Receitas de Limpeza com Vinagre - Chega de esfrega, esfrega!

Vinagre de álcool para Limpeza – Chega de esfrega, esfrega! Confira 15 dicas para economizar em produtos de limpeza no supermercado! Chega de esfrega, esfrega, afinal, você tem mais o que fazer não é mesmo?

———— PUBLICIDADE ————

Economizar na hora de realizar compras de supermercado é sempre um assunto de interesse de todos, não é mesmo?

No artigo anterior compartilhei com vocês 8 dicas de limpeza utilizando bicarbonato de sódio, o sucesso do artigo foi tanto, que compartilharei agora com vocês Receitas de Limpeza com Vinagre para você continuar firme na missão de economizar dinheiro em produtos de limpeza de supermercado.

———— PUBLICIDADE ————

Afinal, como já disse anteriormente, é melhor investir nosso dinheiro em coisas mais interessantes do que gastar horrores com produtos de limpeza, não é mesmo?

Pois, bem! Pode reparar que na hora de realizar a compra de mês no supermercado você notará a economia!

———— PUBLICIDADE ————

Por isso, confira neste artigo, 15 dicas de como usar o Vinagre na limpeza da sua casa:

Receitas de limpeza com vinagre de àlcool — Como economizar em produtos de limpeza?

Que todo mundo gosta de uma casa limpa, isso não é nenhuma novidade, mas o que quase ninguém gosta ou tem muito tempo para se dedicar é em uma faxina pesada!

Por isso quando vamos ao supermercado, acabamos investindo caro em produtos de limpeza que prometem, desengordurar, remover manchas ou dar brilho com o menor esforço possível.

———— PUBLICIDADE ————

Contudo, esses produtos nunca são muito baratos. Há muitas opções de marcas que prometem tudo e nem sempre cumprem exatamente a proposta, ou ainda, esperamos mais do que a marca ou produto oferece e acabamos comprando muitas vezes mais de um produto, para várias funções.

Receitas de Limpeza com Vinagre - Chega de esfrega, esfrega!
Receitas de Limpeza com Vinagre – Chega de esfrega, esfrega!

Além disso, nem sempre temos um espaço, ou um local sobrando para armazenar tantos produtos em nossa casa, afinal, a indústria sempre “inventa” novidades para realizarmos a limpeza da nossa casa.

Agora imagine se você pudesse encontrar um único produto que pudesse realizar o máximo funções na limpeza da sua casa, investindo pouco e com um resultado que não deixa nada a desejar quando comparados aos produtos de limpeza do supermercado?

Então você precisa conhecer o vinagre…

Pare! Você quer ver dicas de decoração?

Não deixe de visitar a categoria Decoração e redecore sua casa com bom gosto e sem gastar muito!

YouTube video

Agora que você já assistiu ao video pode continuar a ler o artigo!

Por que usar Vinagre Branco na limpeza da casa?

Não é de hoje que o Vinagre Branco está sendo cada vez mais utilizado na limpeza doméstica.

O vinagre é produzido através do álcool presente no vinho (etanol) que reage com as moléculas de oxigênio do ar e é oxidado a ácido etanóico (acético).

Por isso o vinagre é uma solução diluída de ácido acético, elaborada por dois processos consecutivos: a fermentação alcoólica, quando o açúcar é convertido em etanol; e a oxidação fermentativa, transformando álcool em ácido acético.

O Vinagre é o produto obtido exclusivamente da fermentação acética do vinho, quando a fermentação alcoólica, adicionado ao açúcar é convertide em etanol.

A palavra vinagre significa “vinho azedo” e nada mais é do que o produto da transformação do álcool em ácido acético por bactérias acéticas.

Devido na sua composição ser encontrada essa alta concentração de ácido acético, faz com que ele seja o responsável por desinfetar, esterilizar e promover uma limpeza profunda de superfícies, tapetes, banheiros, cozinhas e até mesmo na lavagem de roupas sem causar danos as peças e principalmente a pele.

