Home > Carreira Profissional > Instagram para Arquitetos: O guia definitivo

Instagram para Arquitetos: O guia definitivo

///
Comments are Off

Obter um instagram de sucesso na área de Arquitetura requer muito mais do que abrir uma conta e iniciar uma postagem com fotos aleatórias e não pensadas. Uma coisa é o uso recreativo, onde a cada movimento cotidiano: comer, passear, viajar é algo natural e outra é o uso dela para promover a sua empresa.

Criatividade, estratégias e alguma técnica fotográfica fazem partes destes requisitos para começar um Instagram de sucesso. Por que, dentre tantos concorrentes, as pessoas vão escolher acompanhar você?

Desenvolver suas habilidades fotográficas, seu estilo pessoal, contar uma história e ter disciplina são alguns dos fatores que vamos desenvolver neste post.

Descrevo abaixo tudo o que você precisa saber para começar o seu Instagram para Arquitetos de forma correta e já muito a frente da concorrência:

 

Faça pelo negócio, mas também pelo prazer

A sua conta de Instagram pode ser uma mescla entre os seus trabalhos e projetos, suas inspirações arquitetônicas e algumas fotos pessoais que podem criar um vínculo pessoal mais afinado com o seu espectador. As pessoas gostam de se relacionar com posts que dão esta abertura para a relação. Encontrar este equilíbrio é um diferencial.

 

Procure criar o seu estilo

Se você esta lendo este post e quer começar certo o conteúdo do seu Instagram ou quer arrumar o seu atual, saiba que é importante parar, pensar e descobrir um estilo só seu.

A criação de uma IDENTIDADE FOTOGRÁFICA E DE CONTEÚDO só sua faz com que as pessoas reconheçam o seu padrão de cara e, aqueles que tomarem graça por ela, se tornarão fãs de qualidade, ou seja, serão fãs que além de curtir e interagir com você, vai lhe acompanhar por muito tempo. Parte deles poderão tornar-se clientes.

E como começo a trabalhar em cima disso?

Definindo como será a composição da sua cena, a sua direção de arte, se sua foto só usará um tipo de filtro apenas, por exemplo, um tipo definido de luz, etc. Com isso definido, aplicar nas fotos arquitetônicas que irá fazer.

 

Cuidado na escolha do nome

Para quem vai criar uma conta, preste atenção no nome que vai dar a ela. Este nome deve ser fácil de ser lembrado, e que tenha uma paridade com outras plataformas que você possua, como o seu site, a página do seu Facebook, Pinterest, etc.

Se o seu assunto for Arquitetura rural por exemplo, busque um nome que faça referência a isso. Ou se a ideia é tirar fotos de um local apenas, uma cidade, então procure criar um nome como diamantina_fotos, saopaulo_arch, e por ai vaí. Enfim, o próprio nome da conta do Instagram deve transparecer seu estilo, seu perfil, sua personalidade, seu conteúdo, seu produto, etc.

Procure não perder seu foco

O foco do Matthias é bem claro e definido: Arquitetura – tons pastéis – formas duras.

Se o seu foco é Arquitetura, então invista nisso. Se é decoração, invista nisso. Se é Design de Interiores, idem. Se você é um estudante, abrace um destes temas e invista nele.

Você nunca vai conseguir segurar todos os temas Arquitetônicos de uma vez. Se assim o fizer, seu insta perderá o foco, “dando tiro para todos os lados”.

Uma vez que escolher o seu tema dentro da Arquitetura, comece a investir forte: busque inspiração em quem é top na área (inclusive fora do Brasil), saia para conhecer e fazer belas fotos nos locais onde o seu tema em foco exista. Busque referências históricas de grandes Arquitetos. Procure virar um ESPECIALISTA no seu tipo de conteúdo e vá evoluindo com o tempo, sem nunca perder o seu foco principal.

Crie uma sequência de fotos como se fosse uma minisérie

Semana do “melhor do mobiliário em madeira”. Exemplo de minissérie

Pense em uma série não apenas em determinado local ou assunto, mas por exemplo: uma sequência de fotos em preto e branco. Construir um tema dentro do seu foco principal faz com que as pessoas fiquem mais conectadas com aquela ideia e torna tudo mais interessante.

É a semana do descobrimento do Brasil?

Que tal tirar fotos de locais com Arquitetura colonial como Ouro Preto ou Diamantina?

As dez cidades com Arquitetura mais moderna do Brasil em tons pastéis?

Boa. É uma proposta no mínimo diferente e curiosa.

Procure criar uma disposição que abrange não só um fato, mas também uma nova direção de arte fotográfica em cima do tema e divirta-se.

Busque pela foto que faça a pessoa parar de rolar o insta

Sensibilidade para ver uma composição narrativa – humor –  estava no momento certo. 

