Palafita – Um conceito diferente de moradia!

Palafita é um recurso arquitetônico utilizado na construção civil, no entanto, algumas pessoas não conhecem esse termo.

Se você ficou interessado em saber mais sobre palafitas, confira neste artigo sobre o que são as palafitas e como elas são utilizadas na construção de alguns tipos de casas.

O que é Palafita?

Palafita - Um conceito diferente de moradia!
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. Imagem por @globo.com
———— PUBLICIDADE ————

A palafita é um conjunto de pilares erguidos em áreas pantanosas, para evitar que as casas sejam inundadas pela corrente do rio.

Elas são usadas ​​em muitas partes do mundo, especialmente em regiões tropicais e equatoriais onde há altos índices de chuvas anuais.

Os pilares, troncos ou estacas podem ser elevadas cerca de 3,0 a 4 metros acima do solo para permitir o movimento das marés.

———— PUBLICIDADE ————

As palafitas elevam a casa bem acima do solo, protegendo-a de inundações e permitindo que se construam em terrenos irregulares.

Em climas quentes e costeiros, ou regiões com muito terreno pantanoso, os proprietários podem construir suas casas sobre palafitas.

A palafita pode ser encontrada em diversos países da África e Ásia, assim como no Brasil, especificamente na Baixada Fluminense, Pantanal e Amazônia.

———— PUBLICIDADE ————

Também são utilizados nas margens de rios, como em São Vicente e São Paulo (próximo à Ponte do Mar Pequeno).

Origem da palafita:

Palafita - Um conceito diferente de moradia!
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. Imagem por @followmeviagens

Em 1854, foram encontradas evidências de palafitas conectadas por passarelas e pontes no Lago Zurique em Meilen, na Suíça, durante o período Neolítico  que ocorreu entre 5000 e 1800 aC.

Veneza é um excelente exemplo de uma cidade que se desenvolveu começando com estruturas frágeis e, eventualmente, chegando a edifícios mais sólidos construídos diretamente na água.

———— PUBLICIDADE ————

As zonas intertropicais, compreendidas entre o Trópico de Câncer e Trópico de Capricórnio, têm o maior número de palafitas, embora haja uma cidade na África chamada Ganvié, semelhante à Veneza, que muito se utiliza da técnica.

Qual é o material da palafita?

Palafita - Um conceito diferente de moradia!
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. Imagem por @Wikipedia

A palafita é construída em bambu ou outra madeira resistente à água, podendo ser posteriormente reforçada com concreto ou tábuas de convés.

A casa é construída em buracos cavados no solo do local e preenchidos com uma mistura de concreto forte para adicionar peso e resistência à propriedade.

Vantagens:

Palafita - Um conceito diferente de moradia!
Palafita Bar. Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. Foto: Maurício Leonardi
  1. A palafita é ideal para casas em terrenos úmidos e pantanosos que, de outra forma, seriam impossíveis de construir.
  2. A estrutura impede a entrada de animais, especialmente os marítimos, e permite que a casa seja construída em terreno que não seria adequado para uma casa.
  3. Na varanda da frente da casa, as famílias podem até pescar quando a terra está inundada.

Desvantagens:

Palafita - Um conceito diferente de moradia!
Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. Imagem por Uol
  1. As palafitas têm uma desvantagem se não forem bem planejadas: podem ser difícil acesso, dificultando a vida de pessoas com deficiências ou limitações físicas.
  2. O mau planejamento em relação ao lixo e esgoto pode fazer com que o solo e a água ao redor da casa sejam poluídos. Isso pode acontecer se os sistemas não funcionarem bem ou não forem bem planejados.

Palafitas pelo mundo…

Palafita - Um conceito diferente de moradia!
Restaurantes em Palafitas de Bocas del Toro – Panamá – Foto: Reprodução Internet. Imagens e Projetos não autorais, sendo todos os direitos reservados aos seus respectivos produtores e criadores. Imagem por @intercambioeviagem

Na África, Ásia e América, existem muitas áreas onde se utilizam de palafitas nas construções de moradias.

Na Indonésia, Cingapura, Malásia e Filipinas, os pescadores costumam viver em casas construídas sobre palafitas, chamadas de kelong.

O kelong é uma grande plataforma de madeira que se parece com a estrutura de uma casa, usada pelos pescadores para morar e trabalhar.

Na América do Sul, existem pequenas casas construídas sobre palafitas sobre água doce.

Eles também são encontrados nos vales dos rios tropicais da Tailândia e dos EUA. Palafitas também estão sendo construídas na Costa do Golfo da América.

Na Baixada (região do Brasil), há um enorme assentamento de palafitas. Estima-se que mais de 20.000 pessoas vivam nessa área, conforme censo realizado pelo IBGE.

O Dique Vila Gilda está localizado no Rio Bugres, uma das maiores comunidades em palafitas do Brasil.

No entanto, como não há coleta de lixo ou saneamento adequado, os resíduos das casas construídas sobre palafitas são lançados na área de mangue, o que causa grande impacto ao meio ambiente.

Reduza Despesas com o Consumo de Água e Implante Projetos para Evitar o Desabastecimento:

Evite despejar água fria nos canos logo após desligar a água.

Faça isso lentamente durante a noite, para que os tubos possam esfriar naturalmente.

Fazer desta forma evita canos rachados e vazamentos, e é importante lembrar.

Palafita - Um conceito diferente de moradia!
Reduza Despesas com o Consumo de Água e Implante Projetos para Evitar o Desabastecimento. Saiba mais!

E aí, gostou do artigo sobre Palafita — Você sabe como se vivem nessas casas?

Então, deslize, a tela para baixo e confira mais dicas como estas e não se esqueça de compartilhar com os amigos!

Buscando por itens ou artigos para casa, decoração e reforma? Confira nosso grupão de descontos no Telegram ou no Whatsapp!

Contudo, se você deseja receber ofertas de treinamentos e cursos para as áreas da Arquitetura, Design de Interiores, convido você a participar também deste grupo no Telegram ou no  WhatsApp.

Agora, se quiser mais artigos com dicas sobre o mundo da Arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:

Espero que este artigo tenha ajudado você!Então deslize a tela para baixo e confira mais dicas como esta e não se esqueça de compartilhar com os amigos!Conheça e se inscreva para receber dicas em nosso Facebook e em nosso canal do YouTube.Quer mais dicas sobre o mundo da arquitetura e Decoração, então confira alguns dos nossos artigos em:
Luciana Paixão
Luciana Paixãohttps://www.aarquiteta.com.br
Luciana Paixão, arquiteta e instrutora renomada, autora do "Guia Abrangente para Aprovação de Projetos de Prefeituras", é reconhecida desde 2013 no campo da arquitetura. Destacada como Mente Influente pela Revista "Negócios da Comunicação" e premiada por seu trabalho em mídias sociais, Luciana acumula mais de 400.000 seguidores, consolidando sua posição de liderança no setor.