Barato e ecologicamente correto, o vinagre de álcool é um bactericida muito eficaz contra mau odores e manchas em geral e pode fazer milagres na limpeza das suas roupas e da sua casa.

Quando misturado à água ou utilizado puro em alguns casos, ele é capaz de dissolver tanto a gordura da área da cozinha, como banheiros, churrasqueiras, e até mesmo na lavagem de roupas.

Receitas de Limpeza com Bicarbonato de Sódio - Economize produtos de limpeza!
Receitas de Limpeza com Bicarbonato de Sódio – Economize produtos de limpeza!

Por isso ele pode substituir muitos dos produtos caros de limpeza que compramos no supermercado, sem contar que ele é muito barato, especialmente o vinagre de álcool.

Até a publicação desta matéria, encontramos vinagre de álcool por um preço bem em conta, chegando a ser encontrado a menos de 2 reais um frasco com 400ml de vinagre.

Qual vinagre utilizar: Álcool, branco ou de Maçã?

Há muitas variedades de vinagre disponíveis no mercado e cada um tem a sua função, para limpeza, o mais indicado é o neutro, ou seja, o branco ou de álcool, que ajuda a evitar manchas.

Para limpeza doméstica ou lavagem de tecidos e superfícies, recomenda-se o vinagre branco ou o vinagre de álcool, que não possuem corantes e nem aromas de frutas, presentes nos produtos utilizados para fins culinários.

No entanto, o de álcool é o mais barato e mais fácil de encontrar, não sendo necessário utilizar o vinagre de maçã, que por se tratar de um vinagre mais nobre, certamente ele possui um valor um pouco mais caro, pode comparar!

Onde comprar Vinagre de Álcool ou Vinagre Branco?

O vinagre de álcool é um produto muito fácil de ser encontrado. Você pode comprar facilmente em supermercados, mas o interessante é que pode comprar vinagre em grandes quantidades, em galões de 5 litros, em mercados de vendas por atacado.

Você vai se surpreender na economia e no que esse produtinho tão conhecido na culinária pode fazer por você na hora da faxina!

Cansado da desordem nos armários? Que tal organizar?

Com este passo a passo você conseguirá organizar o seu ambiente eficazmente, otimizando e deixando os espaços funcionais.

Aprenderá desde o início do processo da organização, passando pela (auto) análise, até o que se deve guardar em gavetas, o que pendurar em cabides, como organizar os diversos acessórios, entre outros.

curso de organização closet

Curso de organização closet  por HARMONIZATTA

Incluímos fotos para te ajudar em todo o processo da organização, com o uso de organizadores próprios, pois além de deixar tudo em ordem, eles trazem facilidade e otimização para os espaços.

ORGANIZAÇÃO não é luxo e sim QUALIDADE DE VIDA!

Economize com estas 15 receitas de limpeza utilizando Vinagre de Alcool:

Existem algumas receitas utilizando vinagre de alcool que são verdadeiros milagres, pois também ele é o mais usado na higienização de frutas e legumes, além de poder atuar como amaciante de roupas, tira mofo e neutralizador de cheiros, especialmente de recipientes plásticos que armazenaram comida e de urina de animais em tapetes e colchões.

Então anote aí algumas dessas dicas de como utilizar Vinagre na faxina da sua casa:

1 — Higienizar alimentos:

Muitas das doenças que podem nos acometer, incluindo doenças muito graves, acontecem devido a má higienização de alimentos.

Todo alimento que chega da feira ou do supermercado, antes de ser armazenado na geladeira, deve de preferência ser lavado anteriormente.

Para higienizar frutas e legumes, basta criar uma solução com 1 litro de água e 3 colheres de sopá de vinagre, e deixar de molho por meia hora.

Receitas de Limpeza com Vinagre - Chega de esfrega, esfrega!
Receitas de Limpeza com Vinagre – Chega de esfrega, esfrega!