Sabe quando você esta vendo um perfil do Instagram e de repente vem aquela foto tão, mas tão legal, que você pára aquele modo automático de passar as imagens e presta atenção naquela que te chamou atenção?

Pois bem, estas imagens podem ser criadas se você prestar atenção em como executá-las.

O uso já de algumas dicas que serão passadas aqui com relação a composição, tratamento e principalmente criação e oportunidade de foto, faz com que isso aconteça.

Procure buscar entender estes aspectos que tornam uma imagem impactante e comece a trabalhar em cima delas.

Fortaleça com uma boa legenda a sua fotografia

Não é algo obrigatório, mas um bom texto – que não seja necessariamente uma frase filosófica, algo muito batido e apelativo hoje em dia – fornece um complemento informativo para suas imagens que potencializará ainda mais o que você procurou passar através dela.

Cuidado também, com o excesso de hashtags: O correto é pensar bem e usar no máximo 3 delas. Procure manter um texto elegante e explicativo, sem muitas pontuações, exclamações e sempre que puder, geotagging a foto, ou seja, marque o local na postagem onde a foto foi concebida.

Como tirar boas fotos para o seu Instagram

A luz é fundamental

Em uma mesma cena, podemos obter diferentes tipos de cores e vibe de acordo com o horário que efetuamos a nossa foto. Normalmente, uma luz no começo da manhã ou no final de uma tarde é mais romanceada, convidando a sentimentos diversos como aconchego, carinho, afeto e elegância.

Use a luz para determinar a vibe que você quer passar com a sua cena. De manhã temos aquela linda luz dourada, no final da tarde idem. Ao meio dia temos as sombras na vertical e duras.

Quando estiver em uma cena interessante, uma casa, um prédio ou um interior qualquer, procure se possível voltar aquele mesmo local e testar diferentes luzes, em diferentes horários. Tenha certeza que, prestando atenção a este tema, as pessoas vão começar a prestar mais atenção em suas fotos.

Preste atenção nos ângulos e linhas da sua volumetria


As linhas contínuas de um objeto, sejam elas retas ou curvadas, são muito poderosas. Sempre que for fazer uma foto, procure se baixar mais. Toda foto feita de um ângulo mais baixo, faz a cena crescer e ganhar força. Isso vale também para retratos de pessoas.

Procure direcionar as linhas como o exemplo da foto, para que a atração seja maior para o espectador. Se o seu projeto possui este tipo de estrutura, procure destaca-lo o máximo possível em sua foto.

Aprenda a olhar

O que você vê nesta foto que não é para ser vista diretamente?

Observe os tons: branco e tons de marrom tanto na arquitetura como na modelo. Apenas cores quentes e apenas estas cores.

Olhe o movimento da escada e a sua simetria. As curvas do corpo feminino, encaixando na curvatura da escada. “Sinta” a sensação de paz e conforto que a foto emana.

Todas estas características são interpretadas pelo nossos sentidos e nos entrega um conjunto de informações, as quais fazem a foto funcionar. Porém estas características devem ser vistas e analisadas antes de se criar a foto.  Aprender a olhar tem haver diretamente com isso. Treine o seu olhar para que cada fotografia ou projeto seu tenha uma informação estética e sentimental para a sua audiência.

Faça planos como se estivesse na imagem

Observamos muito a situação em primeira pessoa nos jogos de games de tiro e é dai que vem esta inspiração: Procure fazer fotos onde o espectador sinta-se nela ou está ao seu lado observando aquela paisagem, ou saboreando aquela sala de estar junto com você.

Isto cria um vínculo muito forte como se estivessem vendo pelos próprios olhos, além de trazer uma outra perspectiva e direção de arte para suas fotos.

O que define uma boa composição para suas fotos?

Linhas

Como dissemos acima, atenção em imagens com linhas contínuas. Objetos alinhados, linha férrea ou grandes volumetrias de arquitetura. Tudo isso faz parte da composição de uma fotografia.

Primeiro plano e segundo plano

Desfocar planos mostrando claramente o que o espectador deve focar ajuda muito na composição de uma cena.

 

Regra dos terços


Fonte: www.casadeimagem.com.br

Ative a grade da sua câmara na hora de fazer uma foto e ao invés de posicionar o assunto da imagem no centro, busque inseri-la em alguns dos pontos de intersecção dos retângulos. Isto na verdade nem é uma “regra”, mas sempre vale a pena experimentar esta técnica.

Enquadramento

FOTO – KAI ZIEHL

Observe sempre quando for fotografar a sua cena, qual é o foco principal dela e enquadre corretamente. Busque sempre deixar no primeiro plano. Se o seu objetivo na foto for fotografar uma cadeira que está em um ambiente de interiores por exemplo, se preocupe com ela primeiro e em seguida o resto que vai compor a mesma na foto.

