica muito mais fácil de se localizar as roupas na hora de procurar o que vestir!

7 — Diga não ao saco plástico:

Apesar de ser uma alternativa barata para guardar roupas que estão fora da estação, nunca utilize os sacos de plásticos.

Roupas Perfumadas - 7 dicas para evitar o Mofo!
Roupas Perfumadas – 7 dicas para evitar o Mofo!

Dê preferencia pelo TNT (Tecido-Não-Tecido), pois o saco 100% em plástico  não permite que as peças respirem o que pode danificá-las a longo prazo.

Já o TNT permite que as peças armazenadas “respirem”, pois isso organize seus armários, colchas, cobertores em capas organizadoras em TNT.

E aí, gostou do artigo sobre como combater o cheiro de mofo – 7 dicas para um guarda-roupas perfumado!

Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Quer mais dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:

YouTube video
Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.