Depois basta secar e guardar os alimentos em recipientes fechados ou em saquinhos limpos, do tipo que são vendidos em supermercados.

Voltar a armazenar os alimentos no mesmo saco plástico pode causar recontaminação dos alimentos, utilize-os sim, mas para outros fins, que não sejam os culinários.

2 — Vinagre para limpar banheiros, box e banheiras:

Tem uma receitinha, que chamamos “misturinha”, e aprendi há algum tempo, mas que é muito poderosa para limpeza pesada principalmente nos rejuntes da parede dentro do box do banheiro:

Aplique o vinagre puro com uma escovinha de limpeza no rejunte do azulejo, e aguarde pelo menos duas horas para o vinagre agir, depois é só enxaguar com água, que a sujeira irá derreter todinha.

Se você quiser potencializar o resultado, misture uma parte de vinagre e outra de água oxigenada volume 20, e observe a reação química acontecer, você pode colocar a mistura em um frasco dos próprios produtos de limpeza que você tem na sua casa e de preferência utilizar a mistura no mesmo dia.

Receitas de Limpeza com Vinagre - Chega de esfrega, esfrega!
Receitas de Limpeza com Vinagre – Chega de esfrega, esfrega!

Basta agora aplicar em todo o banheiro: azulejos manchados, pisos encardidos, pias, bacia sanitária e claro, no box. Deixe agir por poucos minutos e só depois esfregue.

Você verá a sujeira derreter diante dos seus olhos. Você também pode utilizar esta mistura para limpar fogão, coifas e pias engordurados.

3 — Vinagre para limpar tapetes:

Coloque em um borrifador a seguinte misturinha:

  • 50ml de vinagre
  • 50 ml de água morna
  • 1 colher de sopa de bicarbonato.

Borrife em todo tapete, esfregue o tapete, depois polvilhe um pouco mais de bicarbonato de sódio, sobre o tapete puro direto na mancha e deixe agir por mais 10 minutos e depois escove, e espere secar, que a mancha desaparecerá!

Receitas de Limpeza com Bicarbonato de Sódio - Economize produtos de limpeza!
Receitas de Limpeza com Bicarbonato de Sódio – Economize produtos de limpeza!

Você terá um tapete novinho e limpinho, sem manchas, como se você tivesse utilizado um produto de limpeza de supermercado de usa preferencia!

Dê preferência use a mistura na mesma hora, e não se precoupe pois o cheiro do vinagre pois ele evaporá todinho!

4 — Vinagre de álcool para limpar a cozinha:

Na limpeza da cozinha então, há muitas utilidades no uso do vinagre que você pode utilizar sem medo de ser feliz:

Receitas de Limpeza com Vinagre - Chega de esfrega, esfrega!
Receitas de Limpeza com Vinagre – Chega de esfrega, esfrega!

— Eliminar o mau odor da geladeira:

Para eliminar aquele mau cheiro que algumas vezes teima em não sairá da geladeira, faça uma solução com:

  • 100 ml de água;
  • 2 colheres de sopa de vinagre.

Passe em toda geladeira, prateleiras, gavetas e toda parte interna com um pano limpo.

Receitas de Limpeza com Vinagre - Chega de esfrega, esfrega!
Receitas de Limpeza com Vinagre – Chega de esfrega, esfrega!

Outra dica que ajuda a elimiar o mau odor da geladeira, é após realizar a limpeza com o vinagre, só deixar um vidrinho bem pequeno com bicarbonato na geladeira que o mau cheiro some todinho, pois o bicarbonato funciona como um filtro de odores muito eficiente.

— Limpar piso cerâmico e porcelanato:

Para limpar o piso, esta dica é mais simples de todas:

  • 1/2 balde com água limpa
  • 2 colheres de sopa de vinagre de álcool.

Você pode também utilizar em borrifador espalhando pelo chão, ou ainda emergir o pano direto no balde e aplicar no chão.

Receitas de Limpeza com Vinagre - Chega de esfrega, esfrega!
Receitas de Limpeza com Vinagre – Chega de esfrega, esfrega!