Simetria

Imagem criada por tomrus

 

A simetria é um recurso muito interessante que deve ser usada bastante para os instagramers de Arquitetura. Ela sempre funciona, pois remete ao equilíbrio e a plenitude de uma forma. Use sempre que puder.

Espaço Negativo

Foto feita por Andre Furtado

O espaço negativo de uma fotografia é a área vazia que “sobra” em torno do seu foco principal. Você pode trabalhar com os espaços negativos para compor uma cena diferenciada como esta da foto de exemplo.

Como funcionam os efeitos básicos do Instagram

Adjust / Ajuste

Use a ferramenta para ajustar os ângulos da sua imagem ou endireita-la, caso seja necessário.

Brightness / Brilho

É a primeira ferramenta a ser usada caso a sua foto esteja escura. Use com cautela para não estourar a imagem.

Contrast / Contraste

Esta ferramenta serve para deixar áreas claras e escuras da imagem, mais claras e mais escuras. O contraste gera vida a imagem, mas deve também ser usada com cautela.

Structure / Estrutura

Ela puxa mais detalhes e texturas da sua foto e também deve ser usada com cautela para evitar que a sua imagem fique artificial.

Warmith / Calor

Esta ferramenta procura deixar a sua foto mais quente, ou seja, com cores amareladas, alaranjadas. Ou mais frias, ou seja, mais azuladas.

Saturation / Saturação

A saturação aumenta ou diminui a força das cores da sua foto. Sem nenhuma saturação suas fotos ficarão em tons de cinza.

Colour / Cor

Esta ferramenta adiciona cor em áreas claras ou escuras da foto. O efeito pode ficar bem artificial.

Fade / Transição

Deixa a foto com uma sensação aveludada, mais macia.

Highlights / áreas com brilho

Nas áreas da sua foto onde temos mais brilho, esta ferramenta poderá aumentar ou diminuir este.

Shadows / áreas com sombras

Nas áreas da sua foto onde temos mais sombras, esta ferramenta poderá intensificar ou diminuir estas sombras.

Vignette / Vinheta

Esta ferramenta adiciona uma sombra nas bordas da foto.

Sharpen / Nitidez

Adiciona mais nitidez as fotos, fazendo com que mais detalhes da fotografia sejam visíveis.

 

Snapseed – o melhor editor de fotos para Instagram

Criado pela Google, é um dos aplicativos mais antigos e completos para quem quer editar fotos no celular. Ele disponibiliza uma quantidade enorme de filtros e ajustes num layout muito intuitivo e eficiente. Se tiver que escolher um aplicativo para editar suas fotos para o Instagram, instale e use-o sem medo.

Existem filtros pré setados para inserir na imagem diretamente e um menu enorme na aba ferramentas com diferentes ajustes e uma opção de exportação e compartilhamento bem bacana.

Informações técnicas importantes

Preencha corretamente o seu perfil

O cuidado na escolha do nome ou o handle é muito importante, pois é nele que as pessoas terão a primeira impressão sobre você. Se a primeira ideia não estiver disponível, tente inserir underlines entre as palavras. Lembrando que quanto mais curto for o nome, melhor.

Sua fotografia do perfil

Pense e selecione uma forma que expresse de forma clara e direta o que você propõe em seu Instagram. Evite imagens muito complexas pois o tamanho que ela aparece é muito limitada e além disso, arredondada. Se a foto do perfil é um retrato, seja seu ou de outra pessoa, lembre-se: rindo ou sério mostrará o tom que você vai dar e seguir em seu perfil do Instagram.

Preencha sua biografia de forma correta

Menos é mais: busque sintetizar sua biografia com o seu nome completo ou da empresa, uma frase curta sobre o que você ou a sua empresa faz e em seguida disponha o seu e-mail, site e Facebook.

Se a sua ideia é depois de um tempo postando ser contactado por empresas que gostariam de trabalhar com você, então atente-se para inserir um email de contato ou whatsapp profissional.

Um exemplo correto

um exemplo correto e com uma frase na biografia ótima e direta

 

Comece a seguir contas que tenham haver com a sua

Quando existe um sincronismo de gostos sobre o seu tema arquitetônico com seus seguidores, os mesmos vão buscar descobrir quem você segue, pois provavelmente você se inspira ou acompanha “o que é bom” também. Então a boa escolha dos profiles que você começara a seguir vão reforçar a sua identidade e seriedade da sua conta.

Preste atenção onde e por que comentará uma foto

Os comentários e a sua participação ativa e regular neles, seja respondendo quem comenta a sua foto ou comentando de terceiros, tem uma função fundamental no Instagram.