Para este caso, especialmente em porcelanatos, o vinagre mais indicado é vinagre de álcool ou o vinagre branco, se o seu piso for muito claro ou de um tom mais escuro, para evitar manchas, como dito anteriormente.

O vinagre não deve ser usado para limpar pisos de madeira maciça e encerados, superfícies de mármore e de granito, o couro é outro material que deve ficar bem longe do vinagre, assim como os eletrônicos.

— Limpar e lustrar móveis:

Faça a misturinha e deixe seus móveis brilhando, eliminando riscos, com um brilho natural:

  • 50 ml de oléo de cozinha;
  • 2 colheres de sopa de vinagre.
Receitas de Limpeza com Vinagre - Chega de esfrega, esfrega!
Receitas de Limpeza com Vinagre – Chega de esfrega, esfrega!

Desta mistura surgirá um potente lustra móveis que limpará e lustrará seus móveis, e até mesmo pisos eliminando até mesmo os pequenos riscos na madeira.

— Remover alimento grudado no funda da panela:

Sabe aquele arroz que grudou no fundo da panela, ou uma frigideira que grudou pedaços de alimento queimado?

Pois bem, faça esta misturinha:

Leve a panela no fogo com água e adicione apenas 4 colheres de vinagre. Deixe ferver, espere esfriar e lave de novo!

— Vinagre branco para limpar fogão de cozinha:

Antes de iniciar a limpeza do fogão, borrife um pouco de vinagre sobre a área do fogão e utilize um papel toalha para retirar o excesso da gordura, deixe agir por 15 minutos.

Depois é só concluir a limpeza como de costume. Não será necessário esfregar e re-esfregar para tirar as manchas de gordura, a gordura dissolve facilmente.

Receitas de Limpeza com Vinagre - Chega de esfrega, esfrega!
Receitas de Limpeza com Vinagre – Chega de esfrega, esfrega!

Já para limpar as tampinhas do acendedor do fogão, você só precisa de:

  • 100ml de água quente;
  • 2 colheres de sopa de vinagre;
  • 1colher de detergente.

Despeje sobre as peças e deixe agir de 15 a 20 minutos.

Depis é só esfregar levemente com uma esponja e seus acendedores ficarão brilhando!

— Vinagre de álcool para limpar vidros e espelhos:

Limpar os vidros e espelhos, nem sempre é uma missão fácil, pois eles podem ficar manchados facilmente.

O vinagre é ótimo para ajudar nesse problema, pois ele não deixa manchas. Faça a seguinte misturinha:

  • 2 litros de água morna;
  • 2 colheres de sopa de vinagre branco.
Receitas de Limpeza com Vinagre - Chega de esfrega, esfrega!
Receitas de Limpeza com Vinagre – Chega de esfrega, esfrega!

Agora é só borrifar o vidro e secar com um tecido que de preferência não solte pelos.

Não se preocupe, pois o vinagre não deixa cheiro no ambiente.

— Vinagre de álcool para limpar grelha da churrasqueira:

Não tem nada mais desesperador de se limpar do que uma grelha encardida de gordura, especialmente a de churrasqueira. Para limpar a grelha sem sofrer, faça a misturinha:

  • 100 ml de água fervente;
  • 25 ml de sopa de vinagre branco.

O ideal é emergir as peças na água bem quente e deixar agir por 15 minutos, e depois é só esfregar com uma esponja com a água ainda morna. A água quente ajudará a soltar a gordura muito mais fácil!

— Vinagre de álcool para tirar mancha do colchão:

Para limpar manchas de acidentes noturnos no colchão, umedeça uma esponja macia com vinagre branco e esfregue a mancha delicadamente.

Deixe descansar por cinco minutos. Cubra a mancha com bicarbonato de sódio e quando ele estiver totalmente seco, retire o pó com a ajuda de um aspirado e deixe secar

Receitas de Limpeza com Vinagre - Chega de esfrega, esfrega!
Receitas de Limpeza com Vinagre – Chega de esfrega, esfrega!

Manchas de sangue podem ser também facilmente removidas com ajuda da água oxigenada volume 20. O importante é não esperar o sangue secar, passe o produto ainda sobre o sangue fresco.

— Eliminar mau odor dos ralos ou da pia de cozinha:

Faça a seguinte misturinha para eliminar aquele cheiro forte que vem dos ralos da cozinha que parecem sem solução:

  • 1/2 xícara de chá de bicarbonato
  • 1/2 xícara de vinagre

Jogue na pia com água quente, tampe o ralo e deixe de um dia para o outro. O mau cheiro desaparecerá!

— Eliminar cheiro de cigarro e cheiro de xixi de animais.

Para estes dois casos, o vinagre é a solução!

Quem tem animal de estimação em casa vai gostar desta dica, o vinagre é mesmo capaz de eliminar até o cheiro forte de urina dos animais em pisos e tapetes, em quintais ou garagens.

Receitas de Limpeza com Vinagre - Chega de esfrega, esfrega!
Receitas de Limpeza com Vinagre – Chega de esfrega, esfrega!

Se você receber visitas que possuem o hábito de fumar, você sabe, o cheiro do cigarro é forte e dificil de eliminiar facilmente, mas para quem tem vinagre em casa, não existe missão impossivél. Bara ambos casos:

Basta fazer uma solução de 1 parte em água e outra parte em vinagre, depois é só borrifar na área afetada e voa lá!

5 — Vinagre para lavagem de roupas:

O Vinagre, também pode ser um super aliado na economia de produtos, ele ajuda a resolver problemas com manchas de mofo ou mau odor nas roupas, por exemplo.

O vinagre é uma das substâncias mais incríveis para retirar o mau cheiro. A substância naturalmente tem sua composição uma ação forte, capaz de agir contra qualquer odor, mas sem deixar resíduo de cheiro de vinagre presente nas peças depois de limpas.

Receitas de Limpeza com Vinagre - Chega de esfrega, esfrega!
Receitas de Limpeza com Vinagre – Chega de esfrega, esfrega!

Para remover manchas e clarear roupas amareladas, em especial as peças brancas, faça as seguintes misturinhas.

  • 50ml de vinagre branco;
  • 1 colher de sopa de água oxigenada volume 20.

O ideal é que para esse tipo de limpeza o vinagre seja usado quase que puro, aplicado direto na mancha, com bem pouca quantidade de água.

Deixe as roupas de molho por 2 horas e em seguida, enxágue em água limpa, e a seguir lave como de costume utilizando o amaciante de sua preferência.

Ou ainda, você pode substituir o uso do amaciante pelo vinagre, adicionando meio copo americano de vinagre branco na máquina de lavar, na fase do enxágue.

Receitas de Limpeza com Vinagre - Chega de esfrega, esfrega!
Receitas de Limpeza com Vinagre – Chega de esfrega, esfrega!

Suas peças, especialmente, toalhas de banho, lençóis de cama, e meias sairão limpas e desinfetadas!

Atenção! Existem algumas manchas que o vinagre não consegue remover, como sangue, vinho, tinta e sorvete.

Organização Residencial: organize sua casa você mesma!

Você esta cansada de tentar organizar a casa, mas não conseguir? Quer organizar definitivamente e eficiente, e acabar de vez com a bagunça?

Pois é, com as técnicas certas de organização você consegue organizar sua casa de uma vez por todas e ter tempo para o que realmente importa!

Se eu te disser que isso é possível você acredita? Quer saber mais? Vem comigo, que eu te mostro! 

curso de organização residencial
Curso de organização residencial para todos por Gabi de Santi – Personal Organizer

 

E aí, gostou do artigo das 15 Receitas com Vinagre para economizar com produtos de limpeza?

Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Quer mais dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:

Espero que este artigo tenha ajudado você! Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos! Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube. Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.