Se alguém curtiu ou comentou a sua foto, OBRIGUE-SE a responder e agradecer a pessoa de forma carinhosa. Se ela acrescentar uma informação bacana, idem: agradeça e exponha de forma rápida a sua opinião.

O contrário também é válido: gostou muito de uma foto, faça a pessoa saber disso: comente! Mas nada do tipo: “Ai ki linduuu”.  Perca dez segundos para elogiar ou comentar de maneira leve e madura. Apenas um obrigado é ok, mas está longe de criar uma relação mais afetiva. Invista nisso!

Como usar corretamente os #hashtags e marcações

 

O uso de hashtags servem para qualificar, afinar e melhorar seu seguidores. Evite usar hashtags genéricas, como por exemplo: #Arquitetura. Procure entender o que a sua imagem está passando e trabalhe as hashtags em torno disso.

Menos é mais

Reforçando o que já falei acima, utilize no máximo 3 hashtags. Ok, quanto mais hashtags melhor para trazer mais pessoas, porém o que você deve focar são seguidores DE QUALIDADE, e não quantidade.

A ideia de ter um monte de hashtags já salvas e toda nova postagem copiar e colar, pode parecer algo bom né, mas só vai fazer com que as mesmas pessoas vejam o seu conteúdo, não abrindo espaço para novas, além de parecer algo feito de maneira preguiçosa… as pessoas percebem isso, viu…

Tenha o costume de procurar quais são as hashtags mais populares na área de Arquitetura. Usar algumas que estão surgindo agora e conseguir usá-las em uma de suas fotos, fará que você seja um “early adopter”, ou seja, uma das primeiras pessoas que começou a usá-las, fazendo com que mais pessoas saibam sobre você.

Lei das 3 hashtags

Trabalhe com a ideias de usar 3 hashtags: uma popular, uma mediana e uma específica. Exemplo: #Arquitetura – #saladestar – #tonsdecinza. Neste caso claro, o seu projeto ou foto tem haver com uma direção de decoração voltada a mobiliários ou ambiente, onde se predomina os tons de cinza. Pense sempre desta forma!

Outra dica: adicione suas hashtags em um comentário e não no corpo da mensagem com a foto. Isto deixará a sua postagem mais elegante e bela. As vezes, usar hashtags mais emotivas ao invés de óbvias podem trazer outras pessoas interessantes, por exemplo: se você cria uma foto em uma linda sala de estar com alguém tomando um café olhando pra janela, podemos criar uma hashtag do tipo: #relaxando ou #etudooqueeuquerohoje e unir elas com as hashtags: #saladeestar – #tonsdecinza como o exemplo que dei acima.

Criando um perfil comercial

Para quem quer usar o Instagram de forma comercial, a primeira coisa a se fazer é desativar a opção de privacidade e em seguida certificar-se se a sua conta está no perfil comercial.

Para isso, vá em configurações – escolha a opção: alterar para o perfil comercial – desvincule a sua conta pessoal do Facebook e conecte a página da sua empresa – por fim, configure todas as informações comerciais dela.

Dicas finais

Mesmo usando a nossa língua Portuguesa padrão, se você quer ter mais seguidores, pense em traduzir também as suas descrições e hastags para o Inglês.

  1. Procure, sempre que puder, colocar um elemento humano na cena;
  2. Procure ser ativo e ter um ritmo de boas postagens;
  3. Conheça os seus seguidores: tire belas fotos e seja educado com eles;
  4. Temos 12% mais envolvimento quando você usa 1 hashtag;
  5. 35% mais envolvimento em fotos com relação a vídeos;
  6. 38% mais curtidas quando a foto inclui uma pessoa;
  7. 53% mais envolvimento quando você marca seu post com uma geotag;
  8. 75% mais envolvimento quando você marca alguém na sua postagem.

Algumas inspirações

oscarniemeyerworks  – Trabalhos de Oscar Niemeyer , com muitas fotos clássicas

44arquitetura – Referência para quem estuda Arquitetura.

architectnyc – NYC Architect. Muitas fotos de construções Nova Yorkinas

archi7interior  – Excelente fotos de Arquitetura e de interiores

architecturefactor – Grandes trabalhos de Arquitetos iniciantes

loverofbuildings  – Outro grande insta de fotografia Arquitetônica

iarchitectures  – Trabalhos de estudantes de Arquitetura ao redor do mundo

vivadecora –  Ótimo Insta para decoradores

archdaily – Arch Daily

jacostarubio – Fotos de mobiliário clássico

 

Tenho certeza que, prestando atenção em todas estas dicas, e colocando em prática, é quase impossível não ter um Instagram de sucesso na área de Arquitetura.